9 meses atrás 54

12 melhores filmes antigos dos anos 2000, segundo a crítica

Os filmes antigos dos anos 2000 são lembrados por muitas pessoas, sobretudo quando consideramos a quantidade de clássicos elogiados pelos críticos vindos do período. Na primeira década do terceiro milênio, longas-metragens como Onde os Fracos Não Têm Vez (2007), O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003) e A Viagem de Chihiro (2001) são exemplos de títulos que marcaram seus nomes pelas telonas, podendo ser vistos atualmente em plataformas como o Amazon Prime Video, a Max (antiga HBO Max) e a Netflix.

Pensando nesses filmes e em outros lançamentos icônicos dos anos 2000, o TechTudo organizou uma seleção com os melhores longas desse período, de acordo com as avaliações da crítica em portais como o IMDb e o Rotten Tomatoes. A seguir, confira mais detalhes sobre a sinopse, elenco, repercussão e onde assistir às produções.

 Divulgação/IMDb Cidade de Deus (2002) foi indicado a quatro estatuetas no Oscar e é um dos filmes brasileiros mais cultuados da história — Foto: Divulgação/IMDb

Nessa lista do TechTudo, você vai encontrar os seguintes 12 filmes dos anos 2000:

1. Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008)

Disponível nos serviços Max e Amazon Prime Video, o segundo título da trilogia dirigida pelo britânico Christopher Nolan (Interestelar) segue Bruce Wayne, um bilionário que continua a proteger Gotham como o Homem Morcego. Ao lado do tenente James Gordon e do promotor Harvey Dent, o Batman descobre que a cidade está sendo afetada pelos ataques do Coringa, um vilão sádico que provoca desordens por onde passa. Com isso, Bruce tentará impedir que o local seja subjugado por um completo caos.

 Reprodução/IMDb Batman: O Cavaleiro das Trevas é marcado pela morte do dublê Conway Wickliffe e do ator Heath Ledger, que venceu o prêmio póstumo de Melhor Ator Coadjuvante no Oscar 2009 — Foto: Reprodução/IMDb

2. O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003)

No desfecho da trilogia comandada pelo neozelandês Peter Jackson (Um Olhar do Paraíso), Frodo, Sam e Gollum continuam na perigosa jornada até a Montanha da Perdição para destruir o Um Anel. Enquanto isso, Sauron prepara um grande ataque a Minas Tirith, levando Gandalf e Pippin a se unirem à resistência. Assim, com Rohan convocado para a batalha, a guerra pela Terra-média atinge seu momento decisivo.

Adaptação do livro famoso do escritor J.R.R.Tolkien, O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei venceu incríveis onze Oscars e pode ser conferido pelas plataformas Max e Amazon Prime Video. O elenco é formado por Elijah Wood (Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças), Sean Astin (Stranger Things), Ian McKellen (franquia X-Men), Viggo Mortensen (Capitão Fantástico) e Orlando Bloom (Carnival Row). No Rotten Tomatoes, o longa exibe uma aprovação de 94% pela crítica especializada. Já pelo IMDb, sua pontuação é de 9.0.

 Divulgação/IMDb O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei conquistou 11 categorias do Oscar 2004, incluindo Melhor Filme e Melhor Direção (Peter Jackson) — Foto: Divulgação/IMDb

3. Encontros e Desencontros (2003)

Dirigido pela cineasta Sofia Coppola (Priscilla), Encontros e Desencontros acompanha Bob Harris, um astro de cinema em declínio, e Charlotte, uma jovem que se sente deslocada enquanto acompanha o marido fotógrafo em Tóquio. Sozinhos em uma cidade estrangeira, eles se encontram por acaso no bar de um hotel e constroem uma conexão especial. Entre as luzes vibrantes da metrópole e suas inquietações pessoais, Bob e Charlotte vislumbram conforto e compreensão mútua em uma amizade inesperada.

 Divulgação/Focus Features Encontros e Desencontros recebeu quatro nomeações no Oscar 2004 e venceu a estatueta de Melhor Roteiro Original — Foto: Divulgação/Focus Features

Com direção dos brasileiros Fernando Meirelles (Sugar) e Katia Lund (Crianças Invisíveis), o filme se passa entre os anos 60 e 70, na Cidade de Deus, uma favela do Rio de Janeiro onde o jovem Buscapé sonha em se tornar fotógrafo para escapar da violência que domina a comunidade. Nesse meio tempo, o tráfico de drogas controlado por Zé Pequeno e Bené é ameaçado pela chegada do rival Sandro Cenoura e do vingativo Mané Galinha. Através das lentes de Buscapé, uma realidade brutal é exposta em meio a disputas sangrentas pelo poder.

Baseado no livro homônimo de Paulo Lins, o drama brasileiro lançado em 2002 obteve quatro nomeações ao Oscar e está disponível para assistir nas plataformas Netflix, Max, Globoplay e Amazon Prime Video. O elenco é composto pelos atores Alexandre Rodrigues (Proibido Proibir), Leandro Firmino (Operação Maré Negra), Douglas Silva (Anderson Spider Silva) e Alice Braga (Hypnotic - Ameaça Invisível). Nos sites especializados de críticas, Cidade de Deus conta com uma aprovação de 91% pelos críticos no Rotten Tomatoes e uma pontuação de 8.6 no IMDb.

 Reprodução/Miramax Films Cidade de Deus foi indicado em quatro categorias do Oscar 2004, incluindo Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Direção (Fernando Meirelles) — Foto: Reprodução/Miramax Films

5. A Viagem de Chihiro (2001)

Considerado o filme mais célebre do cineasta japonês Hayao Miyazaki (Princesa Mononoke), A Viagem de Chihiro acompanha uma jovem que encontra um vilarejo misterioso ao se mudar para uma nova cidade. Nesse local, ela descobre um mundo habitado por espíritos e criaturas mágicas, mas logo percebe que seus pais foram transformados em porcos. Para resgatá-los e voltar para casa, Chihiro precisará enfrentar desafios e trabalhar em uma casa de banhos para seres sobrenaturais, embarcando em uma jornada de coragem e autodescoberta.

Disponível atualmente na Netflix, o longa animado lançado em 2001 venceu um Oscar de Melhor Animação. Entre as vozes originais do elenco, estão nomes como Rumi Hiragi (Da Colina Kokuriko), Miyu Irino (A Voz do Silêncio), Mari Natsuki (A Lenda dos Oito Samurais) e Bunta Sagawara (Contos de Terramar). Pelo IMDb, a pontuação de A Viagem de Chihiro é de 8.6. Já pelo Rotten Tomatoes, sua aprovação é de 96% pela imprensa especializada.

 Reprodução/Studio Ghibli A Viagem de Chihiro é o maior sucesso do Studio Ghibli e venceu o Oscar de Melhor Filme de Animação na edição de 2003 — Foto: Reprodução/Studio Ghibli

6. Onde os Fracos Não Têm Vez (2007)

O thriller de faroeste é dirigido pelos irmãos Joel e Ethan Coen (Fargo - Uma Comédia de Erros) e segue Llewelyn Moss, um caçador que resolve ficar com uma mala de dinheiro, após encontrá-la em um local de massacres realizados pelo tráfico. No entanto, essa decisão coloca em seu encalço o assassino feroz Anton Chigurh, além de atrair a atenção de um xerife que investiga o caso. Em meio ao cenário árido do Texas nos anos 80, uma perseguição implacável se inicia.

Lançado em 2007 e inspirado na obra homônima de Cormac McCarthy, Onde os Fracos Não Têm Vez arrematou quatro categorias do Oscar. O elenco conta com as interpretações de Javier Bardem (Mãe), Tommy Lee Jones (MIB: Homens de Preto) e Woody Harrelson (Jogos Vorazes). No IMDb, o filme tem uma pontuação de 8.2. Enquanto isso, pelo Rotten Tomatoes, sua aprovação é de 93% pela crítica. A produção pode ser assistida via aluguel no Amazon Prime Video e grátis no Mercado Play.

 Divulgação/IMDb Onde os Fracos Não Têm Vez ganhou o prêmio de Melhor Filme no Oscar 2008, além de ter vencido também como Melhor Direção (Irmãos Coen) — Foto: Divulgação/IMDb

7. Up: Altas Aventuras (2009)

Disponível no Disney+ e dirigido por Pete Docter (Soul), o longa animado acompanha Carl Fredericksen, um idoso viúvo que se vê obrigado a deixar sua residência após uma ordem judicial. Assim, ele decide fazer a casa levantar voo com a ajuda de balões e parte para a Venezuela, em um local que sua falecida esposa Ellie sempre desejou conhecer. Contudo, Carl encara diversas aventuras nessa jornada ao lado do jovem escoteiro Russell, que estava escondido na casa.

Up: Altas Aventuras foi indicado para cinco prêmios do Oscar 2010, conquistando duas categorias do evento. Os atores Edward Asner (Tempestade), Christopher Plummer (Toda Forma de Amor), Jordan Nagai (Os Simpsons) e Bob Peterson (Dug Days) estão no elenco original de dublagem. Nos sites agregadores de críticas, a animação da Pixar possui uma pontuação de 8.3 pelo IMDb e uma aprovação de 98% pelos especialistas no Rotten Tomatoes.

 Reprodução/Disney Up: Altas Aventuras é uma das poucas animações a concorrer ao Oscar de Melhor Filme, o que ocorreu na edição de 2010 — Foto: Reprodução/Disney

8. Filhos da Esperança (2006)

Com direção do mexicano Alfonso Cuarón (franquia Harry Potter), o longa se passa em 2027, quando a humanidade está em colapso devido à infertilidade humana. Em uma Londres distópica, Theo Faron, um burocrata desiludido, é recrutado por sua ex-esposa para ajudar Kee, uma refugiada africana. Ao descobrir que ela está milagrosamente grávida, Theo se torna a única esperança de protegê-la em um mundo tomado por opressão e desespero.

Baseado no livro de mesmo nome da britânica P. D. James, Filhos da Esperança recebeu três indicações ao Oscar e pode ser conferido pelo Amazon Prime Video. O elenco exibe as atuações de Clive Owen (Closer: Perto Demais), Clare-Hope Ashitey (The Feed), Julianne Moore (franquia Jogos Vorazes), Michael Caine (Despedida em Grande Estilo) e Chiwetel Ejiofor (12 Anos de Escravidão). No Rotten Tomatoes, a aprovação do filme pela crítica especializada é de 92%. Já pelo IMDb, sua pontuação é de 7.9.

 Reprodução/IMDb Filhos da Esperança foi indicado para três categorias do Oscar 2007, incluindo Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Fotografia — Foto: Reprodução/IMDb

9. Meninas Malvadas (2004)

Meninas Malvadas tem a direção de Mark Waters (Sexta-Feira Muito Louca) e gira em torno de Cady Heron, uma adolescente que chega aos Estados Unidos e ingressa na escola pública North Store. No colégio, ela descobre que o local é regido por leis de popularidade e se infiltra entre As Poderosas, lideradas por Regina George. Apesar de ter planejado expor o grupo temido, Cady se apaixona por Aaron, ex-namorado de Regina, e provoca um conflito de inúmeras intrigas.

Atualmente disponível nos serviços Mercado Play, Globoplay, Paramount+ e Amazon Prime Video, a comédia chegou aos cinemas em 2004 e se tornou um dos grandes clássicos da década. Lindsey Lohan (Pedido Irlandês) estrela o elenco, que é complementado por Rachel McAdams (Questão de Tempo), Amanda Seyfried (O Preço do Amanhã), Tina Fey (A Noite das Bruxas) e Jonathan Bennett (O Natal dos Mitchell). Pelo IMDb, a pontuação de Meninas Malvadas é de 7.1. Enquanto isso, no Rotten Tomatoes, sua classificação pelos críticos é de 84%.

 Divulgação/Paramount Pictures Uma das cenas mais icônicas de Meninas Malvadas é a apresentação de Natal do grupo de amigas de Regina George — Foto: Divulgação/Paramount Pictures

O thriller policial é dirigido por David Fincher (O Assassino) e tem a história centrada na caçada ao serial killer que aterrorizou São Francisco, nos Estados Unidos, entre as décadas de 1960 e 1970. Enviando cartas e códigos misteriosos para a imprensa, o assassino desafia as autoridades, que lutam para descobrir sua identidade. Enquanto detetives e jornalistas mergulham na investigação, a obsessão pelo caso cresce e revela uma intensa batalha psicológica.

Zodíaco é baseado no livro homônimo do autor Robert Graysmith e é tido com um dos filmes mais emblemáticos dos anos 2000. O elenco é formado pelos atores Jake Gyllenhaal (Os Suspeitos), Mark Ruffalo (De Repente 30), Robert Downey Jr. (Oppenheimer), Brian Cox (Succession) e Anthony Edwards (Top Gun). Nas avaliações dos portais IMDb e Rotten Tomatoes, o longa apresenta respectivamente uma pontuação de 7.7 e uma aprovação de 90% pela crítica. Zodíaco está atualmente disponível na Max e no Amazon Prime Video.

 Reprodução/The Movie Database Zodíaco se inspira nos crimes que intrigaram os Estados Unidos nas décadas de 1960 e 1970 — Foto: Reprodução/The Movie Database

11. O Labirinto do Fauno (2006)

Dirigido pelo mexicano Guillermo del Toro (Pinóquio), o filme é ambientado em 1944, na Espanha Franquista, onde Ofélia se muda com sua mãe doente para a casa de seu novo padrasto, o nefasto Capitão Vidal. Para escapar da realidade desagradável, a jovem explora um antigo labirinto e encontra o fauno enigmático Pan, que lhe revela ser uma princesa perdida. Diante disso, Ofélia deve enfrentar desafios perigosos em um mundo de fantasia igualmente periculoso.

O longa de fantasia lançado em 2006 é um vencedor de três Oscars, mas não está disponível em nenhum serviço de streaming no momento. O elenco é protagonizado por Ivana Baquero (As Crônicas de Shannara) e complementado por Doug Jones (A Forma da Água), Sergi López (Mão de Ferro), Ariadna Gil (A Segunda Pele) e Maribl Verdú (The Flash). Nos sites agregadores de críticas, O Labirinto do Fauno exibe uma aprovação de 95% pela imprensa especializada no Rotten Tomatoes e uma pontuação de 8.2 pelo IMDb.

 Divulgação/Warner Bros. Pictures O Labirinto do Fauno venceu três estatuetas no Oscar 2007, incluindo Melhor Fotografia e Melhor Direção de Arte — Foto: Divulgação/Warner Bros. Pictures

12. Deixa Ela Entrar (2008)

Adaptação do livro de contos de John Ajvide Lindqvist, Deixa Ela Entrar é um filme dirigido pelo cineasta sueco Tomas Alfredson (O Espião que Sabia Demais). Na trama, Oskar é um garoto de 12 anos solitário que sofre bullying na escola, encontrando consolo na amizade com Eli, sua nova vizinha misteriosa e uma criança bastante diferente. Conforme a relação entre os dois cresce, uma série de assassinatos macabros assombra a cidade, e Oskar logo percebe que Eli guarda um segredo obscuro.

Atualmente indisponível pelos serviços de streaming, o terror sueco foi aclamado pela crítica e recebeu em 2010 um remake estadunidense (Deixe-me Entrar). A dupla protagonista é vivida por Kåre Hedebrant (Amors Baller) e Lina Leandersson (Ömheten), com o elenco sendo completado por Per Ragnar (Salmo 21) e Henrik Dahl (Insider). Nos portais especializados de críticas, Deixa Ela Entrar conta com uma pontuação de 7.8 pelo IMDb e uma aprovação de 98% pelos especialistas no Rotten Tomatoes.

 Reprodução/Sandrew Metronome Clássico sueco, Deixa Ela Entrar recebeu um remake estadunidense em 2010 intitulado Let Me In (Deixe-me Entrar) — Foto: Reprodução/Sandrew Metronome

Com informações de IMDb (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12) e Rotten Tomatoes (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 e 12)

🎥 Filmes dos anos 2000: relembre os 5 MELHORES títulos da época

 relembre os 5 MELHORES títulos da época

Filmes dos anos 2000: relembre os 5 MELHORES títulos da época

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro