Os documentários da Netflix sobre true crime relatam como aconteceram alguns dos crimes mais famosos ao redor do mundo e outros que não são tão conhecidos, mas que chamam atenção por suas histórias peculiares e misteriosos. Casos como O Desaparecimento de Madeleine McCann (2019) e Caso Arquivado: Quem Matou JonBenét Ramsey? (2024) ganharam repercussão mundial, mas permanecem sem solução até hoje, mesmo décadas após o ocorrido. Já Night Stalker: Tortura e Terror (2021) e Os Crimes da Nossa Mãe (2022) retratam os aspectos mais sombrios e cruéis da humanidade.
Para quem se interessa sobre crimes reais, o TechTudo criou uma lista com 12 documentários disponíveis na Netflix que vão te deixar de queixo caído. A seguir, veja sobre o que se trata cada um deles, além das notas nos agregadores. Vale ressaltar que alguns dos casos a seguir contém denúncias de violência, assédios e abusos sexuais, podendo servir de gatilho para algumas pessoas.
Batizado pela mídia, o serial killer Night Stalker aterrorizou Los Angeles no verão de 1985 e os relatos da sua caça e julgamento são reunidos em Night Stalker: Tortura e Terror (2021) — Foto: Reprodução/IMDb Na lista organizada pelo TechTudo, você vai encontrar os seguintes documentários disponíveis na Netflix indispensáveis para quem curte true crime:
- Caso Arquivado: Quem Matou JonBenét Ramsey? (2024)
- Quem Matou María Marta? (2020)
- Sequestrada à Luz do Dia (2017)
- Homicídio nos EUA: Laci Peterson (2024)
- Em Busca do Enfermeiro da Noite (2022)
- Amante, Stalker e Mortal (2024)
- Vítima x Suspeita (2023)
- Night Stalker: Tortura e Terror (2021)
- Os Crimes da Nossa Mãe (2022)
- O Desaparecimento de Madeleine McCann (2019)
- Um Pesadelo Americano (2024)
- Gênio Diabólico (2018)
1. Caso Arquivado: Quem Matou JonBenét Ramsey? (2024)
A pequena JonBenét Ramsey tinha apenas 6 anos, mas já possuía uma consolidada carreira como miss infantil. Quando a família reporta seu desaparecimento, o caso é tratado inicialmente como sequestro, já que foi encontrado um pedido de resgate. Porém, o caso ganha contornos estranhos quando, horas depois, o o corpo da menina é encontrado no porão da casa da família. Ocorrido em dezembro de 1996, o crime segue, até os dias de hoje sem solução, embora a lista de suspeitos de seja longa.
O documentário Caso Arquivado: Quem Matou JonBenét Ramsey? foi lançado pela Netflix em novembro de 2024 e é dirigido por Joe Berlinger (Conversas Com um Assassino: As Gravações de Jeffrey Dahmer). A série aponta erros de investigação e destacam como a pressão da mídia e da população atrapalharam o andamento do caso. Com três episódios, o documentário é avaliado pelo IMDb com nota 6,9 e tem 100% de aprovação no Rotten Tomatoes.
A pequena JonBenét Ramsey nunca teve o mistério de sua morte solucionado, e o documentário Caso Arquivado: Quem Matou JonBenét Ramsey? (2024) aponta os erros cometidos na investigação do crime — Foto: Reprodução/IMDb 2. Quem Matou María Marta? (2020)
Inicialmente tratada como acidente em uma banheira, a morte de María Marta logo virou caso de polícia quando o legista encontra cinco balas em sua cabeça. Um dos casos criminais mais polêmicos da Argentina, ocorrido em 2002, o crime segue sem solução. O documentário os possíveis suspeitos do assassinato, que incluem os membros da família de María Marta e, principalmente, seu marido, Carlos Carrascosa.
Quem Matou María Marta? (2020), avaliado com nota 7,0 no IMDb e com 83% de aprovação pública no Rotten Tomatoes, é dividido em quatro indignantes episódios, com depoimentos dos investigadores, do promotor do caso e até mesmo dos familiares suspeitos de envolvimento no assassinato. O documentário tem direção de Alejandro Hartmann (Os Irmãos Menendez) e recebeu dois prêmios de Melhor Documentário (Argentinean Film Critics Association Awards e Argentores Award).
Quem Matou María Marta? (2020) não desvenda o mistério sobre o assassinato da socióloga da burguesia argentina — Foto: Reprodução/IMDb 3. Sequestrada à Luz do Dia (2017)
Sequestrada à Luz do Dia (2017) relata uma história que, quanto mais se desenrola, mais inacreditável fica. A menina Jan Broberg, de 12 anos, foi vítima de sequestro por um amigo de sua família, Robert Berchtold, em uma pequena comunidade de Idaho. Aos 14 anos, o mesmo homem a sequestra novamente, mantendo a menina em cativeiro e praticando uma série de abusos emocionais, psicológicos e sexuais por anos.
Dirigido por Skye Borgman (A Noite Que Não Acabou), o documentário aborda um caso criminal que consegue ser mais estranho e apavorante do que a ficção. Um fato que diferencia Sequestrada à Luz do Dia de outros documentários criminais é que a própria vítima é uma das depoentes, dando detalhes em primeira pessoa dos fatos. No IMDb, a nota do documentário é 6,8, enquanto no Rotten Tomatoes sua aprovação é de 74%.
Sequestrada à Luz do Dia (2017) relata como toda a família Broberg foi manipulada pelo suposto amigo da família, Robert Berchtold — Foto: Reprodução/IMDb 4. Homicídio nos EUA: Laci Peterson (2024)
Casada há quatro anos, Laci Peterson estava grávida de oito meses quando desapareceu, em 2002, na véspera do Natal. A busca pela moça constatou seu brutal assassinato, onde o principal suspeito é seu marido, Scott Peterson. O homem acabou sendo condenado por homicídio de primeiro grau pela morte de sua esposa e em segundo grau pela morte do filho, mas Scott ainda alega inocência. Homicídio nos EUA: Laci Peterson aborda os detalhes da investigação criminal e da relação do casal antes do assassinato de Laci.
O polêmico e brutal crime divide opiniões, já que uma parte do público não tem dúvidas quanto a culpa de Scott, enquanto outra vê falhas na investigação e no julgamento. O documentário, com nota 7,0 no IMDb e aprovação de 100% no Rotten Tomatoes, é dirigido por Skye Borgman (Murder in the Heartland), que colheu depoimentos de familiares e amigos de Laci Peterson, além de contar com grande acervo de fotos e vídeos que ajudam a contar a trajetória da moça.
Laci Peterson estava grávida de oito meses quando desapareceu em 2002 e teve seu corpo encontrado quatro meses depois, como relatado em Homicídio nos EUA: Laci Peterson (2024) — Foto: Reprodução/Rotten Tomatoes 5. Em Busca do Enfermeiro da Noite (2022)
A macabra história de como o enfermeiro de UTI Charles Cullen matava seus pacientes é relatada no documentário Em Busca do Enfermeiro da Noite (2022). Os depoimentos apresentados na produção vão desde os policiais envolvidos na investigação, colegas de trabalho de Cullen e a ex-enfermeira Amy Loughren, responsável pela denúncia que levou Charles Cullen a ser investigado e, posteriormente, condenado pelos assassinatos em série.
A direção de Em Busca do Enfermeiro da Noite (2022) fica por conta de Tim Travers Hawkins (Burn It Down!)e o documentário é avaliado pelo IMDb com nota 6,4, enquanto a aprovação no Rotten Tomatoes é de 71%. Além dos relatos dos envolvidos na investigação, a série documental traz gravações de depoimentos do próprio Charles Cullen, que acreditava estar ajudando as pessoas ao dar fim à vida delas. Vale lembrar que a Netflix também conta com um filme de ficção chamado O Enfermeiro da Noite (2022), que é baseado na história de Cullen.
O documentário Em Busca do Enfermeiro da Noite (2022) explora a investigação policial que provaram que o enfermeiro Charles Cullen cometera uma série de assassinatos nos hospitais da cidade de New Jersey — Foto: Reprodução/Rotten Tomatoes 6. Amante, Stalker e Mortal (2024)
O que era para ser um recomeço após um divórcio, acabou em um gravíssimo caso de perseguição, ameaças, assédio e até assassinato. Dave não imaginava o que aconteceria ao se envolver, sem compromisso, com duas mulheres. Uma delas não aceitou nada bem a casualidade do relacionamento e, muito menos, a presença de outra mulher na vida de Dave. Por quatro anos, o homem e as pessoas próximas a ele sofreram com diversas formas de assédio e violência.
O imprevisível e trágico Amante, Stalker, Mortal (2024) tem direção de Sam Hobkinson (The Confession). O documentário se desenrola através de entrevistas com os envolvidos na investigação, vítimas da perseguição e do próprio Dave, além de fotos das envolvidas no triângulo amoroso e reconstruções das cenas. Sua avaliação no IMDb é 7,0 e a aprovação no Rotten Tomatoes é de 92%.
Amante, Stalker e Mortal (2024) relata a insana história de um triângulo amoroso que acabou em tragédia — Foto: Reprodução/IMDb 7. Vítima x Suspeita (2023)
A jornalista Rae de Leon, em sua primeira investigação solo, viaja por todo o território dos Estados Unidos e descobre um terrível padrão quanto às denúncias de abuso sexual. Ao invés de encontrarem apoio e justiça, as vítimas, em sua maioria jovens mulheres, são tratadas como criminosas, acusadas de falsa denúncia e, muitas vezes, acabam presas, detidas e condenadas por um sistema que deveria protegê-las.
Rae de Leon trabalhou na investigação de casos semelhantes por quatro anos, reunindo depoimentos de mulheres descredibilizadas pela polícia e tratadas da pior forma possível por todo um sistema falho, desde o momento da denúncia e por toda a sua condução. Vítima x Suspeita (2023), dirigido por Nancy Schwartzman (Sasha Reid and the Midnight Order), recebe nota 6,8 no IMDb e tem 79% de aprovação no Rotten Tomatoes.
Rae de Leon acompanha uma das vítimas de violência sexual em sua investigação, em cena do documentário Vítima x Suspeita (2023) — Foto: Reprodução/Rotten Tomatoes 8. Night Stalker: Tortura e Terror (2021)
Um serial killer tirou o sono da população e da polícia em Los Angeles no verão de 1985. Junto a uma intensa onda de calor, chegou à cidade uma série de assassinatos e agressões sexuais que não pareciam estar relacionados entre si, pois não havia um padrão. As vítimas eram homens, mulheres, crianças, idosos, de diferentes raças e classes sociais, e também aconteciam em diferentes bairros. Após uma incansável investigação, o detetive Gil Carrillo e o investigador Frank Salerno conseguiram identificar um suspeito e dar início a uma caçada.
Batizado pela mídia como Night Stalker, o homem é considerado um dos mais notórios serial killers dos Estados Unidos. Night Stalker: Tortura e Terror (2021) apresenta todo o processo de investigação, captura e o julgamento do Night Stalker, através e entrevistas e imagens de arquivo. O documentário, que tem nota 7,5 no IMDb e aprovação de 71% no Rotten Tomatoes, é dirigido por James Carroll (Face to Face with Scott Peterson) e Tiller Russell (Bastidores da Pop: O Esquema das Boysband).
O documentário Night Stalker: Tortura e Terror (2021) conta a tensa história de caça e captura de um dos serial killers mais desafiadores para as autoridades dos Estados Unidos — Foto: Reprodução/IMDb 9. Os Crimes da Nossa Mãe (2022)
Lori Vallow era uma mulher vista pelos familiares e amigos como uma mãe de três filhos bastante dedicada, esposa amorosa e uma religiosa fervorosa da comunidade Mórmon. Sua vida muda completamente em três anos, após Lori conhecer Chad Daybell, que compartilhava de suas crenças e visões apocalípticas sobre o universo. Juntos, eles passaram a ser suspeitos de uma sequência de assassinatos, que incluem a esposa de Chad, além do marido e os dois filhos mais novos de Lori.
Os emocionantes depoimentos do filho mais velho da mulher, Colby Ryan, conduzem a história de Os Crimes da Nossa Mãe (2022). A narrativa relatada no documentário dirigido por Skye Borgman (Girl in the Picture) é tão surreal que, se fosse ficção, soaria exagerada. Os relatos são divididos em três episódios e as notas para a produção nos sites avaliadores são 7,0 no IMDb e 100% de aprovação no Rotten Tomatoes.
Lori Vallow parecia uma cidadã comum, mas se mostrou uma mulher sem escrúpulos, fria e cruel, como relatado em Os Crimes da Nossa Mãe (2022) — Foto: Reprodução/Netflix 10. O Desaparecimento de Madeleine McCann (2019)
O Desaparecimento de Madeleine McCann (2019) traz uma análise detalhada sobre um dos mais famosos casos envolvendo um desaparecimento infantil, que ganhou repercussão mundial. A pequena Madeleine, de apenas 3 anos, desapareceu de seu quarto em um resort na Praia da Luz enquanto dormia. A família inglesa, que passava férias em Portugal, precisou enfrentar o escrutínio da mídia e a ineficácia da polícia para tentar encontrar o culpado. O caso, ocorrido em maio de 2007, segue sem solução até hoje.
Com grande cobertura midiática, a polícia sofreu pressão popular e especulações de todos os lados surgiram. Os pais foram considerados suspeitos, mas nunca houve evidências que levassem a acusação adiante. Outros suspeitos foram considerados ao longo dos anos, mas o caso nunca foi concluído. O documentário de oito episódios é dirigido por Chris Smith (Don't Die: The Man Who Wants to Live Forever) e é avaliado com nota 6,6 no IMDb e tem aprovação pública de 39% no Rotten Tomatoes.
O desaparecimento da pequena Madeleine teve repercussão mundial desde o primeiro dia, em 2007, e os mistérios sobre o caso são reunidos no documentário O Desaparecimento de Madeleine McCann (2019) — Foto: Reprodução/IMDb 11. Um Pesadelo Americano (2024)
Um caso incomum, que beira o inacreditável, é a trama central de Um Pesadelo Americano (2024). O casal californiano Aaron Quinn e Denise Huskins foi acusado de forjar um sequestro. Inicialmente, Aaron foi considerado suspeito ao procurar a polícia e informar do desaparecimento de Denise, afirmando que havia sido amarrado pelo sequestrador. Após a moça reaparecer alguns dias depois como se nada tivesse acontecido, os dois foram desacreditados pela polícia e tratados como suspeitos. Contudo, novas pistas fizeram o caso tomar rumos totalmente inesperados.
A série documental dirigida por Bernadette Higgins (O Golpista do Tinder) e Felicity Morris (Don't F**k with Cats: Hunting an Internet Killer) é dividida em três episódios, onde, além de relatar o violento caso sofrido pelo casal, denuncia os perigos e graves consequências de uma investigação tendenciosa, realizada com descaso. As avaliações no sites agregadores são 7,5 no IMDb e aprovação de 96% no Rotten Tomatoes.
Um Pesadelo Americano (2024) denuncia as consequências de um caso conduzido sem responsabilidade pelas autoridades — Foto: Reprodução/Netflix 12. Gênio Diabólico (2018)
O que parecia uma simples tentativa de assalto a banco que deu errado se tornou uma investigação inacreditável. Um entregador de pizza com uma bomba no pescoço foi interceptado pela polícia, mas a bomba foi acionada e o homem morreu na frente de todos antes mesmo que o esquadrão anti-bombas pudesse chegar. A investigação leva ao nome de Marjorie Diehl-Armstrong, uma mulher de QI altíssimo, extremamente manipuladora e que sucumbiu a diversos problemas mentais.
O documentário Gênio Diabólico (2018) é produzido com imagens reais, que mostram como Marjorie tenta a todo momento dissuadir as pessoas a acreditar que ela não é maquiavélica como dizem. Trey Borzillieri (À Caça de Hitler) e Barbara Schroeder (Talhotblond), diretores da série documental, conseguem mostrar que a vida real, muitas vezes, pode ser mais inimaginável do que a ficção. No IMDb, a nota do documentário é 7,5, enquanto no Rotten Tomatoes sua aprovação é de 80%.
Marjorie Diehl-Armstrong tem uma inteligência fora do comum, assim como sua maldade e capacidade de manipulação, relatados em imagens reais no documentário Gênio Diabólico (2018) — Foto: Reprodução/IMDb Com informações de IMDb (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12) e Rotten Tomatoes (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12).
🎥Seis truques da Netflix que você não está usando, mas deveria!
Seis truques da Netflix que você não está usando, mas deveria!

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
10 meses atrás
111

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/k/n/c9AaGBRHufgLE3lCMnJg/michaela-benthaus.jpg)


:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro