Filmes da época medieval trazem histórias sobre reis e rainhas, cavaleiros honrados, lutas de espadas e fantasia para o cinema. O período que percorre os séculos 5 ao 15 já foi retratado nas telonas em produções como A Bruxa (2015), O Rei (2019) e A Lenda do Cavaleiro Verde (2022). São títulos que adaptam contos escritos na época, histórias reais ou até mesmo novas enredos contemporâneos ambientados nestes séculos. Muitas dessas produções podem ser encontradas em serviços como Amazon Prime Video, Netflix, Max, YouTube e Disney+.
Para quem é fã de filmes de época que te transportam para uma Era diferente, confira a seguir uma lista com 12 produções imperdíveis para qualquer fã de produções medievais. Em cada tópico você confere informações sobre elenco, enredo e notas do público e imprensa.
A Bruxa oferece pânico satânico no período medieval — Foto: Divulgação/Netflix Se você é fã de histórias de cavalaria, guerras e feitiçaria, não pode deixar de conferir a lista a seguir.
- Rei Arthur: A Lenda da Espada (2017)
- O Rei (2019)
- A Lenda do Cavaleiro Verde (2022)
- Medieval (2022)
- Caça às Bruxas (2011)
- Coração de Cavaleiro (2001)
- Ran (1985)
- Sangue e Honra (2011)
- Coração Valente (1995)
- Macbeth: Ambição e Guerra (2015)
- A Bruxa (2015)
- O Último Duelo (2021)
1. Rei Arthur: A Lenda da Espada (2017)
O mito do rei mais lembrado da cultura bretã foi novamente retratado nos cinemas com o filme Rei Arthur: A Lenda da Espada. Tendo Charlie Hunnam (Sons of Anarchy) no papel principal, o longa acompanha os detalhes acerca de sua lenda. Tudo começa quando o jovem monarca tem o pai assassinado pelo tio Vortigern, que usurpa seu direito ao trono. Cabe então à Arthur buscar uma forma de sobreviver nas ruas e reaver seu reinado, sendo um dos caminhos retirar de uma pedra uma poderosa espada que mudará sua vida para sempre.
Rei Arthur ainda conta com Jude Law (Capitã Marvel), Eric Bana (Hulk), Djimon Hounsou (Shazam!) e Astrid Bergès-Frisbey (O Universo no Olhar) no elenco principal. Presente na Max, o filme contém nota 6,7 entte os usuários do IMDb, mas sua aprovação é de 31% no Rotten Tomatoes.
Charlie Hunnam interpreta o mítico rei da Grã-Bretanha — Foto: Reprodução/The Movie Database Em alta após o lançamento de Duna Parte 2 (2024) e Um Completo Desconhecido (2024), o astro Timothée Chalamet ostenta em sua filmografia produções de época que se passam na era medieval. Uma delas é O Rei, onde o ator franco-estadunidense interpreta o monarca britânico Henrique V. O enredo é uma adaptação das três peças de William Shakespeare sobre seu governo, que aconteceu durante o século XV, focando também em dramas pessoais.
O filme ainda conta com a presença de Joel Edgerton (Matéria Escura), Sean Harris (Desconhecido), Lily-Rose Depp (The Idol), Robert Pattinson (Batman) e Ben Mendelsohn (Invasão Secreta), além de David Michôd (Reino Animal) na direção. Entre a crítica especializada, O Rei conquistou 71% de aprovação no Rotten Tomatoes. Já entre o público, a nota ficou em 7,3 após votação no IMDb.
O Rei tem o protagonismo de Timothée Chalamet — Foto: Reprodução/IMDb 3. A Lenda do Cavaleiro Verde (2022)
Voltando a falar sobre Rei Arthur, uma das indicações da lista é conferir A Lenda do Cavaleiro Verde, um dos mais populares contos da mitologia arturiana. Com produção da A24, o filme conta a história de Sir Gawain, um jovem monarca que foi desafiado pelo sobrenatural Cavaleiro Verde a participar de um duelo mortal. Ganha quem decepar a cabeça do outro. Ao vencer o invasor, Gawain não esperava que ele ressuscitasse para cortar sua cabeça daqui a um ano, o que requer do rapaz uma jornada em busca de autoconhecimento.
Com direção de David Lowery (Peter Pan & Wendy), o filme tem elenco Dev Patel (Incrível História de Henry Sugar), Alicia Vikander (Tomb Raider: A Origem), Joel Edgerton (Bright), Sarita Choudhury (Negócio das Arábias), Sean Harris (franquia Missão Impossível) e Ralph Ineson (A Bruxa). O longa está disponível no Amazon Prime Video e Max. As médias do público e crítica são de nota 6,6 no IMDb e aprovação de 89% no Rotten Tomatoes (selo "fresh").
A Lenda do Cavaleiro Verde é baseado em um conto arturiano onde um rei precisa mostrar sua coragem — Foto: Reprodução/JustWatch Com direção do ator e ex-judoca olímpico Petr Jákl (Ghoul), Medieval é um drama que se passa durante as Guerras Hussitas, uma série de conflitos civis ocorridos na antiga região da Boêmia, localizada na Europa Central. A trama é focada em Jan Žižka, personagem real da guerra que liderou um grupo de mercenários hussitas (ligados ao movimento revolucionário religioso do teólogo boêmio Jan Hus) na luta contra militares germânicos e romanos.
O filme da Netflix contou com a presença dos astros Ben Foster (Os Indomáveis), Michael Caine (Interestelar), Til Schweiger (Bastardos Inglórios), William Moseley (franquia As Crônicas de Nárnia), Matthew Goode (Abigail) e Sophie Lowe (Sem Ar). Medieval recebeu do público nota 5,9 no IMDb, mas entre a crítica a aprovação ficou em 39% entre a crítica no Rotten Tomatoes.
Medieval é inspirado em uma história verídica ocorrida na Europa do século 14 — Foto: Reprodução/The Movie Database Sempre versátil no meio audiovisual, o ator Nicholas Cage participa de uma aventura sobrenatural em Caça às Bruxas. O enredo se passa no século XIV, época em que a Igreja Católica manda a dupla de cavaleiros templários Behmen e Felson escoltar uma jovem até um mosteiro. Ela é acusada de bruxaria e de ter espalhado uma praga letal em toda região. Aos poucos, a dupla descobre que não é só a moça que guarda poderes malignos.
Junto com Cage estão no elenco Ron Perlman (série Sr. e Sra. Smith), Stephen Campbell Moore (Efeito Dominó), Claire Foy (The Crown) e Stephen Graham (Snatch: Porcos e Diamantes), com Dominic Sena (A Senha: Swordfish) na direção. O longa está disponível no catálogo do Telecine e Prime Video. As médias são de 5,4 no IMDb e 11% de aprovação no Rotten Tomatoes.
Caça às Bruxas mistura drama, aventura, fantasia e suspense no mesmo enredo — Foto: Reprodução/Prime Video 6. Coração de Cavaleiro (2001)
O saudoso ator Heath Ledger (Batman: Cavaleiro das Trevas) tem entre suas obras mais lembradas a aventura de cavalaria Coração de Cavaleiro, adaptação do "Conto do Cavaleiro", um dos textos presentes no romance Os Contos de Cantuária, de Geoffrey Chaucer. Com direção e roteiro de Brian Helgeland (Lendas do Crime), o filme ainda conta com a presença de Rufus Sewell (A Diplomata), Shannyn Sossamon (40 Dias e 40 Noites), Mark Addy (Game of Thrones) e Paul Bettany (Wandavision). O filme pode ser alugado na Claro TV+, Prime Video, Apple TV+ e YouTube.
O enredo se passa no século XIV, onde William Thatcher (Ledger) é um camponês habilidoso na justa, uma competição voltada apenas para cavaleiros e nobres. Por ser de origem humilde, Thatcher pede ajuda ao poeta Geoffrey Chaucer (Bettany) para forjar um falso título de nobreza. Quando finalmente consegue competir, sua rápida ascensão nos duelos chama a atenção das elites, em especial da dama Jocelyn (Sossamon). A obra rendeu apenas 59% de aprovação no Rotten Tomatoes, mas obteve nota 7,0 no IMDb.
Coração de Cavaleiro está entre os títulos mais lembrados da carreira de Heath Ledger — Foto: Reprodução/JustWatch Grande parte das obras memoráveis do cineasta japonês Akira Kurosawa foram lançadas entre as décadas de 1950 e 1960, como Rashomon (1950) e Os Sete Samurais (1954). Mas em 1985 o diretor lançou um de seus filmes de maior impacto: Ran, uma releitura de Rei Lear, de Shakespeare, que se passa no Japão do século XI. Quando o Lorde Hidetora decide passar seu reinado ao filho mais velho, cresce uma disputa de poder capitaneada pelos irmãos mais novos.
Fazem parte do elenco Tatsuya Nakadai (A Espada da Maldição), Akira Terao (Sonhos) e Jinpachi Nezue (Gonin). Presente no Mubi, o filme apresenta 96% de aprovação entre a crítica no Rotten Tomatoes e nota 8,2 no IMDb.
Épico japonês de Akira Kurosawa se inspira em Rei Lear, de Shakespeare — Foto: Reprodução/The Movie Database Aula de história sobre a queda do reinado de João I de Inglaterra (1166 - 1216), Sangue e Honra mostra os conflitos ocorridos durante a assinatura da Carta Magna, em 1215, na Inglaterra. O documento foi assinado pelo monarca, que também era conhecido como "João Sem Terra", como forma de apaziguar os conflitos sociais contra os barões ingleses. O longa do diretor Jonathan English (Minotauro) traz os detalhes desse momento histórico sob o ponto de vista dos templários organizados no Castelo de Rochester, símbolo da resistência contra a tirania.
Para narrar essa história, fazem parte do elenco James Purefoy (Solomon Kane), Brian Cox (Succession), Kate Mara (House of Cards), Paul Giamatti (Os Rejeitados) e Charles Dance (Game of Thrones). O filme está no catálogo do Prime Video e Apple TV+. Nas médias do IMDb e Rotten Tomatoes, as médias são de 6,1 e 43% de aprovação.
Sangue e Honra mostra a revolta de um grupo de cavaleiros contra um rei ambicioso — Foto: Reprodução/The Movie Database 9. Coração Valente (1995)
Ainda seguindo com as aulas de História, Coração Valente mostra ao espectador como era viver nos antigos feudos da Europa no século 13. Presente no Disney+, filme dirigido e estrelado por Mel Gibson (A Paixão de Cristo) narra a história de William Wallace, um rebelde escocês que se cansou das tiranias dos senhores feudais e organizou um movimento de deposição do Rei Eduardo I. Mais que um ato político, seu ato de insubordinação tem raízes pessoais, uma vez que sua esposa foi assassinada por um guarda real.
Outros nomes presentes no elenco são Sophie Marceau (007 - O Mundo não é o Bastante), Patrick McGoohan (Fuga de Alcatraz), Catherine McCormack (Jogo de Espiões) e Angus Macfadyen (Jogos Mortais 3). Ainda que o filme tenha sido criticado por historiadores ao oferecer liberdades criativas que fugissem da real história de William Wallace, Coração Valente caiu no gosto do público e da crítica. Possui nota de 8,3 no IMDb e aprovação de 76% no Rotten Tomatoes (selo "fresh").
Coração Valente é protagonizado e dirigido por Mel Gibson — Foto: Reprodução/JustWatch 10. Macbeth: Ambição e Guerra (2015)
Outra obra inspirada em Shakespeare presente na lista é Macbeth: Ambição e Guerra, produção que está na locadora do Amazon Prime Video e conta com Justin Kurzel (A Ordem) na direção e Michael Fassbender (O Assassino), Marion Cotillard (A Origem), Paddy Considine (A Casa do Dragão), Sean Harris e Elizabeth Debicki (Guardiões da Galáxia Vol. 3).
Após ouvir uma profecia dita por três bruxas em uma viagem, o general Macbeth (Fassbender) fica mais obstinado a ser o próximo monarca da Escócia. Para isso, ele conta com a ajuda de sua esposa (Cotillard), uma mulher ambiciosa que cometerá um ato hediondo de traição para que seu marido seja rei. Mas essa tragédia gera uma série de conflitos que afetarão não só a família do novo rei, como o seu reinado. O filme possui nota 6,6 no IMDb e 80% no Rotten.
Versão épica de clássico de William Shakespeare tem Michael Fassbender no elenco principal — Foto: Reprodução/The Movie Database O filme que revelou o diretor Robert Eggers (Nosferatu) e a atriz Anya Tayloy-Joy (O Menu) mostra uma família de puritanos do século XVI enfrentando seus próprios medos. Após serem expulsos da comunidade cristã onde viviam, William e Katherine levam seus filhos para uma fazenda bem distante da civilização. Thomasin, a irmã mais velha, deve cuidar de seus três irmãos mais novos. Mas quando o bebê da família é raptado por uma bruxa, todos os integrantes entram em um vórtice de loucura e superstição.
Além de Taylor-Joy, Ralph Ineson (Nosferatu) e Kate Dickie (Game of Thrones) fazem parte do elenco principal. O título está disponível nas locadoras do Prime Video, Apple TV+, Claro TV+ e YouTube. As médias no IMDb e Rotten Tomatoes são de 7 e 92% de aprovação.
A Bruxa mostra o desespero de uma família após um bebê desaparecer — Foto: Reprodução/IMDb 12. O Último Duelo (2021)
Voltando aos eventos históricos mais importantes da era medieval, é hora de falar de O Último Duelo, produção de Ridley Scott (franquia Alien) que tem grandes nomes no elenco: Matt Damon (franquia Bourne), Adam Driver (Ferrari), Jodie Comer (O Clube dos Vândalos) e Ben Affleck (Air: A História por Trás do Logo). Presente no Disney+, o filme recebeu aprovação de 85% no Rotten Tomatoes e nota 7,3 no IMDb.
O filme narra o caso real do estupro sofrido por Marguerite de Carrouges (Comer), integrante da nobreza francesa do século XIV, cometido por Jacques le Gris (Driver), escudeiro que possui grande influência na corte. O caso gera um escândalo sem precedentes dentro do reino, o que motiva Sir Jean de Carrouges (Damon), cavaleiro marido de Marguerite, a desafiar o agressor de sua esposa a um duelo mortal.
O Último Duelo aborda um duelo real ocorrido entre figuras da nobreza francesa — Foto: Reprodução/The Movie Database 🎥Amazon Prime Video: veja preço dos planos, catálogo e como funciona
Amazon Prime Video: veja preço dos planos, catálogo e como funciona

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
9 meses atrás
35

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/5/k/DaFBJZQuA6qa7A78gfAQ/imagem-2025-12-19-152415090.png)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/P/K/r02FsiQaAsylp5QvqpKg/larry-ellison.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro