Os filmes animados podem parecer fofos e inofensivos ao primeiro momento, mas muitas dessas produções têm histórias sombrias por trás do encanto fantástico. O apelo lúdico dos contos infantis vira um recurso para falar de temas profundos como saúde mental, traumas, mazelas humanas e até terror sobrenatural. Títulos como Pinocchio (2022), Túmulo dos Vagalumes (1988) e Coraline e o Mundo Secreto (2009) são exemplos de enredos cheios de ternura e espinhos. Esses e outros longas semelhantes podem ser vistos nas plataformas de streaming Netflix, Amazon Prime Video, Disney+ e mais.
Para quem procura por animações complexas e assustadoras, o TechTudo listou 12 produções do subgênero com personagens profundos e histórias assustadoras. A seguir, confira quais são os títulos, o enredo, elenco de voz, repercussão na crítica e onde assistir cada um.
Perfect Blue é uma animação de terror psicológico dirigida por Satoshi Kon (Atriz Milenar) — Foto: Reprodução/Strasbourgfestival Na lista organizada pelo TechTudo, você vai encontrar 12 filmes animados que parecem fofos, mas são bem pesados. São eles:
A lista começa com esta obra assinada pelo cineasta mexicano Guillermo del Toro, que explorou um tom mais sombrio do clássico conto infantil. A história já conhecida fala de um boneco de madeira que é criado por um simples carpinteiro e ganha vida própria. Com emoções humanas, Pinocchio sonha em ser um menino de verdade. No entanto, del Toro vai fundo nas mazelas humanas para adicionar camadas ao velho carpinteiro. A trama explora a origem Gepeto, um homem que teve o filho pequeno morto em um bombardeiro, na Primeira Guerra Mundial. Mais tarde, ele esculpe Pinóquio em um estado de tristeza e embriaguez.
Baseada na obra literária de Carlo Collodi, o filme, que também tem direção de Mark Gustafson, foi premiado com um Oscar em 2023. Nos agregadores, a produção recebeu avaliação de 7.6 no IMDb e 96% de aprovação da crítica Rotten Tomatoes. O elenco de dublagem é estrelado por Gregory Mann (Cats), David Bradley (Harry Potter) e Ewan McGregor (Moulin Rouge). O filme está disponível na Netflix.
Pinocchio (2022) de Guillermo del Toro explora temas como depressão, violência e trabalho infantil — Foto: Reprodução/IMDb Esta clássica animação stop-motion gira em torno de Coraline Jones, uma garota sensível e curiosa que sofre por ser negligenciada pelos pais. Ao se mudar para uma nova residência, ela encontra um portal para uma versão alternativa de sua vida onde ela é feliz e tudo parece perfeito. A história se torna assustadora ao explorar visuais macabros no novo mundo descoberto pela menina, além de trazer cenas perturbadoras com agulhas e aranhas.
Sob direção de Henry Selick (O Estranho Mundo de Jack), a obra também não poupa imagens de morte e desfiguração. Com narração original dos atores Dakota Fanning (Ripley), Teri Hatcher (Desperate Housewives) e John Hodgman (O Primeiro Mentiroso), o filme alcançou avaliação de de 7.8 no IMDb e índice de 91% de apoio da crítica no Rotten. Coraline está disponível no Amazon Prime Video com o canal Universal+.
Coraline (2009) é uma animação dark com cenas fortes de tortura — Foto: Reprodução/Movie Web ParaNorman é um conto de terror sobrenatural com massinhas fofas que trazem o tom fantástico da obra. O enredo segue Norman, um garoto com o dom incomum de ver e conversar com os mortos. Ele vive isolado da sociedade e prefere a companhia dos espíritos. Quando uma antiga maldição de bruxas desencadeia uma invasão zumbi em sua cidade, ele se torna a única esperança para impedir o desastre.
O filme da dupla Chris Butler (Link Perdido) e Sam Fell (Por Água Abaixo), se torna assustador ao misturar contos de terror com eventos trágicos da vida real como os Julgamentos das Bruxas de Salem, de 1693. A produção alcançou avaliação de 7.0 no agregador IMDb , e 89% de aclamação no Rotten Tomatoes. A história conta com dublagens de Kodi Smit-McPhee (Ataque dos Cães), Ana Kendrick (A Escolha Perfeita) e Christopher Mintz (Superbad). O filme pode ser visto no Amazon Prime Video, com o canal parceiro Universal+.
ParaNorman (2012) faz uma conexão entre eventos históricos reais com a trama sobrenatural — Foto: Divulgação/IMDb 4. O Gigante de Ferro (1999)
Esta é outra animação que aposta em eventos históricos reais de plano de fundo para trazer mais obscuridade ao encanto dos desenhos. O longa acompanha Hogarth, um garoto que descobre um robô gigante caído nos Estados Unidos em 1957 e desenvolve uma forte amizade com ele. No entanto, quando o exército identifica o autômato como uma ameaça, embora ele seja dócil e sensível, uma ofensiva militar é iniciada para capturá-lo. O Gigante de Ferro está disponível para aluguel ou compra no Amazon Prime Video.
Dirigido por Brad Bird (Ratatouille, Os Incríveis), este clássico da animação adapta a fábula de Ted Hughes e se passa em plena Guerra Fria, e além de explorar temas como amizade e família, a produção funciona como uma alegoria do preconceito com imigrantes. Com avaliações expressivas com a crítica, o filme obteve nota 8.1 no IMDb e 96% de apoio no Rotten.
O Gigante de Ferro (1999) de Brad Bird combina eventos reais e ficção para falar sobre amizade, família e preconceito com imigrantes — Foto: Divulgação/IMDb Esta clássica animação do Studio Ghibli retrata os horrores da Segunda Guerra Mundial sob a perspectiva de dois irmãos. Seita e sua irmã mais nova, Setsuko, perdem a mãe em um bombardeio e lutam para sobreviver em meio à fome e ao colapso do Japão devastado pelos conflitos bélicos. O Túmulo dos Vagalumes, dirigido por Isao Takahata, se torna sombrio ao combinar cenas de bombardeios, fome e destruição com belas paisagens de forma que evidencia ainda mais a hostilidade da guerra.
Considerada uma das animações mais comoventes e tristes do cinema, o filme foi baseado no conto autobiográfico escrito por Akiyuki Nosaka e publicado em 1967. A produção fez sucesso com o público e a crítica com avaliação de 8.5 no agregador IMDb e índice de 100% de aprovação crítica no Rotten Tomatoes. Atualmente disponível na Netflix, o elenco de dublagem da obra é estrelado por Tsutomu Tatsumi (Wanghu Simcheong) e Ayano Shiraishi (My Wife’s Shell).
Túmulo dos Vagalumes (1988) narra uma história baseada no conto autobiográfico escrito por Akiyuki Nosaka, publicado em 1967 — Foto: Reprodução/Studio Ghibli 6. O Caldeirão Mágico (1985)
O Caldeirão Mágico é uma épica fantasia que se passa na terra mística de Prydain e acompanha Taran, um jovem guardador de porcos que sonha em se tornar um grande guerreiro. Sua rotina muda quando seu porco profético, Hen-Wren, é capturado pelos servos do cruel Rei de Chifres, que busca o lendário caldeirão mágico para erguer um exército de mortos-vivos. Pioneira da dark animação, a trama traz cenários mais escuros e sombrios com exércitos de esqueletos.
Com direção assinada por Ted Berman (O Cão e a Raposa) e Richard Rich (A Princesa Encantada), o longa foi inicialmente considerado um fracasso, justamente por sua abordagem mais perturbadora e incomum nas histórias da Disney. O filme recebeu nota 6.3 no IMDb e 56% de aprovação da imprensa no Rotten. Disponível no Disney+.
O Caldeirão Mágico (1985) é considerado um clássico cult do subgênero de animações sombrias — Foto: Reprodução/IMDb 7. A Ratinha Valente (1982)
A trama narra a história de Brisby, uma ratinha viúva que enfrenta diversos desafios para salvar seu filho doente, Timothy. Com a ajuda de aliados como um corvo desajeitado e uma sábia coruja, ela busca mover sua casa para um local seguro antes que um fazendeiro destrua seu lar. Nessa jornada, ela acaba descobrindo segredos sobre uma colônia de ratos com uma conexão inesperada com seu falecido marido. A Ratinha Valente está disponível no Amazon Prime Video via MGM+.
Para entender o aspecto macabro por trás da animação dirigida por Don Bluth (Todos os Cães Merecem o Céu) é necessário mencionar que o título em inglês é The Secret of NIMH. A sigla no final do nome da obra faz referência ao National Institute of Mental Health, indicando que aquela sociedade de ratinhos são na verdade sobreviventes de vários experimentos e tortura do Instituto. O filme foi avaliado com nota 7.5 no IMDb e 93% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes.
A Ratinha Valente (1982) é uma fantasia sombria que narra a história de uma sociedade de roedores que foram vítimas de experimentos de um laboratório — Foto: Reprodução/IMDb 8. O Cão e a Raposa (1981)
Após perder a mãe para um caçador, a jovem raposa Tod é adotada por uma bondosa senhora e logo faz amizade com Copper, um filhote de cão de caça. Juntos, compartilham momentos felizes durante a infância. No entanto, conforme crescem, a amizade deles é posta à prova, pois Copper é treinado para caçar raposas e sua amiga de infância se torna sua presa. Sob direção de Ted Berman (O Caldeirão Mágico), a animação explora questões de lealdade e também sobre a caça predatória de animais.
O elenco de vozes conta com narrações de Kurt Russell (Os Oito Odiados), Mickey Rooney (Uma Noite no Museu) e Jack Albertson (A História de Três Estranhos). Disponível no Disney+, o filme angariou avaliação de 7.2 no IMDb 75% de aprovação da imprensa no Rotten Tomatoes.
O Cão e a Raposa (1981) narra uma história de amizade improvável entre um cão caçador e sua presa — Foto: Divulgação/Disney Esta é outra animação que faz uma crítica à caça esportiva. A trama narra a história de um cervo que leva uma infância tranquila na floresta ao lado de sua mãe protetora. No entanto, sua vida muda drasticamente quando ela é morta por um caçador. Agora órfão, ele precisa amadurecer e enfrentar os desafios da natureza sem a proteção materna.
O filme conta com direção de James Algar e Samuel Armstrong, com um elenco de voz estrelado por Donnie Dunagan (O Filho de Frankenstein), Peter Behn (Once Upon a Studio) e Sterling Holloway (Aristogatas). A produção atingiu avaliação de 7.3 no agregador IMDb e índice de 91% de apoio da imprensa especializada no Rotten Tomatoes. O filme Bambi Disponível no Disney+.
Bambi (1942) está disponível no streaming Desney+ — Foto: Reprodução/IMDb 10. O Último Unicórnio (1983)
Esta animação traz uma narrativa agridoce com momentos de felicidade e profunda tristeza ao abordar temas como pertencimento e abandono. A trama conta a história de um unicórnio que busca seus semelhantes, que se separaram após serem perseguidos por um gigante. Durante sua jornada, ela é transformada em uma mulher humana que é sequestrada e violentada. Mais tarde, ela volta a ser um unicórnio depois de se apaixonar por um humano, mas é rejeitada por sua espécie.
Com roteiro de Peter S. Beagle (O Senhor dos Anéis), a produção alcançou avaliação de 7.3 no IMDb e 76% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes. O elenco de dublagem é liderado por Mia Farrow (O Bebê de Rosemary) no papel da personagem principal. O título O Último Unicórnio está presente no Amazon Prime Video através do canal Looke.
O Último Unicórnio tem roteiro de Peter S. Beagle, famoso por seu trabalho no texto de O Senhor dos Anéis — Foto: Reprodução/IMDb 11. Bônus: Todos os Cães Merecem o Céu (1989)
Abordando questões sobre luto, amizade e vingança, a trama segue a trajetória de Charlie, um cão que é traído por um parceiro e assassinado, mas acaba recebendo a chance de voltar à terra como um anjo canino que busca vingança. No entanto, ao retornar, ele questiona seus planos após conhecer uma garotinha órfã que está sendo explorada.
Com direção de Don Bluth (Anastasia), a obra conquistou nota 6.7 no IMDb e 46% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes. O elenco de voz é estrelado por Burt Reynolds (Striptease), Dom DeLuise (A Ratinha Valente) e Judith Barsi (Dançando Com o Perigo). O título não está disponível para streaming no momento, mas merece ficar no radar.
Todos os Cães Merecem o Céu tem direção de Don Bluth (Anastasia) — Foto: Reprodução/IMDb 12. Bônus: Perfect Blue (1997)
A lista encerra com este clássico terror psicológico dirigido por Satoshi Kon (Atriz Milenar). A trama segue a jovem Mima, uma artista que deixa sua carreira como idol para se tornar atriz, despertando a fúria de fãs obsessivos. Enquanto trabalha em uma série criminal, ela começa a receber ameaças e, aos poucos, perde a noção da realidade, mergulhando em um pesadelo onde realidade e fantasia se misturam. O thriller explora o lado perverso da fama e as consequências disso para saúde mental.
Com vozes de Junko Iwao (Key The Metal Idol) no papel da protagonista Mima , Perfect Blue é um sucesso de crítica e audiência. No IMDb, o filme tem nota 8.8, enquanto no Rotten Tomatoes, alcança 84% de aprovação crítica especializada. Atualmente, o filme não está disponível no streaming.
Perfect Blue é uma animação de suspense psicológico japonesa que acompanha uma idol que sofre com perseguição dos fãs — Foto: Reprodução/MUBI Com informações de IMDb (1), Rotten Tomatoes (1), My Anime List (1), Screen Rant (1), Game Rant (1), BBC (1)
📽️Disney+ e Star+ agora são uma única plataforma; veja mudanças e preços
Disney+ e Star+ agora são uma única plataforma; veja mudanças e preços

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
10 meses atrás
17
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/p/f/gfaVLRQD6lUE3m2Kwuew/1ece32964be68fdaa1bdd12c4f41e55f3a68ff6b66860be05af47d4b53449efb.jpg)

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/C/B/NrCVoHRL2LwYwSaNclBw/000.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2023/2/1/0v9FzuQWKVE0aT0lDAIg/mega-sena.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro