12 horas atrás 6

10 filmes de faroeste que envelheceram mal e são difíceis de assistir hoje

O faroeste é um dos gêneros mais populares do cinema, mas nem todos os clássicos resistiram bem ao teste do tempo. Alguns filmes que foram sucesso em suas épocas hoje podem parecer ultrapassados, como é o caso de No Tempo das Diligências (1939), Ao Rufar dos Tambores (1939) e O Homem Que Matou O Facínora (1962), disponíveis no Plex, Looke e Telecine, visto que trazem diálogos datados, estereótipos problemáticos e representações culturais que não passam pelo crivo moderno.

Se você é fã de cinema antigo ou quer conhecer a história do gênero, o TechTudo reuniu 10 filmes de faroeste que envelheceram mal e se tornaram difíceis de assistir hoje por parecerem datadas. A seguir, veja mais informações a respeito de cada um dos títulos, o motivo de eles terem envelhecido mal e onde encontrá-los para assistir online.

 Reprodução/IMDb Cimarron (1931) é um dos faroestes que não passaram no teste do tempo — Foto: Reprodução/IMDb

Nessa lista do TechTudo, você encontrará:

1. Meu Ódio Será Sua Herança (1969)

Começando a lista com esse trabalho do diretor Sam Peckinpah (Sob o Domínio do Medo), a trama aqui segue Pike Bishop, um criminoso que, ao lado de sua gangue, luta para sobreviver em meio às mudanças do Velho Oeste, onde a violência e a desilusão reinam. Estrelado por William Holden (Crepúsculo dos Deuses) e Ernest Borgnine (Os Doze Condenados), o filme Meu Ódio Será Sua Herança obteve uma pontuação de 7.9 no agregador IMDb e uma taxa de aprovação de 91% da crítica na plataforma Rotten Tomatoes.

Disponível no catálogo da HBO Max, a obra cinematográfica em questão envelheceu mal por seu excesso de violência gráfica e pela visão limitada sobre personagens femininas, bem como de minorias em seu enredo.

 Divulgação/IMDb O filme Meu Ódio Será Sua Herança é um longa dirigido pelo cineasta Sam Peckinpah — Foto: Divulgação/IMDb

Em uma mistura de faroeste e drama, o enredo aqui se passa em 1889 e acompanha a família Cravat durante a corrida por terras em Oklahoma, mostrando sempre a ambição, o pioneirismo e os conflitos enfrentados por eles no Velho Oeste. Com direção de Wesley Ruggles (Confissão de uma Mulher), estrelam o projeto nomes como Richard Dix (O Intruso Misterioso) e Irene Dunne (Minha Esposa Favorita). Sobre a repercussão, o longa angariou 5.8 pontos no IMDb e possui um índice de aprovação de 52% da imprensa no RT. Vale lembrar ainda que o projeto está disponível para aluguel no Amazon Prime Video.

Atualmente, o filme americano Cimarron é visto negativamente tanto pelo público quanto pela crítica especializada por ter um ritmo narrativo arrastado, uma visão romantizada da colonização e pela forma racista e estereotipada com que retrata personagens não-brancos.

 Reprodução/The Movie Database Cimarron foi o primeiro filme de faroeste a vencer um Oscar de Melhor Filme — Foto: Reprodução/The Movie Database

3. Flechas da Vingança (1951)

Protagonizado pela dupla de atores Stephen McNally (Com o Dedo no Gatilho) e Coleen Gray (O Beco das Almas Perdidas), a narrativa é ambientada em Spanish Boot, uma pequena cidade que é ameaçada por ataques apaches. Ao saber disso, o jogador Sam Leeds retorna ao local para tentar proteger a todos. Com nota 6.5 no IMDb e uma taxa de aprovação de apenas 31% do público no RT, a obra cinematográfica Flechas da Vingança conta ainda com direção assinada por Hugo Fregonese (O Estranho Inquilino). Momentaneamente indisponível no streaming do Brasil, o projeto hoje em dia envelheceu mal por retratar os indígenas como inimigos selvagens e sem profundidade.

 Reprodução/IMDb O longa Flechas da Vingança conta com direção assinada por Hugo Fregonese — Foto: Reprodução/IMDb

4. Sete Noivas Para Sete Irmãos (1954)

Nesta comédia musical ambientada no Velho Oeste, o público pode acompanhar a história dos irmãos Pontipee, rudes rapazes que sequestram jovens garotas da cidade para forçá-las a se casarem com eles. Entretanto, mesmo sendo uma ação criminosa, elas acabam se apaixonando por seus raptores. Protagonizado por Howard Keel (Ardida como Pimenta) e Jane Powell (Quando Canta o Coração), o projeto possui nota 7.3 e aprovação de 89% dos especialistas nos agregadores IMDb e Rotten Tomatoes, respectivamente. A direção é de Stanley Donen (Cantando na Chuva) e a obra pode ser vista no Looke.

O filme americano Sete Noivas Para Sete Irmãos é mal visto atualmente por conta de sua narrativa machista e também pela romantização do sequestro como se fosse apenas um mero romance inocente.

 Reprodução/IMDb O filme Sete Noivas Para Sete Irmãos é um faroeste musical — Foto: Reprodução/IMDb

5. Ao Rufar dos Tambores (1939)

Atualmente presente no Looke, o enredo aqui é situado no ano de 1776 e gira em torno de Gilbert e Lana Martin, um casal que decide se mudar para o vale Mohawk e levar uma vida tranquila. Mas não é isso que ocorre, já que a Revolução Americana e ataques violentos os forçam a lutar. Com direção de John Ford (Paixão dos Fortes), a produção tem nota 7 no agregador IMDb, além de aprovação de 82% da imprensa na plataforma Rotten Tomatoes. Já o time de atuação é composto por nomes como Henry Fonda (12 Homens e uma Sentença) e Claudette Colbert (Aconteceu Naquela Noite).

Alguns dos pontos negativos a respeito do filme Ao Rufar dos Tambores incluem uma narrativa previsível, além de uma abordagem preconceituosa ao trazer estereótipos racistas e simplistas sobre povos nativos.

 Reprodução/IMDb Ao Rufar dos Tambores traz uma narrativa previsível repleta de estereótipos racistas — Foto: Reprodução/IMDb

6. No Tempo das Diligências (1939)

Disponível no Plex, o enredo desse longa americano acompanha um grupo de viajantes com origens e interesses distintos que, em uma mesma carruagem, atravessam territórios perigosos no Arizona, enfrentando tensões internas e ameaças externas ao mesmo tempo que revelam seus dramas pessoais no caminho. Com John Wayne (O Último Pistoleiro) e Claire Trevor (Nascido Para Matar) no cast, o filme No Tempo das Diligências possui nota 7.8 no agregador IMDb e aprovação de 100% da imprensa no Rotten Tomatoes.

Vale ressaltar que a obra é criticada atualmente por reforçar estereótipos racistas e também por apresentar um retrato desumanizado dos povos indígenas, vistos apenas como ameaça à jornada dos protagonistas da trama.

 Divulgação/IMDb No Tempo das Diligências, lançado em 1939, é um clássico do gênero faroeste — Foto: Divulgação/IMDb

7. Rastros de Ódio (1956)

E para quem gosta de aventura, esse longa é a escolha da vez. Isso porque a trama, ambientada em 1868, gira em torno de Ethan Edwards, um veterano da Guerra Civil, que, para resgatar sua sobrinha, que foi sequestrada por uma tribo indígena, parte em uma busca obsessiva de vingança contra a tribo indígena Comanche. Protagonizado pelos artistas John Wayne (Onde Começa o Inferno) e Natalie Wood (Amor, Sublime Amor), o filme Rastros de Ódio se destaca com nota 7.8 no IMDb e possui uma taxa de aprovação de 87% no RT.

Atualmente disponível no Looke, a obra cinematográfica em questão também é alvo de críticas hoje pelo retrato racista e caricatural dos nativos americanos, bem como pela romantização da violência colonial e suas visões machistas, reduzindo os papéis femininos a figuras frágeis ou meramente decorativas na narrativa.

 Divulgação/IMDb O filme Rastros de Ódio acompanha a jornada do veterano da Guerra Civil Ethan Edwards — Foto: Divulgação/IMDb

Misturando faroeste e ação em uma trama para lá de emocionante, além de ser ambientada na costa de Monterey, Califórnia, aqui o público pode acompanhar a história de Rio, um fora da lei que busca vingança contra Dad Longworth, o ex-parceiro que o traiu e agora é respeitado como xerife. Presente no Plex, o longa-metragem A Face Oculta conta com direção de Marlon Brando (Último Tango em Paris), que também estrela o projeto ao lado do ator Karl Malden (Sindicato de Ladrões). No IMDb, a obra tem nota 7.1, enquanto no Rotten Tomatoes possui aprovação de 65% da crítica especializada.

O filme recebe críticas atuais por seu excesso de improvisos e falta de coesão narrativa, além de estereotipar personagens femininas, deixando-as como meros objetos de desejo ou motivadores da trama, em vez de protagonistas.

 Reprodução/IMDb O filme A Face Oculta, lançado em 1961, tem como diretor e protagonista Marlon Brando — Foto: Reprodução/IMDb

9. O Homem Que Matou O Facínora (1962)

Com direito a muito drama, esse longa do cineasta John Ford (As Vinhas da Ira) se passa na cidade de Shinbone e segue Ransom Stoddard, um advogado que, para trazer justiça ao local, lida com dilemas éticos e políticos ao enfrentar o notório fora da lei Liberty Valance. Tendo em seu elenco principal os astros James Stewart (O Homem Que Sabia Demais) e John Wayne (Onde Começa o Inferno), a obra cinematográfica O Homem Que Matou O Facínora pode ser vista no Telecine e angariou 8.1 pontos no IMDb e possui aprovação de 95% da imprensa no Rotten Tomatoes.

O projeto é visto por um viés negativo por idealizar a violência masculina e manter representações estereotipadas de homens e mulheres da época. Outra questão igualmente problemática é a visão simplista e heroica da conquista do Oeste.

 Reprodução/MUBI O clássico O Homem Que Matou o Facínora conta com assinatura do cineasta John Ford — Foto: Reprodução/MUBI

10. Bônus: E o Vento Levou (1939)

E para finalizar essa lista, temos esse longa que, apesar de não ser totalmente do gênero faroeste, traz alguns elementos que também fazem parte desse universo. Estrelado pela dupla Vivien Leigh (Em Roma na Primavera) e Clark Gable (Aconteceu Naquela Noite), a trama se passa durante a Guerra Civil americana e segue Scarlett O'Hara, uma jovem obstinada que luta para sobreviver e manter seu estilo de vida em meio ao conflito. Com nota 8.2 no agregador IMDb e uma taxa de aprovação de 90% no Rotten Tomatoes, o filme E o Vento Levou está presente na HBO Max e é uma adaptação do romance homônimo de Margaret Mitchell.

Atualmente, a produção cinematográfica americana, apesar de ser um clássico, é alvo de críticas por sua visão nostálgica do Sul escravocrata e por retratar personagens negros de forma estereotipada e submissa.

 Reprodução/IMDb E o Vento Levou foi um dos primeiros filmes coloridos da história do cinema — Foto: Reprodução/IMDb

📽️Amazon Prime Video: veja preço dos planos, catálogo e como funciona

 veja preço dos planos, catálogo e como funciona

Amazon Prime Video: veja preço dos planos, catálogo e como funciona

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro