10 meses atrás 41

12 bons filmes de faroeste que estão 'escondidos' no catálogo da Netflix

Alguns bons filmes de faroeste estão 'escondidos' no catálogo da Netflix, passando despercebido por parte do público. Tramas com grandes duelos, cenários áridos do Velho Oeste, muito bangue-bangue e cowboys durões são algumas das principais características desses clássicos que continuam se reinventando. Alguns exemplos de títulos que são verdadeiras joias são Vingança e Castigo (2021), com um elenco renomado, o famoso O Diabo de Cada Dia (2020), além de Django Livre (2012), dirigido por Quentin Tarantino (Cães de Aluguel).

Pensando em quem não perde enredos cheios de ação, tiro, porrada e bomba, o TechTudo preparou uma lista com 12 bons filmes de faroeste que você pode ter deixado passar no acervo da plataforma vermelha. Confira, a seguir, detalhes como enredo, elenco, repercussão e onde assistir a cada obra.

 Divulgação/IMDb Os 7 de Chicago é uma produção aclamada no acervo da Netflix — Foto: Divulgação/IMDb

Nesta lista do TechTudo, você encontrará informações sobre enredo, elenco e notas no IMDb e Rotten Tomatoes dos seguintes títulos:

  1. Vingança e Castigo (2021)
  2. Concrete Cowboy (2020)
  3. Thar (2022)
  4. O Matador (2017)
  5. Meus Heróis eram Cowboys (2021)
  6. Django Livre (2012)
  7. Estrada sem Lei (2019)
  8. Relatos do Mundo (2020)
  9. O Diabo de Cada Dia (2020)
  10. Os 7 de Chicago (2020)
  11. Ataque dos Cães (2021)
  12. Retorno da Lenda (2021)

1. Vingança e Castigo (2021)

Vingança e Castigo traz uma abordagem inspirada em histórias reais de nomes do Velho Oeste. A trama acompanha Nat Love (Jonathan Majors), um fora-da-lei determinado a se vingar de Rufus Buck (Idris Elba) pelo assassinato de sua família. Na busca por vingança, o homem cria uma gangue formada por aliados como Mary (Zazie Beetz), Bill Pickett (Edi Gathegi) e Jim Beckwourth (R.J. Cyler). No entanto, seu rival prepara um forte contra-ataque e, para isso, conta com a ajuda dos impiedosos Trudy Smith e Cherokee Bill.

O longa se destaca por contar com um elenco majoritariamente negro e uma trilha sonora de tirar o fôlego. Dirigido por Jeymes Samuel (O Livro de Clarence), o longa conta com Jonathan Majors (Loki), Zazie Beetz (Coringa), Edi Gathegi (Aporia) e R.J Cyler (Emergência). No IMDb, o título tem nota de 6.6 e aprovação de 88% da crítica no Rotten Tomatoes.

 Reprodução/IMDb Vingança e Castigo insere personagens negros reais do velho oeste americano em um enredo ficional — Foto: Reprodução/IMDb

2. Concrete Cowboy (2020)

Esse é mais um título com Idris Elba (Thor: Ragnarok) no elenco. Concrete Cowboy segue o adolescente Cole (Caleb McLaughlin), que é forçado a viver com seu pai, Harper, na Filadélfia. Lá, seu pai tenta recriar os laços familiares ao mostrar para o jovem o mundo dos cavaleiros urbanos que mantêm uma tradição centenária afro-americana de cavalgar na cidade.

Inspirado no livro Ghetto Cowboy, de Greg Neri, Concrete Cowboy foi dirigido por Ricky Staub e conta com nomes como Lorraine Toussaint (Selma) e Jharrel Jerome (Full Circle), além de Idris Elba e Caleb McLaughlin. O filme ganhou um prêmio no Palm Springs International Film Festival em 2021 e conta com nota 6.3 no IMDb, além de aprovação de 80% no Rotten Tomatoes.

 Divulgação/IMDb Concrete Cowboy narra a relação entre pai e filho em um contexto cowboy — Foto: Divulgação/IMDb

Nem só de filmes americanos vive o gênero! Em uma versão indiana de faroeste, Thar utiliza algumas características clássicas do estilo em paisagens do deserto que dá nome ao longa. A trama mostra a história do misterioso Siddharth, que chega à região. O rapaz acaba esbarrando com o policial Surekha Singh, responsável por investigar alguns assassinatos brutais em uma vila remota do país. O profissional acaba notando que talvez as intenções do novo morador sejam diferentes do que parecem.

Em uma mistura de drama e crime, a produção é uma ótima opção do catálogo da Netflix. Thar é dirigido por Raj Singh Chaudhary (Gulaal) com Harshvardhan Kapoor (Mirzya) e Anil Kapoor (Quem Quer Ser um Milionário?) no elenco, o filme conquistou seis prêmios desde seu lançamento. O longa tem nota 6.1 no IMDb e aprovação de 63% da crítica no Rotten Tomatoes.

 Reprodução/IMDb Thar conta com paisagens do deserto indiano que dá nome ao filme — Foto: Reprodução/IMDb

Fã do cinema brasileiro? Esta pode ser uma boa opção. O primeiro longa-metragem brasileiro original da Netflix também é um exemplar do gênero faroeste no Brasil. Ambientado no sertão de Pernambuco, a obra narra a história de Cabeleira, um assassino pistoleiro criado de forma isolada por um cangaceiro. Depois de crescer, o homem vai para a cidade e encontra um território dominado por um francês responsável pelo comércio de pedras preciosas nos anos 40.

O Matador foi dirigido por Marcelo Galvão (Colegas) e é protagonizado por Diogo Morgado (Vizinhos Para Sempre). Além dele, o longa também conta com nomes como Maria de Medeiros (Pulp Fiction). O título foi indicado a dez prêmios e apresenta nota 6.0 no IMDb.

 Reprodução/IMDb O Matador foi o primeiro longa brasileiro feito pela Netflix e conta a história de Cabeleira — Foto: Reprodução/IMDb

5. Meus Heróis eram Cowboys (2021)

Este é o título mais curto da nossa lista! Meus Heróis eram Cowboys é um documentário com 22 minutos de duração que busca explorar a vida de Robin Wiltshire, um imigrante que vive inspirado pelas histórias do Oeste americano. O homem passa sua vida como treinador de animais para filmes e comerciais como uma forma de superar seus traumas. Vários usuários do IMDb apontam que, mesmo curta, a história é comovente. Com direção de Tyler Greco (Estrela Solitária), Meus Heróis eram Cowboys tem nota 6.7 no agregador em questão.

 Divulgação/Netflix Meus Heróis eram Cowboys é um documentário original da Netflix sobre o treinador de cavalos Robin Wiltshire — Foto: Divulgação/Netflix

O clássico de Quentin Tarantino (Kill Bill) não poderia ficar de fora desta lista. A história se passa dois anos antes da conhecida Guerra Civil dos Estados Unidos. No filme, Django é um escravizado que acompanha um caçador de recompensas alemão para ajudá-lo a caçar os irmãos Brittle. Com o sucesso da missão o protagonista é libertado e acaba por encontrar a fazenda de Calvin Candie, onde sua esposa ainda é escravizada.

Django Livre tem nomes de peso no elenco como Jamie Foxx (Collateral), Leonardo DiCaprio (Titanic) e Christoph Waltz (Inglourious Basterds). O filme ganhou dois Oscars e recebeu mais de uma centena de nomeações ao redor do mundo. No IMDb, tem nota 8.5 e aprovação de 87% da crítica no Rotten Tomatoes.

 Reprodução/IMDb Django Livre venceu em duas categorias do Oscar — Foto: Reprodução/IMDb

7. Estrada sem Lei (2019)

A famosa história de Bonnie e Clyde também é explorada por um dos filmes escondidos no catálogo da Netflix. Dirigido por John Lee Hancock (Um Sonho Possível), Estrada Sem Lei reconta a caçada aos criminosos sob a perspectiva dos homens que os derrubaram. Frank Hamer e Maney Gault são convocados para rastrear os dois fugitivos mais procurados dos Estados Unidos depois que outras buscas não deram certo.

O longa é baseado na história real dos investigadores e conta com Kevin Costner (The Postman) e Woody Harrelson (Jogos Vorazes) como protagonistas. No IMDb, o filme tem nota 6.9, enquanto conta com aprovação de 58% da crítica no Rotten Tomatoes.

 Reprodução/IMDb Estrada sem Lei aborda a história real dos detetives que derrubaram Bonnie e Clyde — Foto: Reprodução/IMDb

8. Relatos do Mundo (2020)

Dirigido por Paul Greengas (A Supremacia Bourne), Relatos do Mundo é ambientada anos depois da Guerra Civil nos Estados Unidos. O título da Netflix acompanha o Capitão Jefferson Kyle Kidd, que viaja de cidade em cidade para ler as últimas notícias aos moradores. Mas tudo muda quando o homem encontra a adolescente Johanna. A menina foi criada por nativos Kiowa, só que a lei decidiu que a garota deve voltar à sua família biológica. O filme, então, mostra como os dois precisam viajar até o destino da criança, enfrentando vários problemas. Nomeado a quatro Oscars, Relatos do Mundo é protagonizado por Tom Hanks (Forrest Gump) e Helena Zengel (Transamazonia). Além disso, o longa tem nota 6.8 e aprovação de 88% da crítica no Rotten Tomatoes.

 Divulgação/IMDb Relatos do Mundo é um faroeste protagonizado por Tom Hanks — Foto: Divulgação/IMDb

9. O Diabo de Cada Dia (2020)

Mais um filme com grandes nomes no elenco, O Diabo de Cada Dia é um thriller psicológico que se passa nos estados americanos de Ohio e Virginia do Norte, depois da Segunda Guerra Mundial. A trama leva o público a acompanhar as histórias de vários personagens diferentes, cada um com seus próprios traumas. Dentre eles, há Arvin Eugene Russell, filho do veterano de guerra Willard Russell, que é atormentado pelo fato de não ter conseguido salvar sua mulher Charlotte do câncer. Entre os personagens, ainda existe um casal de assassinos e um pregador.

O Diabo de Cada Dia tem atores como Tom Holland (Homem Aranha: De Volta ao Lar), Robert Pattinson (Crepúsculo) e Bill Skarsgård (IT - A Coisa). Dirigido por Antonio Campos (Christine), o filme apresenta nota 7.1 no IMDb e aprovação de 65% da crítica no Rotten Tomatoes.

 Divulgação/Netflix O Diabo de Cada Dia traz o ator inglês Tom Holland vivendo Arwin Russell — Foto: Divulgação/Netflix

10. Os 7 de Chicago (2020)

Escondido no catálogo da plataforma, Os 7 de Chicago se passa na década de 1960, em plena guerra do Vietnã e movimentos civis nos Estados Unidos. O filme retrata a história real de sete acusados de conspiração pelo governo do ex-presidente americano Nixon durante a Convenção Nacional Democrata de 1968. O título aborda o julgamento injusto desses ativistas, que incluíam Tom Hayden, Abbie Hoffman e Bobby Seale, dos Panteras Negras.

Nomes como Eddie Redmayne (Os Miseráveis), Sacha Baron Cohen (Borat) e Yahya Abdul-Mateen II (Aquaman) fazem parte do elenco. Dirigido por Aaron Sorkin (A Rede Social), o longa tem uma nota 7.7 no IMDb e aprovação de 89% da crítica no Rotten Tomatoes.

 Divulgação/IMDb Os 7 de Chicago se passa durante a Guerra do Vietnã e o movimento dos direitos civis nos Estados Unidos — Foto: Divulgação/IMDb

11. Ataque dos Cães (2021)

Com 12 indicações ao Oscar, Ataque dos Cães é um fenômeno entre o púbico e a crítica especializada. O título explora o drama para acompanhar o fazendeiro durão Phil Burbank na cidade americana de Montana. Quando seu irmão mais novo George se casa com a viúva Rose e leva o filho da mulher para morar sob seu teto, alguns problemas surgem e vários segredos do passado são expostos.

Ataque dos Cães conta com atuações brilhantes de Benedict Cumberbatch (O Jogo da Imitação), Jesse Plemons (O Irlandês), Kirsten Dunst (Homem-Aranha) e Kodi Smit-McPhee (X-men: Apocalipse) sob a direção de Jane Campion. No IMDb, o longa tem nota 6.8 e aprovação de impressionantes 94% da crítica no Rotten Tomatoes.

 Reprodução/The Movie Database Ataque dos Cães foi destaque no Oscar, com mais de dez indicações — Foto: Reprodução/The Movie Database

12. Retorno da Lenda (2021)

Nosso último título do faroeste escondido no catálogo da Netflix é Retorno da Lenda. Dirigido por Potsy Ponciroli, o filme gira em torno de Henry McCarty. O homem é um fazendeiro viúvo que vive isolado com seu filho. Sua vida pacata muda quando McCarty decide ajudar um homem ferido que carrega uma bolsa de dinheiro. Depois de um tempo, um grupo de pessoas que dizem ser da polícia bate na sua porta e o fazendeiro precisa decidir em quem confiar.

Retorno da Lenda tem no elenco Tim Blake Nelson (Irmãos de Sangue), Gavin Lewis (Pequenos Incêndios por Toda Parte) e Scott Haze (Jurassic World Domínio). O filme venceu três prêmios e conta com nota 7.3 no IMDb e ótima aprovação de 94% da crítica no Rotten Tomatoes.

 Divulgação/IMDb O Retorno da Lenda conta a história do fazendeiro Henry McCarty — Foto: Divulgação/IMDb

🎥Conheça os 10 melhores filmes de ação de todos os tempos segundo crítica

Conheça os 10 melhores filmes de ação de todos os tempos segundo crítica

Conheça os 10 melhores filmes de ação de todos os tempos segundo crítica

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro