10 meses atrás 30

12 filmes sobre a Segunda Guerra Mundial para aprender com a história

Os filmes sobre a Segunda Guerra Mundial costumam ser devastadores, dado o período marcado pelos horrores do regime nazista. Ao longo da história do cinema, momento histórico recebeu inúmeros filmes que ajudaram a recontar suas tristes histórias e manter a triste lembrança do que aconteceu. O Pianista (2002) é um exemplo de filme nesse período, e narra a história de sobrevivência de um pianista judeu. Já A Lista de Schindler (1993) é um clássico que explora a busca de um pai em transformar o horror do período em algo mais fácil para seu filho. Esses e outros longas que exploram o tema estão disponíveis em streamings como Netflix, Globoplay e Amazon Prime Video.

Pensando nisso, o TechTudo preparou uma lista com 12 longas aclamados que mostram as dificuldades da guerra em enredos que vão desde o drama até cenas de ação intensas. Confira, a seguir, o enredo de cada produção, seu elenco, a repercussão que tiveram e onde é possível assistir a cada filme.

 Reprodução/IMDb Roman Griffin é uma das estrelas em Jojo Rabbit — Foto: Reprodução/IMDb

Confira os filmes que exploram a temática da Segunda Guerra:

  1. O Grande Ditador (1940)
  2. A Lista de Schindler (1993)
  3. O Pianista (2002)
  4. O Fotógrafo de Mauthausen (2018)
  5. O Diário de Anne Frank (2016)
  6. O Menino do Pijama Listrado (2008)
  7. O Filho de Saul (2015)
  8. Jojo Rabbit (2019)
  9. Meu Nome É Sara (2019)
  10. A Queda! As Últimas Horas de Hitler (2004)
  11. Caminhos da Sobrevivência (2023)
  12. A Vida É Bela (1997)

1. O Grande Ditador (1940)

O clássico de Charles Chaplin (Tempos Modernos), feito durante o período nazista, explora a tentativa de expansão do império da Tomânia do ditador Adenoid Hynkel, em clara alusão a Hitler. Enquanto isso, um barbeiro judeu que lutou na Primeira Guerra pela Tomânia e ficou em coma por 20 anos, retorna ao seu país e se depara com o ditador e sua perseguição. O barbeiro, junto de moradores do gueto, luta contra o regime de Hynkel.

A trama é estrelada pelo famoso cineasta do cinema mudo Charles Chaplin, que atua tanto no papel do barbeiro quanto do ditador da trama. O elenco é composto também por Paulette Goddard (O Castelo Sinistro) e Reginald Gardiner (Christmas in Connecticut). Nomeado em cinco categorias do Oscar, o filme recebeu nota 8,4 no IMDb e aprovação de 92% no Rotten Tomatoes. O filme está disponível no Telecine.

 Divulgação/IMDb O Grande Ditador (1940), clássico de Charles Chaplin com o cineasta no papel do ditador Adenoid Hynkel — Foto: Divulgação/IMDb

2. A Lista de Schindler (1993)

Um clássico moderno sobre a Segunda Guerra Mundial acompanha a história de Oskar Schindler, um empresário alemão que decide se aproveitar do patrocínio dado pelo governo nazista para montar uma fábrica com mão de obra de judeus. Porém, ao ver os horrores e as condições que eles passam, decide arriscar a sua vida para impedir que os judeus sejam exterminados em campos de concentração.

O empresário alemão Oskar Schindler é interpretado por Liam Neeson (Vingança a Sangue Frio), enquanto outros nomes estão presentes no elenco, como Ben Kingsley (Sexy beast) e Caroline Goodall (Assédio Sexual). O filme é um grande sucesso entre público e crítica, com nota 9,0 no IMDb e 98% de aprovação no Rotten Tomatoes. O longa está presente no catálogo do Amazon Prime Video e pode ser alugado no Apple TV+.

 Reprodução/IMDb O empresário alemão Oskar Schindler decide ajudar judeus após ver como eles sofriam em A Lista de Schindler — Foto: Reprodução/IMDb

Esse drama biográfico conta a história de Wladyslaw Szpilman, um pianista judeu que precisa sobreviver à perseguição durante a Segunda Guerra Mundial. Quando o confronto se intensificou, o protagonista e sua família foram levados da cidade criada por nazistas em que viviam para um campo de concentração mais hostil. Porém, Wladyslaw consegue fugir, e passa a se esgueirar por escombros enquanto luta diariamente por sua vida.

Na direção de Roman Polanski (O Bebê de Rosemary), a obra é estrelada por Adrien Brody (O Grande Hotel Budapeste), com uma atuação vencedora do Oscar como Melhor Ator. O longa foi um sucesso, vencedor de outras duas categorias do Oscar e dois BAFTAs, o filme tem nota 8,5 no IMDb e 95% de aprovação no Rotten Tomatoes. O filme está disponível na Netflix e no MGM+, dentro do Amazon Prime Video.

 Divulgação/IMDb O Pianista e mais: veja 12 filmes tristes para assistir na Netflix — Foto: Divulgação/IMDb

4. O Fotógrafo de Mauthausen (2018)

O ex-soldado da Guerra Civil Espanhola, Francesc Boix, está preso no campo de concentração em Mauthausen, Áustria, durante a Segunda Guerra. No campo, tentando sobreviver, tornou-se fotógrafo do diretor dele. Quando ele descobre que o exército nazista perdeu para a União Soviética na batalha de Stalingrado, Francesc registra os horrores dentro dos muros para salvar as evidências deles.

O drama é estrelado por Mario Casas (Paixão Sem Limites) como o fotógrafo espanhol. O elenco conta também com Richard van Weyden (Ninja Assassino) e Alain Hernández (Paris 70). O filme teve boa repercussão, com nota 6,7 no IMDb e 86% de aprovação no Rotten Tomatoes, e está disponível na Netflix.

 Divulgação/IMDb O Fotógrafo de Mauthausen (2018) conta uma história de preservação das memórias do horror vivido na Segunda Guerra Mundial — Foto: Divulgação/IMDb

5. O Diário de Anne Frank (2016)

O drama alemão se baseia no livro homônimo aclamado pelo mundo e conta a história de Anne Frank, uma jovem alemã judia que ganhou um diário aos 13 anos. Morando em Amsterdam, a família precisou se esconder junto de outros judeus após a invasão nazista na Holanda. O filme, assim como o livro, mostra os dias e os pensamentos de Anne diante da situação em que vivia.

A jovem protagonista Anne Frank é interpretada por Lea van Acken (Dark), enquanto sua mãe Edith é vivida por Martina Gedeck (A Vida dos Outros), seu pai Otto é Ulrich Noethen (A Queda! As Últimas Horas de Hitler) e sua irmã Margot é Stella Kunkat (Dschungelkind). O longa recebeu uma avaliação positiva, com nota 6,8 no IMDb, e pode ser alugado na Apple TV+.

 Reprodução/Amazon Prime Video A jovem alemã Anne Frank no filme sobre suas memórias, O Diário de Anne Frank (2016) — Foto: Reprodução/Amazon Prime Video

6. O Menino do Pijama Listrado (2008)

A adaptação de sucesso do livro homônimo de John Boyne conhecido ao redor do mundo, conta a história de Bruno, um jovem ingênuo que se muda com sua família e passa a viver ao lado de um campo de concentração durante o Holocausto. Solitário, apesar de viver com sua irmã Gretel que costuma implicar com ele sempre, ele conhece Shmuel, um garoto judeu que vive no campo e com quem Bruno desenvolve uma verdadeira amizade.

O jovem Bruno é interpretado por Asa Butterfield (Sex Education), enquanto seu amigo Shmuel é vivido por Jack Scanlon (Married Single Other). O filme, criticado por relativizar a ingenuidade de Bruno que nasceu em uma família aliada ao nazismo, possui avaliações medianas, com 7,7 no IMDb e 65% de aprovação no Rotten Tomatoes. O filme está disponível na Netflix e Globoplay, além de poder ser alugado no Amazon Prime Video e Apple TV+.

 Reprodução/Miramax Films O Menino do Pijama Listrado: a história tem como base o livro de mesmo nome, lançado em 2006, do autor irlandês John Boyne — Foto: Reprodução/Miramax Films

7. O Filho de Saul (2015)

Em 1944, o operário judeu Saul está preso no campo de concentração de Auschwitz, durante a Segunda Guerra Mundial. Ele trabalha para os nazistas na limpeza das câmeras de gás, para retirar as pilhas de corpos assassinados. Completamente afetado pelo horror diário que vê, ele observa, entre os mortos, um corpo que reconhece ser de seu filho. Ele, então, passa a procurar um lugar adequado para enterrá-lo.

Estrelado por, Géza Röhrig (To Dust), o filme húngaro venceu o Oscar como Melhor Filme Internacional, assim como o BAFTA e Globo de Ouro em categorias de filme estrangeiro. Bem avaliado, tem nota 7,4 no IMDb e aprovação de 96% no Rotten Tomatoes. Ele está disponível na Max (antiga HBO Max) e para alugar no Apple TV+.

 Divulgação/Letterboxd Saul tem como objetivo encontrar um lugar adequado para enterrar o corpo que encontrou de seu filho em O Filho de Saul (2015) — Foto: Divulgação/Letterboxd

Apesar de seu contexto dramático, o filme explora a comédia da visão ingênua de Jojo, um garoto que cresceu em meio ao nazismo e tem Hitler como um herói, e costumeiramente o vê como um amigo imaginário. Tomado pelos ensinamentos que aprendeu, ele se surpreende ao descobrir que sua abriga, no porão de casa, uma jovem garota judia.

Dirigido por Taika Watiti (The Mandalorian), que também interpreta o nazista imaginário Adolf, o filme conta com as atuações de Roman Griffin Davis (A Última Noite), Thomasin McKenzie (Sem Rastros) e Scarlett Johansson (Her). O filme foi bem recebido, com nota 6,9 no IMDb e 80% de aprovação no Rotten Tomatoes, e está disponível no Disney+.

 Reprodução/IMDb Jojo Rabbit é um dos 12 filmes de guerra tristes que ninguém consegue assistir duas vezes — Foto: Reprodução/IMDb

9. Meu Nome É Sara (2019)

Baseado em fatos reais, o filme conta a história de Sara Góralnik, uma judia polonesa, cuja família inteira foi morta pelos nazistas quando ela tinha 13 anos. Ela foge para a Ucrânia e adota uma identidade falsa, com o nome de sua amiga e, fingindo ser uma cristã ortodoxa no interior do país, onde é adotada por um fazendeiro e sua esposa. Nessa nova vida, ela descobre alguns segredos deles que a põe em risco.

Zuzanna Surowy é quem estrela o filme em seu único papel no cinema. Além dela, o elenco do filme conta com Konrad Cichon (Homesick) e Pawel Królikowski (Pitbull). O filme recebeu notas positivas, conta com 6,7 no IMDb e 71% no Rotten Tomatoes, podendo ser assistido no Amazon Prime Video ou alugado no Apple TV+.

 Reprodução/Amazon Prime Video Sara Góralnik precisou mudar sua identidade ao fugir dos horrores da Segunda Guerra Mundial em Meu Nome É Sara (2020) — Foto: Reprodução/Amazon Prime Video

10. A Queda! As Últimas Horas de Hitler (2004)

A jovem Traudl Junge é secretária de Adolf Hitler durante a Segunda Guerra. Próximo ao fim da grande guerra, ela passa os últimos dias do nazista em seu bunker em Berlim. Traudl narra a convivência em seu cofinamento com a amante Eva Braun, relatando episódios de raiva contra traidores imaginários e ordens para exércitos invisíveis.

A protoganista Traudl Junge é interpretada por Alexandra Maria Lara (Asas do Desejo), enquanto o líder da Alemanha, Adolf Hitler, é vivido por Bruno Ganz (Rush - No Limite da Emoção) e sua amante Eva Braun é Juliane Köhler (Aimée e Jaguar). O filme possui boas avaliações, com nota 8,2 no IMDb e 90% de aprovação no Rotten Tomatoes. Ele está presente no caatálogo do Amazon Prime Video.

 Reprodução/Amazon Prime Video A Queda! As Últimas Horas de Hitler (2004) pode ser assistido no Prime Video — Foto: Reprodução/Amazon Prime Video

11. Caminhos da Sobrevivência (2023)

Em 1942, na Antuérpia, Bélgica, Wilfried Wils realiza um treino para se tornar policial quando descobre que deverá ajudar os nazistas a implementarem as suas leis na região. A trama explora os efeitos do dever e a pressão psicológica de seguir ordens das quais discorda, pois Wilfired quer ajudar os judeus e pobres que estão sofrendo, tendo que realizar escolhas diante do horror imposto pelos nazistas.

O filme é protagonizado por Stef Aerts (Callboys) no papel do policial belga. O elenco ainda conta com Matteo Simoni (Safety First) e Annelore Crollet (Blind Spot). O filme recebeu uma recepção positiva, com 6,8 no IMDb e aprovação de 75% no Rotten Tomatoes, e está disponível na Netflix.

 Promoção/Netflix Caminhos da Sobrevivência (2024) — Foto: Promoção/Netflix

No clássico do italiano Roberto Benigni (Johnny Stecchino), A Vida É Bela é baseado nas memórias do pai do diretor e mostra a história de drama, com momentos de comédia, de Guido, um judeu que se apaixona por Dora, na Itália em 1930. Quando a Segunda Guerra Mundial é deflagrada, o casal junto de seu filho Giosuè é enviado a um campo de concentração. Lá, Guido faz de tudo para que o que vivem se pareça com um jogo, com regras a serem seguidas, para proteger a inocência de seu filho.

O longa dirigido e estrelado por Roberto Benigni conta também com Nicoletta Braschi O Tigre e a Neve) e Giorgio Cantarini (Lamborghini: O Homem por trás da Lenda). O clássico venceu três categorias no Oscar e uma do BAFTA, com destaque à atuação de Roberto Benigni. O filme tem nota 8.6 no IMDb e 81% de aprovação no Rotten Tomatoes. A obra está disponível para alugar no Amazon Prime Video.

 Reprodução/CNN A Vida É Bela (1997) narra a história de uma família judaica em meio a Segunda Guerra Mundial — Foto: Reprodução/CNN

🎥 Amazon Prime Video: veja preço dos planos, catálogo e como funciona

 veja preço dos planos, catálogo e como funciona

Amazon Prime Video: veja preço dos planos, catálogo e como funciona

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro