9 meses atrás 18

12 séries de prisão para assistir hoje e se surpreender

As séries de prisão costumam trazer muita tensão ao mostrar o cotidiano em penitenciárias. Com produções de diversos gêneros, incluindo drama, suspense e até com pitadas de comédia, essas séries retratam como o sistema carcerário pode ser brutal e perigoso. Clássicos como Oz (1997), Prison Break (2005) e Orange Is the New Black (2013), por exemplo, são ideias para quem quer começar a assistir séries ambientadas em presídios. Por sorte, estas e as demais séries dessa lista estão disponíveis em plataformas como Netflix, Mercado Play, Disney+, Apple TV+ e outras.

Para quem gosta de séries com essa temática e está procurando novos títulos para maratonar, o TechTudo selecionou 12 séries de prisão que vão te surpreender, seja pelo enredo ou pela narrativa. A seguir, confirma mais informações sobre enredo, o elenco, avaliações da crítica e onde assistir cada obra.

 Reprodução/IMDb Clássico entre as séries de prisão, Prison Break conta a história de um homem que entra na cadeia para salvar seu irmão inocente — Foto: Reprodução/IMDb

Nessa lista do TechTudo, você encontrará as seguintes 12 séries de prisão para assistir hoje e se surpreender:

  1. Prison Break (2005)
  2. Oz (1997)
  3. Orange Is the New Black (2013)
  4. El Recluso (2018)
  5. A Condenada (2021)
  6. Time (2021)
  7. Manual do Presidiário (2017)
  8. Black Bird (2022)
  9. Prisioneiro da Madrugada (2022)
  10. Doctor Prisoner (2019)
  11. The Night Of (2016)
  12. Por Dentro das Prisões Mais Severas do Mundo (2023)

Prison Break é uma das séries de prisão mais conhecidas dos anos 2000. Disponível na Netflix e no Disney+, a história começa quando Lincoln Burrows é preso injustamente pelo homicídio do irmão do vice-presidente dos Estados Unidos. Para salvá-lo, seu irmão, Michael Scofield (Wentworth Miller), traça um plano meticuloso para tirá-lo da prisão. A série de ação policial, drama e mistério tem nota 8,3 no IMDb e 76% de aprovação do público no Rotten Tomatoes, já em relação aos críticos, o índice é de 61%.

Ao longo de cinco temporadas, Dominic Purcell (Blade: Trinity) interpretou o inocente Lincoln Burrows ao lado de Wentworth Miller (Revelações), que foi indicado ao Globo de Ouro em 2006 pelo papel. Também fazem parte do elenco Amaury Nolasco (+ Velozes e + Furiosos) como Fernando Sucre, Robert Knepper (Carga Explosiva 3) como Theodore Bagwell e Sarah Wayne Callies (The Walking Dead) como Sara Tancredi.

 Reprodução/The Movie Database Prison Break quase teve uma sexta temporada lançada, mas a ideia foi descartada pela Fox — Foto: Reprodução/The Movie Database

Disponível no Paramount+ e Mercado Play, a série mostra o cotidiano dos detentos das diferentes unidades da prisão de segurança máxima Oswarld, apelidada de Oz, narrando suas dificuldades, tensões e desafios durante o encarceiramento. Dentro da penitenciária existe uma unidade especial chamada Emerald City, que oferece um tratamento especial aos detentos, focada no seu bem-estar. Porém, nem tudo são flores, já que os criminosos mais perigosos do país são enviados para Oz, fazendo com que o perigo seja constante.

Com ótima recepção entre o público e a crítica, com 93% de aprovação dos críticos no Rotten Tomatoes e 8,7 no IMDb, Oz foi a primeira série de drama da HBO com uma hora de duração. Seu elenco é composto por Ernie Hudson (Os Caça-Fantasmas) como Warden Leo Glynn, Terry Kinney (Os Pequenos Vestígios) como Tim McManus, J.K. Simmons (Whiplash) como Vern Schillinger, Lee Tergensen (Generation Kill) como Tobias Beercher e Harold Perineau (Origem) como Augustus Hill.

 Divulgação/HBO Oz é uma série que narra o cotidiano da prisão de segurança máxima Oswald e suas diferentes alas, incluindo Emerald City — Foto: Divulgação/HBO

3. Orange is The New Black (2013)

Uma das primeiras grandes séries da Netflix, Orange is The New Black é uma dramédia que se passa em uma prisão feminina. A partir das memórias de Piper Kerman sobre seu tempo atrás das grades —tudo começa quando ela recebe a sentença de 18 meses de prisão—, cada episódio narra a história de uma das detentas, com detalhes para os romances que surgem na penitenciária, os diferentes grupos sociais da prisão e violência sexual.

Com quatro prêmios Emmy e sete temporadas, Orange is The New Black conquistou o público e alcançou 8 estrelas na avaliação do IMDb, além de 90% de aprovação da crítica e 82% do público do Rotten Tomatoes. A produção também lançou atrizes para o estrelato, com elenco composto por Taylor Schilling (Um Homem de Sorte) como Piper Chapman, Danielle Brooks (Pacificador) como Tasha Taystee Jefferson, Uzo Aduba (Império da Dor) como Suzanne Crazy Eyes Warren, Natasha Lyonne (Boneca Russa) como Nicky Nichols, Laverne Cox (Inventando Anna) como Sophia Burset e muito mais.

 Reprodução/IMDb Na trama de Orange is The New Black, a personagem Piper Chapman (Taylor Schilling) vai parar na prisão por tráfico de drogas — Foto: Reprodução/IMDb

Outra série de prisão disponível na Netflix é El Recluso, uma produção americana com idioma espanhol. Na trama, Dante Pardo entra em uma perigosa prisão mexicana para tentar desvendar um crime brutal: o sequestro de uma criança. Para tentar descobrir o que realmente aconteceu, ele precisa ganhar a confiança dos membros de uma gangue local. Com classificação +18, a série tem apenas uma temporada e conta com cenas impactantes de violência. O elenco é composto por Ignacio Serricchio no papel de Dante Pardo (Bones), Ana Claudia Talancón (O Crime do Padre Amaro) como Frida Villarreal e Flavio Medina (Amor Valente) como Peniche. A avaliação dos usuários do IMDb é de 6,8 estrelas.

 Divulgação/Netflix Em El Recluso, um ex-fuzileiro naval finge ser um condenado para entrar em uma prisão de segurança máxima mexicana — Foto: Divulgação/Netflix

A Condenada é uma série polonesa de prisão, disponível na Max (antiga HBO Max), que conta a história de Alicja Mazur, uma juíza conhecida por ser rigorosa com criminosos. Em uma trama cheia de reviravoltas, sua vida muda quando ela é acusada de um assassinato que não cometeu e é enviada para prisão. Lá, Alicja precisa conviver com mulheres que ela mesma colocou atrás das grades.

A série de drama policial tem quatro temporadas e recebeu 7 estrelas dos usuários do IMDb. O elenco é composto pelas atrizes Agata Kulesza (Ida) no papel da juíza Alicja Mazur, Aleksandra Adamska (Operação: Arma Secreta) como Patrycja Cichy, a Pati, e Marta Malikowska (A Atração) como Agata.

 Reprodução/IMDb Em A Condenada, uma juíza é acusada de assassinato e precisa conviver na prisão com detentas que ela mesma condenou — Foto: Reprodução/IMDb

Mais um sucesso de aprovação entre a crítica do Rotten Tomatoes é Time, série de 2021 disponível no Max (antigo HBO Max). A trama se passa em uma prisão britânica, onde Mark Cobden cumpre pena após ter matado um homem inocente acidentalmente. Consumido pela culpa, ele conhece o agente penitenciário Eric McNally, que faz o melhor para proteger os detentos. Tudo muda quando um dos presos mais perigosos acha o ponto fraco de Eric e ele vê sua família ameaçada.

Com duas temporadas e apenas seis episódios, Time conta com dois prêmios BAFTA e um elenco de peso. Sean Bean (Guerra dos Tronos) interpreta Mark Cobden, Stephen Graham (Isto é Inglaterra) é Eric McNally, Siobhan Finneran (Downtown Abbey) é Marie-Louise O'Dell e Jodie Whittaker (Doctor Who) está no papel de Orla O'Riordan. No IMDb, o filme tem 8,2 estrelas, enquanto no Rotten Tomatoes a crítica aprova a produção em 96% e o público em 87%.

 Reprodução/IMDb Em Time, um homem consumido pela culpa por ter matado acidentalmente um inocente conhece um guarda dedicado — Foto: Reprodução/IMDb

7. Manual do Presidiário (2017)

A série coreana, disponível na Netflix, conta a história de Kim Je-hyeok, um jogador de beisebol em ascensão que teve sua carreira interrompida dias antes de se mudar para os Estados Unidos para se juntar ao Boston Red Sox. Tudo aconteceu quando ele é preso por defender sua irmã de um assédio sexual. Agora, Je-hyeok precisa aprender a lidar com a sua nova realidade dentro da prisão.

Com o Park Hae-soo, astro de Round 6, no papel do protagonista Kim Je Hyuk, o dorama também tem no elenco Jung Kyung-ho (Intensivão do Amor) como Lee Joon-ho, Krystal Jung (A Teia) como Kim Ji Ho e Yoo Hyeong-kwan (Rainha por Sete Dias) como Sim Woo-kyeong. Com uma nota acima da média, Manual do Presidiário alcançou 8,4 estrelas no IMDb.

 Divulgação/Netflix Em Manual do Presidiário, um jogador de beisebol em ascensão é enviado para a prisão por defender sua irmã de um assédio sexual — Foto: Divulgação/Netflix

Minissérie pouco conhecida do Apple TV+ e inspirada em fatos reais, Black Bird conta a história de Jimmy Keene, um homem que foi sentenciado a 10 anos de prisão. Um dia, ele recebe uma proposta inusitada do FBI: Jimmy deve se aproximar de um suspeito de ter cometido assassinatos em série para conseguir uma confissão. Em troca, ele ganharia a tão sonhada liberdade.

Black Bird carrega uma ótima recepção da crítica: conquistou dois prêmios Emmy e, no Rotten Tomatoes, sua aprovação é de 98%. Na perspectiva do público, a série também tem notas altas, 95% de aprovação no pipocômetro e 8,1 estrelas no IMDb. O elenco é composto por nomes como Taron Egerton (Kingsman) no papel de James Keene, Paul Walter Hauser (Eu, Tonya) como Larry Hall, Greg Kinnear (Pequena Miss Sunshine) como Brian Miller e Ray Liotta (Os Bons Companheiros).

 Reprodução/IMDb Black Bird conta a história de um condenado aliado ao FBI que tenta conseguir uma confissão de um suspeito de assassinatos em série — Foto: Reprodução/IMDb

9. Prisioneiro da Madrugada (2022)

Em Prisioneiro da Madrugada, disponível na Netflix, a prisão psiquiátrica Monte Baruca vira alvo de um grupo armado que busca resgatar o assassino em série Simón Lago. Os criminosos isolam completamente o lugar, cortando toda comunicação com o mundo externo, exigindo que o criminoso seja liberado. No entanto, o diretor da unidade resiste às suas investidas e conta com a ajuda de funcionários da prisão para não ceder ao ataque. O problema é que pessoas muito poderosas estão por trás da ação violenta.

Apesar do enredo se diferenciar de outras séries de prisão, a produção tem uma das notas mais baixas da lista, com 5,9 estrelas no IMDb. A série espanhola tem no elenco os atores Alberto Ammann (Narcos) como Hugo Roca, Luis Callejo (Ressureição) no papel de Simón Lago, Bárbara Goenaga (Crimes Temporais) como Dr. Elisa Montero e José Luis Garcia-Pérez (À Tona) como Lennon.

 Reprodução/IMDb Prisioneiro da Madrugada narra os acontecimentos de uma tentativa de resgate de um serial killer por um grupo armado — Foto: Reprodução/IMDb

10. Doctor Prisoner (2019)

Mais uma série de prisão coreana da lista, Doctor Prisioner está disponível na Netflix e no Kocowa. A série conta a história de Yi Je, um médico muito prestigiado que cai em desgraça por conta de acusações falsas. Então, ele decide trabalhar em uma prisão para encontrar aliados poderosos para seu plano de vingança.

Com 7,6 estrelas no IMDb, Doctor Prisioner tem um elenco composto por Kim Byeong-cheol (All of Us Are Dead) no papel do Diretor Sun Min Sik, Choi Won-young (Vidas Passadas) como Lee Jae-joon, Min Nam-koong (Lover) no papel de Doutor Na Yi Je e Nara (Parceira Suspeita) como a Doutora Han So Geum.

 Divulgação/Netflix Doctor Prisioner está disponível na Netflix e no Kocowa — Foto: Divulgação/Netflix

Mais uma minissérie aclamada pela crítica, The Night Of ganhou cinco prêmios Emmy e está disponível no Max (antigo HBO Max). A história segue o estudante americano-paquistanês Naz, que, ao caminho de uma festa em Manhattan em uma sexta à noite, divide uma corrida de táxi com uma mulher desconhecida. Sem resistir ao seu charme, Naz passa a noite com a jovem, mas acaba envolvido em um assassinato. Em pânico, Naz busca ajuda jurídica para tenta provar a sua inocência.

Com repercussão positiva no Rotten Tomatoes (94% de aprovação da crítica e 93% do público), além de 8,4 estrelas no IMDb, The Night Of tem um elenco de peso. Naz é interpretado por Riz Ahmed, vencedor do Oscar pelo curta metragem The Long Goodbye. Completam o cast John Turturro (Ruptura) como John Stone, Bill Camp (Som da Liberdade) como o detetive Dennis Box e Amara Karan (Viagem a Darjeeling) como Chandra Kapoor.

 Divulgação/HBO The Night Of ganhou cinco prêmios Emmy e está disponível no Max — Foto: Divulgação/HBO

12. Por Dentro das Prisões Mais Severas do Mundo (2023)

Saindo um pouco da ficção, Por Dentro das Prisões Mais Severas do Mundo tem estilo documental e, ao longo de suas sete temporadas, busca mostrar a realidade dos detentos e dos guardas em penitenciárias de diferentes países. A produção é comandada por jornalistas investigativos e pessoas que já foram condenadas, inclusive Raphael Rowe, que já foi sentenciado por um crime que não cometeu.

Ao longo dos episódios, os apresentadores realizam atividades imersivas nas prisões, vivendo com os detentos e até mesmo atuando como guardas. A segunda temporada conta com um episódio no Brasil, em uma penitenciária em Porto Velho, Rondônia, dominada por facções criminosas. Por Dentro das Prisões Mais Severas do Mundo tem 7,2 estrelas no IMDb.

 Divulgação/Netflix Por Dentro das Prisões Mais Severas do Mundo tem estilo documental e busca mostrar a realidade de penitenciárias em diferentes países — Foto: Divulgação/Netflix

Com informações de Screen Rant, IMDb, Rotten Tomatoes e Just Watch.

🎥Seis truques da Netflix que você não está usando, mas deveria!

Seis truques da Netflix que você não está usando, mas deveria!

Seis truques da Netflix que você não está usando, mas deveria!

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro