Os filmes de faroeste marcaram a história do cinema. chegando a vencer Oscars algumas vezes. O gênero, conhecido também como "bangue bangue", fez sucesso de crítica e público a ponto de disputarem a estatueta mais importante do cinema. Um exemplo é o clássico No Tempo das Diligências (1939), estrelado por John Wayne, que conquistou duas categorias. Outro exemplo é Django Livre (2012), um sucesso recente de Quentin Tarantino, vencedor de duas estatuetas. Esses e outros filmes estão disponíveis em streamings como Mercado Play, Netflix e outros serviços.
Pensando nisso, o TechTudo preparou uma lista com dez westerns que conquistaram a principal premiação do cinema. Confira, a seguir, o enredo de cada produção, seu elenco, a sua repercussão e onde é possível assisti-las.
Onde os Fracos não Têm Vez é um dos longas de faroeste que venceram o Oscar — Foto: Divulgação/IMDb Veja a lista com os longas do Velho oeste que conquistaram o Oscar.
- O Tesouro de Sierra Madre (1948)
- A Conquista do Oeste (1962)
- Cimarron (1931)
- Os Imperdoáveis (1992)
- No Tempo das Diligências (1939)
- Butch Cassidy and the Sundance Kid (1969)
- Dança com Lobos (1990)
- Matar ou Morrer (1952)
- Onde os Fracos Não Têm Vez (2007)
- Django Livre (2012)
1. O Tesouro de Sierra Madre (1948)
No México, em 1925, dois americanos sem futuro decidem tentar a vida no país. Sem sucesso, eles são convencidos pelo minerador Howard a garimpar uma grande quantidade de ouro prometida nas montanhas de Sierra Madre. Ao longo da jornada, eles conseguem as riquezas prometidas, porém os problemas surgem quando a ambição de um dois membros causa conflitos no grupo, além de atrair bandidos da região.
Esse clássico que inicia a lista conta com as atuações de Walter Huston (O Homem que Vendeu a Alma), vencedor do Oscar como Melhor Ator Coadjuvante pelo papel, Humphrey Bogart (Casablanca) e Tim Holt (A Paixão dos Fortes). O longa conquistou três categorias na premiação. Disponível para alugar no Apple TV+, Amazon Prime Video e Google Play Filmes, o filme tem nota 8,2 no IMDb e 100% de aprovação no Rotten Tomatoes.
Dois americanos se juntam a um minerador com esperanças de encontrarem ouro em O Tesouro de Sierra Madre (1948) — Foto: Divulgação/IMDb 2. A Conquista do Oeste (1962)
A trama conta a história da Família Prescott, que precisa da ajuda de um homem para lidar com a ameaça de um grupo de ladrões. A convivência faz com que a matriarca da família, Eve, e o rapaz, Linus, se casem. O filme acompanha as gerações da família formada por eles, abordando temas como a conquista do Oeste estadunidense, além de dramas familiares envolvendo a falência, mortes, crimes e ataques sofridos por eles.
O filme é estrelado por atores como Henry Fonda (Doze Homens e uma Sentença), James Stewart (A Loja da Esquina) e Gregory Peck (O Sol é para Todos). Com três conquistas no Oscar, incluindo a de Melhor Roteiro Original, o filme tem nota 7,1 no IMDb e 88% de aprovação no Rotten Tomatoes. É possível assisti-lo por aluguel no Apple TV+ e Amazon Prime Video.
A Conquista do Oeste (1962) acompanha a família Prescott durante a expansão do oeste americano — Foto: Reprodução/IMDb Pioneiro dos filmes de faroeste, o longa acompanha o jornalista e advogado Yancey Cravat, que convence sua esposa Sabra a viverem em Osage, Oklahoma. Quando se estabelecem na nova comunidade, Yancey parte rumo ao oeste no período de expansão estadunidense. Sozinha, Sabra fica responsável pelas tarefas editoriais do marido enquanto busca "civilizar" a cidade em desenvolvimento.
O casal é interpretado por Richard Dix (O Intruso Misterioso) e Irene Dunne (Serenata Prateada). Apesar do grande sucesso do filme em sua época, conquistando três estatuetas do Oscar, sendo o primeiro faroeste vencedor de Melhor Filme, o filme perdeu o gosto do público e crítica ao longo do tempo devido às suas representações racistas do povo negro e indígena. Sua nota no IMDb é 5,8, enquanto tem apenas 52% de aprovação no Rotten Tomatoes.
Cimarron foi o primeiro filme de faroeste a vencer um Oscar de Melhor Filme — Foto: Reprodução/The Movie Database 4. Os Imperdoáveis (1992)
Os Imperdoáveis conta a história de uma briga entre pistoleiros que são contratados para matar um grupo de criminosos que desfiguraram uma prostituta. Um deles é Bill, que volta de aposentadoria para tentar ficar com a recompensa; o outro, é o ingles Bob, que não planeja facilitar o caminho. Entretanto, o xerife da cidade não fica muito contente com a ação dos vigilantes.
O filme é estrelado e dirigido pelo icônico Clint Eastwood (Gran Torino), e conta também com Gene Hackman (Os Tenenbaums), que recebeu o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante pelo papel no filme, e Morgan Freeman (Todo Poderoso). A obra conquistou quatro categorias do Oscar, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor. Com nota 8,2 no IMDb e 96% de aprovação no Rotten Tomatoes, o filme está disponível na Max (antiga HBO Max) e para alugar no Google Play Filmes e Apple TV+.
Dirigido e estrelado por Clint Eastwood, Os Imperdoáveis ainda é estrelado por Gene Hackman, Morgan Freeman e Richard Harris — Foto: Reprodução/The Movie Database 5. No Tempo das Diligências (1939)
Na trama, um grupo de diversas origens diferentes precisa atravessar o hostil território do Arizona em diligências — veículos similares a carruagens. Apesar de suas diferenças entre si, os passageiros precisam superá-las para enfrentar os dilemas e conflitos com grupos indígenas que os atacam, comandados pelo líder Geronimo.
O icônico John Wayne (O Último Pistoleiro) estrela o filme, além de contar com as atuações de Andy Devine (Nasce Uma Estrela) e Claire Trevor (O Primeiro Rebelde). A obra conquistou duas categorias no Oscar, além de possuir nota 7,8 no IMDb e 100% de aprovação no Rotten Tomatoes. Ela pode ser assistida gratuitamente no Plex e Telecine.
Passageiros de origens distintas precisam superar suas diferenças em No Tempo das Diligências (1939) — Foto: Divulgação/IMDb 6. Butch Cassidy and the Sundance Kid (1969)
Baseado na história do lendário criminoso que dá nome ao filme, a trama acompanha Butch Cassidy e seu parceiro Sundance Kid. Após uma série de crimes cometidos, dos quais saíram intactos, a dupla foge da polícia e de caçadores de recompensa. Após saírem do Velho oeste estadunidense e se estabelecerem na Bolívia, acreditando que conseguiriam viver tranquilamente com a fortuna que fizeram, alguns eventos no país da América do Sul mudam seus planos.
O filme é protagonizado por Paul Newman (Carros), como Butch Cassidy, e Robert Redford (Golpe de Mestre), como Sundance Kid. Vencedor de quatro Oscars, com destaque ao de Melhor Roteiro Original, a obra tem nota 8,0 no IMDb e 89% de aprovação no Rotten Tomatoes. Ela está disponível no Disney+.
Butch Cassidy teve a música Raindrops Keep Fallin' on My Head escrita especialmente para o filme — Foto: Reprodução/IMDb 7. Dança com Lobos (1990)
John Dunbar, honrado soldado da cavalaria norte-americana, foi um herói estadunidense durante a Guerra Civil. Por todo seu prestígio, ele recebe a opção de escolher onde gostaria de servir. Surpreendentemente, ele escolhe um posto próximo à fronteira com o México, em um local isolado, com a presença do povo indígena Sioux. Conforme ele se ambienta em seu novo lar, ele se aproxima da tribo e, em uma atitude ousada, decide se desvincular do exército e se tornar membro do povo.
O jovem John é dirigido e estrelado por Kevin Costner (Yellowstone), o elenco conta também com Mary McDonnell (Donnie Darko) e Graham Greene (À Espera de um Milagre). A obra foi um sucesso na premiação, conquistando sete categorias, incluindo Melhor Filme e Melhor Direção para Kevin. Com nota 8,0 no IMDb e 87% de aprovação no Rotten Tomatoes, o filme não está disponível para assistir em serviços de streaming.
Kevin Costner estelou e dirigiu Dança com Lobos (1990), vencendo o Oscar por Melhor Direção — Foto: Divulgação/IMDb 8. Matar ou Morrer (1952)
No clássico do western, no dia de seu casamento, o delegado da cidade Will Kane recebe o aviso de que um antigo desafeto, um criminoso preso por ele, retornará à cidade ao meio-dia, aparentemente em busca de vingança. Will pensa em fugir da cidade com sua noiva, mas quando retorna à cidade, ele descobre que nenhum habitante quer o ajudar a enfrentar o criminoso.
A obra é estrelada por Gary Cooper (O Homem do Oeste), que conquistou o Oscar de Melhor Ator pelo papel, além de contar em seu elenco com nomes como Ian MacDonald (O Último Apache) e Grace Kelly (Ladrão de Casaca). O filme conquistou quatro Oscars, e tem nota 7,9 no IMDb e 95% de aprovação no Rotten Tomatoes.
Gary Cooper estrela Matar ou Morrer (1952) — Foto: Divulgação/IMDb 9. Onde os Fracos Não Têm Vez (2007)
Baseado no romance homônimo de Cromac McCarthy, na trama ambientada no Texas, o veterano do Vietnã Llewelyn Moss encontra uma algumas caminhonetes paradas em uma tentativa de venda de drogas frustrada, repleta de cadáveres e com somente um mexicano sobrevivente, mas ferido. Moss se aproveita da situação e pega uma mala com dinheiro e foge. Seu roubo gera uma perseguição de gato e rato com Anton Chigurh, um assassino sem pudor que aterroriza a cidade protegida pelo xerife Ed Tom Bell e vai atrás da esposa de Moss, sem descansar até recuperar o dinheiro.
O filme é estrelado por Javier Bardem (007 Skyfall), que venceu o Oscar como Melhor Ator Coadjuvante no papel de Anton, Josh Brolin (Duna), como Moss, e Tommy Lee Jones (O Fugitivo), que interpreta o xerife Ed Tom Bell. Com quatro categorias do Oscar conquistadas, incluindo melhor filme, a obra tem nota 8,2 no IMDb e 93% de aprovação no Rotten Tomatoes. O filme está disponível gratuitamente no Mercado Play e pode ser alugado no Amazon Prime Video, Google Play Filmes e Apple TV+.
Em Onde os Fracos Não Têm Vez, Javier Bardem é o icônico vilão Anton Chigurh — Foto: Divulgação/IMDb No western moderno de Quentin Tarantino, Django é um ex-escravizado que precisa unir forças com um caçador de recompensas. A ideia é que, juntos, eles consigam chegar aos Irmãs Brittle, criminosos perigosos que precisam ser abatidos. A busca se estende a outros grupos de bandidos do sol dos Estados Unidos. Essa é a única chance que Django vai ter de rever sua esposa, Broomhilda, que foi comprada por outro senhor. O que ele não sabe, no entanto, é que na fazenda dela, os escravizados são treinados para participarem de competições mortais.
A trama é estrelada por Jamie Foxx (Clonaram Tyrone!), Christoph Waltz (Bastardos Inglórios) e Leonardo DiCaprio (Assassinos da Lua das Flores). O faroeste moderno conquistou o Oscar de Melhor Roteiro Original e de Melhor Ator Coadjuvante, vencido por Christoph. Ele possui nota 8,5 no IMDB e 87% de aprovação no Rotten Tomatoes. O filme está disponível na Netflix, além de poder ser alugado no Google Play Filmes e Apple TV+.
Jamie Foxx e Leonardo DiCaprio estrelam Django Livre (2012) — Foto: Divulgação/IMDb 🎥Filmes dos anos 2000: relembre os 5 MELHORES títulos da época
Filmes dos anos 2000: relembre os 5 MELHORES títulos da época

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
9 meses atrás
15
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/r/s/Xbw22USqu2RgNiuoyB1Q/b.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/7/J/fOFqGuTnu1QtSoJi69zg/roteador-ax3000-2-.png)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/J/G/UavveKRVSMDAp08ryi9A/ventilador-de-coluna-homem-1.png)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/y/Z/bJn4zKR8Wfpy1wVB2hHA/04.-opera-neon-feature-image-dark-mode.png)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro