Alguns filmes clássicos conseguiram conquistar as principais estatuetas do Oscar, mas tiveram sua premiação questionada por muitos. É possível dizer que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas acumula grandes acertos, mas também decisões controversas. A premiação que gratifica as principais produções do mundo já aclamou obras superestimadas ou que tivessem enredos problemáticos, como é o caso de Green Book: O Guia (2018), Crash: No Limite (2004) e Shakespeare Apaixonado (1998). Esses e outros filmes podem ser assistidos na Amazon Prime Video, Apple TV+, Oldflix e Looke.
Para quem quer entender as polêmicas envolvendo os filmes premiados no Oscar e, quem sabe, avaliar por si mesmo, confira essa lista com 10 títulos. A seguir, entenda o enredo de cada um, elenco, repercussão e como assisti-los no streaming.
Vencedor de três Oscars em 1999, A Vida é Bela tirou a chance do Brasil de ganhar o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro — Foto: Reprodução/Paris Filmes Relembre as premiações mais controversas do Oscar com a lista a seguir.
- Green Book: O Guia (2018)
- Como Era Verde o Meu Vale (1941)
- E o Vento Levou (1939)
- Cimarron (1931)
- Conduzindo Miss Daisy (1989)
- Crash: No Limite (2004)
- O Maior Espetáculo da Terra (1952)
- Shakespeare Apaixonado (1998)
- A Vida É Bela (1997)
- Gigi (1958)
1. Green Book: O Guia (2018)
De filmes com boas intenções, o Oscar está cheio. Um dos casos mais recentes dessa afirmação é Green Book: O Guia, obra do diretor Peter Farrelly (Debi & Lóide) que conta com o protagonismo de Viggo Mortensen (A Estrada) e Mahershala Ali (O Canto do Cisne). Presente no Amazon Prime Video, o vencedor de três Oscar (incluindo Melhor Filme) se baseia na relação de amizade entre o pianista negro Don Shirley (interpretado por Ali) e o motorista ítalo-americano Frank "Tony Lip" Vallelonga.
No começo dos anos 1960, os dois cruzaram juntos o sul dos EUA durante uma turnê de Shirley. O longa mostra como a relação dos dois evoluiu do profissional para o pessoal. Porém, a história foi bem diferente na realidade, com a dupla convivendo apenas como contratante e empregado, segundo membros da família de Shirley. Já a crítica americana percebeu a presença do clichê do "negro mágico" no enredo, um tropo que mostra uma pessoa negra servindo de "salvação" para uma pessoa branca. Apesar das polêmicas, Green Book recebeu nota 8,2 dos usuários do IMDb e aprovação de 77% da crítica no Rotten Tomatoes.
Green Book - O Guia: além das 2 estatuetas do Oscar mencionadas, o filme também arrematou na edição o prêmio de Melhor Roteiro Original — Foto: Reprodução/Diamond Films 2. Como Era Verde o Meu Vale (1941)
Dirigido por John Ford (Rastros de Ódio), Como Era Verde o Meu Vale é um épico familiar baseado no romance homônimo do autor inglês Richard Llewellyn. O título narra a história da família Morgan sob a ótica de Huw, um homem de sessenta anos que relembra sua infância em uma comunidade de mineiros. Filho de um pai austero e de uma mãe carinhosa, o pequeno Huw percebe com seu olhar ingênuo e inexperiente os problemas que irão causar o rompimento de sua família. O longa está presente no Disney+.
Roddy McDowall (Planeta dos Macacos), Maureen O’Hara (Rio Bravo) e Walter Pidgeon (Planeta Proibido) estão no elenco desse filme que, em sua época, foi vencedor de cinco Oscar. Contudo, hoje percebe-se que esta obra foi superada pelo tempo. Se por um lado o drama conquistou uma estatueta de Melhor Filme, nos dias atuais ele foi derrotado em termos de influência por Cidadão Kane (1941), obra atemporal de Orson Welles que foi seu concorrente no Oscar e que é considerada, hoje, uma das produções mais importantes do cinema mundial. Entre o público e crítica, Como Era Verde o Meu Vale recebeu aprovação de 93% no RT e nota 7,7 no IMDb.
Como Era Verde o Meu Vale mostra a decadência de uma família no decorrer das décadas — Foto: Reprodução/The Movie Database 3. ...E o Vento Levou (1939)
Quando se trata de obras antigas do cinemas influentes até hoje, E o Vento Levou é uma das principais obras citadas por cinéfilos em todo o mundo. A adaptação do diretor Victor Fleming (O Mágico de Oz) para o romance épico de Margaret Mitchell mostra uma jovem rica chamada Scarlett O'Hara, filha de um grande latifundiário do sul dos Estados Unidos, que passa por uma grave crise econômica durante a Guerra Civil Americana (1861 – 1865). Enquanto tenta reconstruir sua vida, O'Hara cede aos avanços de Rett Butler, um galanteador aventureiro. A obra possui 90% no RT e nota 8,2 no IMDb.
Presente no Max e Oldflix, o longa é estrelado por Vivien Leigh (Uma Rua Chamada Pecado), Clark Gable (Os Desajustados) e Hattie McDaniel (Nascida Para o Mal). Já em sua época, o longa era criticado por ativistas da causa racial nos EUA pela forma como o trabalho de Victor Fleming retratava o racismo no sul do país. A situação mais problemática envolvendo o filme foi a discriminação sofrida pela atriz Hattie McDaniel ao receber o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante em 1940. Em tempos de segregação racial, Hattie quase não participou da cerimônia, só sendo aceita na condição de estar separada dos convidados brancos.
Hattie McDaniel, primeira pessoa negra a vencer o Oscar, recebeu a estatueta em uma cerimônia segregada racialmente — Foto: Reprodução/The Movie Database Antes do boom dos filmes de faroeste, entre os anos de 1940 e 1970, Cimarron conseguiu a proeza de ser o primeiro filme do gênero a conseguir um Oscar de Melhor Filme (junto com outras duas estatuetas). A obra dirigida por Wesley Ruggles (Santa Não Sou) e estrelada por Richard Dix (Legado Perigoso) e Irene Dunne (Duas Vidas) acompanha os quarenta anos de expansão do oeste americano sob o ponto de vista do casal forasteiro Yancey (Dix) e Sabra Cravat (Dunne).
A adaptação do romance de Edna Ferber conseguiu uma repercussão bastante positiva na época em que foi lançado. Porém, assim como muitas outras produções contemporâneas, Cimarron não conseguiu vencer o teste do tempo e muito do desgosto descrito hoje pela crítica (que deu ao filme 53% de aprovação no RT) está na narrativa mal construída e nas representações racistas direcionadas ao povo negro e indígena dos EUA. Com nota 5,8 no IMDb, Cimarron está presente nas locadoras do Prime Video e Apple TV+.
Cimarron foi o primeiro filme de faroeste a vencer um Oscar de Melhor Filme — Foto: Reprodução/The Movie Database 5. Conduzindo Miss Daisy (1989)
Conduzido por Morgan Freeman (Operação: Lioness) e Jessica Tandy (Os Pássaros) nos papéis principais e Bruce Beresford (Risco Duplo) na direção, esse drama de época serviu para mostrar as transformações das relações raciais nos EUA sob a perspectiva de dois personagens: Daisy Werthan (Tandy), uma judia idosa e intolerante que tem como motorista particular Hoke Colburn (Freeman), um homem otimista e muito paciente. A relação inicialmente complicada entre os dois evolui para uma amizade que atravessa as décadas.
Conduzindo Miss Daisy saiu vitorioso na categoria de Melhor Filme quando uma outra produção contemporânea tinha inflamado o debate sobre o racismo nos cinemas: Faça a Coisa Certa, de Spike Lee. Ao contrário de Lee, Beresford optou por uma mensagem antirracista suave e ingênua demais, o que faz do filme um antecessor do já citado Green Book. Disponível para aluguel no Apple TV+ e Microsoft, o longa apresenta nota 7,3 no IMDb e aprovação de 83% no Rotten Tomatoes (com selo "fresh").
Uma senhora judia inicia uma relação fraternal com seu motorista negro — Foto: Reprodução/The Movie Database 6. Crash - No Limite (2004)
Os Estados Unidos ainda estavam processando os impactos da queda das Torres Gêmeas e a Guerra ao Terror do governo Bush quando Crash - No Limite foi lançado. No drama do diretor Paul Haggis (72 Horas), vemos de forma antológica diferentes histórias onde a intolerância, o medo e a violência fragmentaram as relações interpessoais entre personagens de diferentes etnias e classes sociais. Sandra Bullock (Um Sonho Possível), Brendan Fraser (A Baleia), Matt Dillon (Vidas Sem Rumo), Don Cheadle (Invasão Secreta) e mais outros astros estão no elenco. No momento, o filme está indisponível no streaming.
É reconhecido entre a audiência que Crash trata de temas sociais pertinentes. Por outro lado, há discordâncias sobre a forma como Haggis os retratou. Isso porque o filme deixa de lado qualquer traço de sutileza e abraça fortemente o melodrama. Vale lembrar que O Segredo de Brokeback Mountain, seu concorrente na edição de 2006 do Oscar, tinha grandes chances de ter sido o verdadeiro vencedor da noite; o que não aconteceu por uma suposta "homofobia" por parte da Academia, segundo a crítica americana. Crash recebeu aprovação de 73% no RT e nota 7,7 no IMDb.
Crash apela ao melodrama para mostrar as difíceis relações interpessoais entre diferentes comunidades nos Estados Unidos — Foto: Reprodução/The Movie Database 7. O Maior Espetáculo da Terra (1952)
Nos anos finais de carreira, o cineasta Cecil B. DeMille, conhecido por épicos cinematográficos como Sinal da Cruz (1932) e Os Dez Mandamentos (1956), lançou o longa cujo nome fazia jus aos efeitos cênicos de seus filmes: O Maior Espetáculo da Terra. Presente no Looke, Oldflix e NetMovies, o enredo acompanha a rotina de um circo dotado de três picadeiros gerenciados por Brad Braden. Para que o seu empreendimento consiga realizar todas as apresentações da temporada, o gerente contrata um novo trapezista de nome Sebastian. Mas a chegada do artista causará conflitos com a também trapezista Holly.
Fazem parte do elenco Betty Hutton (Bonita e Valente), Cornel Wilde (A Prova do Leão) e Charlton Heston (Planeta dos Macacos). Apesar do nome megalomaníaco, O Maior Espetáculo da Terra é, para muitos críticos modernos, uma obra menor na filmografia de Cecil B. DeMille, ainda que tenha ganhado o Oscar de Melhor Filme. Uma prova disso foi o baixo desempenho do longa nas exibições na TV, o que causou seu esquecimento entre o público. A aprovação de 50% no Rotten é justificada pelo fato do filme ser "melodramático, com pouco enredo, excessivamente longo e repleto de clichês". No IMDb, a nota do público é de 6,5.
O Maior Espetáculo da Terra acompanha as intrigas dentro de uma trupe circense após a chegada de um trapezista — Foto: Reprodução/The Movie Database 8. Shakespeare Apaixonado (1998)
Pouco lembrado no resto do mundo, Shakespeare Apaixonado está marcado negativamente na memória dos brasileiros devido ao Oscar de Melhor Atriz dado à Gwyneth Paltrow (Homem de Ferro) ao invés de Fernanda Montenegro por Central do Brasil (1999). Isso sem contar que o longa do diretor John Madden (A Grande Mentira) conseguiu, de forma um tanto controversa, o prêmio de Melhor Filme; mesmo que O Resgate do Soldado Ryan (1998) estivesse na disputa. Hoje, Shakespeare Apaixonado tem 92% de aprovação no RT e nota 7,1 no IMDb.
Nessa obra protagonizada por Gwyneth Paltrow, Joseph Fiennes (American Horror Story), Geoffrey Rush (franquia Piratas do Caribe), Colin Firth (The Kingsman), Ben Affleck (Liga da Justiça) e Judi Dench (Cats), acompanhamos a paixão abrasiva entre um jovem William Shakespeare (Fiennes) pela dama Viola de Lesseps (Paltrow), uma mulher que quer seguir carreira no teatro ao lado do dramaturgo, mas que está prometida a outro homem. Para quem quiser assistir e se apaixonar (ou passar raiva lembrando do Oscar perdido), basta alugar o filme no Prime Video, Claro TV+ e Apple TV+.
Para o desespero dos brasileiros, Gwyneth Paltrow venceu o Oscar de Melhor Atriz — Foto: Reprodução/The Movie Database Enquanto Shakespeare Apaixonado fez raiva aos brasileiros na categoria de Melhor Atriz no Oscar de 1999, A Vida é Bela deu um gosto de frustração na mesma noite ao conseguir a estatueta de Melhor Filme Estrangeiro, categoria onde Central do Brasil também disputava. A obra italiana estrelada e dirigida por Roberto Benigni (O Tigre e a Neve) mostra os esforços de um pai judeu italiano durante a Segunda Guerra Mundial de mascarar os horrores do Holocausto ao filho pequeno por meio de brincadeiras lúdicas.
Nicoletta Braschi (Feliz Como Lázaro), Giorgio Cantarini (Gladiador) e Marisa Paredes (A Pele que Habito) são outros astros presentes nesse filme que pode ser visto no Oldflix. Ainda que A Vida é Bela seja inovador na forma em que mistura drama e humor num contexto tão sombrio, isso não tira dos brasileiros a percepção de que Central do Brasil deveria ter ganhado a disputa. Com 81% de aprovação entre a crítica, o filme recebeu nota de 8,6 entre o público no IMDb.
A Vida É Bela (1997) narra a história de uma família judaica em meio a Segunda Guerra Mundial - Foto: Reprodução/CNN — Foto: Reprodução/CNN Vincente Minnelli, o "pai" do musical moderno, lançou em maio de 1958 uma de suas obras mais "ame ou odeie" de sua filmografia: Gigi, uma comédia musical estrelada por Leslie Caron (Lili), Maurice Chevalier (A Viúva Alegre) e Louis Jourdan (007 Contra Octopussy). Baseado no romance da autora Colette, o filme acompanha o intricado romance entre Gaston (Jourdan), um playboy mulherengo, e Gigi (Caron), uma jovem que se recusa a ser um mero caso passageiro na vida de Gaston.
Com 89% de aprovação no Rotten , nota 6,6 no IMDb e nove Oscar conquistados (incluindo Melhor Filme), Gigi até que envelheceu bem com o passar do tempo. Mas, para uma outra parte da crítica, o filme está longe de ser uma das obras mais notáveis de Vincente Minnelli, conhecido por outros títulos bem mais populares como Agora Seremos Felizes (1944) e Sede de Viver (1956). Para quem quiser conferir se Gigi é tão bom ou ruim assim, basta conferir na locadora do Prime Video e Apple TV+.
O romance entre um playboy galanteador e uma moça jovem da alta sociedade é o tema central de Gigi — Foto: Reprodução/The Movie Database 🎥Amazon Prime Video: veja preço dos planos, catálogo e como funciona
Amazon Prime Video: veja preço dos planos, catálogo e como funciona

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
10 meses atrás
21
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/k/k/vF6CBRT6uZiOVukLLxAQ/v-2025-12-05t145906.052.png)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/e/5/0LyW4sT5Cad43bRGoVBw/mulher-usando-notebook-pauta-melhores.png)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/Z/S/tOjJDrQFuXkS8NjzCk0A/capa-de-review-site.png)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/Y/a/W9Uae4TuGBCQO9tjO3Rw/2025-12-16t230655z-747639458-rc23khaeqrik-rtrmadp-3-japan-ai-wedding.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro