6 horas atrás 2

5 coisas que o Perplexity faz que deixam o Chrome no chinelo

O Google continua dominante em participação de mercado, ou seja, representa a maioria das buscas na Internet. Porém, ferramentas de busca com base em inteligência artificial como o Perplexity AI atraem cada vez mais usuários. Isso porque a IA oferece recursos que resolvem problemas comuns das pesquisas tradicionais: excesso de anúncios, necessidade de clique em vários links e dificuldade para encontrar informações confiáveis rapidamente. Nesta matéria, o TechTudo preparou uma lista de vantagens em relação ao modelo tradicional de busca do Google, explicando como o software funciona e dando exemplos concretos. Confira.

 Reprodução/NewsBytes Perplexity surpreende com funções que nem o Google Chrome tem — Foto: Reprodução/NewsBytes

1. Respostas com fontes citadas automaticamente

 Reprodução/Gisele Veríssimo Resposta do Perplexity traz links para checagem das informações — Foto: Reprodução/Gisele Veríssimo

Ao invés de apenas listar links como o Google, o Perplexity gera respostas completas com citações que apontam para as fontes originais. Isso significa que o usuário não precisa abrir várias abas e verificar cada página para checar a veracidade dos dados. A utilidade desse recurso em relação à gigante de tecnologia estadunidense reside no fato de economizar tempo porque elimina a necessidade de abrir várias páginas de resultados. Além disso, a IA mostra as fontes diretamente na resposta, permitindo verificar a credibilidade da informação sem sair da interface.

Para usar o recurso, basta fazer qualquer pergunta no Perplexity. Em seguida, os links ao lado do texto, posicionados ao longo da resposta, e clique neles para ver a fonte original. No teste realizado pelo TechTudo, o Perplexity sintetizou informações de várias fontes confiáveis em uma resposta única com todas as citações ao ser questionado "quais são os efeitos colaterais da melatonina?".

2. "Definir fontes" para pesquisas específicas

 Reprodução/Gisele Veríssimo Perplexity cita revistas internacionais em resposta no modo "acadêmico" — Foto: Reprodução/Gisele Veríssimo

O Perplexity oferece diferentes modos de busca que filtram automaticamente o tipo de conteúdo retornado. São eles: Web (pesquisa geral), Academic (artigos científicos), Social (discussões e opiniões das redes, como Reddit, X (antigo Twitter) e outras redes) e Finance (buscar registros financeiros), etc. Essa função é uma vantagem clara em relação ao Google porque filtra automaticamente o tipo de conteúdo.

Para usá-la, basta clicar no ícone de "definir fontes para a pesquisa" antes de pesquisar, selecionar o tipo de conteúdo desejado e, então, fazer a pergunta normalmente. Quando solicitado sobre "estudos sobre eficácia da cafeína na performance cognitiva” com o modo acadêmico selecionado, a ferramenta entregou resultados extraídos de revistas científicas com citações.

3. Continuar a conversa (busca contextual)

 Reprodução/Gisele Veríssimo Análise do Acer Swift 3 com Core i5 feita pelo Perplexity AI — Foto: Reprodução/Gisele Veríssimo

O Perplexity lembra o contexto da conversa, permitindo perguntas subsequentes sem que o usuário precise repetir toda a pergunta inicial. Isso conta como vantagem porque não é necessário reformular a busca inteira cada vez que se quer aprofundar um tópico. Além disso, é possível refinar os resultados progressivamente, mantendo um histórico que guia a resposta.

Não há maiores problemas para o usuário nesta função: basta fazer primeira pergunta e ele entenderá as questões complementares naturalmente. Aqui, usamos a ferramenta de IA para buscar um notebook. Assim, perguntamos "qual o melhor notebook até R$ 3000?". Após buscar em 18 fontes, questionamos "e se eu aumentar o orçamento para R$ 4000?" (sem repetir "notebook"). Por último, digitamos "esse modelo é bom para edição de vídeo?" e a IA fez uma análise completa dos modelos previamente selecionados.

4. Busca e resumo de PDFs e arquivos

 Reprodução/Gisele Veríssimo Análise de contrato feita pelo Perplexity AI — Foto: Reprodução/Gisele Veríssimo

O software permite o upload de documentos como PDFs ou imagens e a extração de informações deles de forma rápida. A experiência do usuário tem uma melhoria significativa porque analisa conteúdo de documentos privados e os resume em segundos, e também responder perguntas específicas sobre detalhes do arquivo.

Para realizar essa tarefa, basta clicar no ícone de anexo (clipe), fazer upload do PDF ou imagem e, em seguida, enviar suas perguntas sobre o conteúdo. Nesse teste, anexamos um contrato e questionamos "quais são as cláusulas de rescisão?". O Perplexity explicou que há, no documento, uma seção específica para término de contrato e citou as cláusulas principais que tratavam do assunto.

5. Spaces (bibliotecas de pesquisa organizadas)

 Reprodução/Gisele Veríssimo "Espaços" no Perplexity são uma excelente forma de organização de trabalho — Foto: Reprodução/Gisele Veríssimo

Os Espaços permitem salvar e organizar pesquisas por temas ou projetos diretamente no Perplexity. No Google, não é possível classificar as buscas automaticamente nem compartilhar coleções como na ferramenta de IA; o recurso também ajuda a manter o histórico contextualizado, permitindo que o usuário volte e continue de onde parou, além de colaborar e combinar buscas na web com arquivos pessoais. Para isso, clique em "espaços" na barra lateral esquerda e escolha o melhor nome para sua pasta.

Por exemplo, no espaço "reforma da casa", usuários podem elencar pesquisas sobre materiais, preços e tutoriais. No espaço "receitas fitness", é possível organizar ideias e informações nutricionais sobre um determinado tipo de dieta. Aqui, criamos o espaço "pesquisas para o TCC", visando guardar links e conceitos importantes. Um ponto interessante dessa função é que, usuários conseguem compartilhar e criar tarefas ou lembretes (o que favorece o trabalho em equipe e a produtividade).

Veja também: Como você explicaria a IA para crianças? Estagiário Pergunta!!

Como você explicaria a IA para crianças? Estagiário Pergunta!!

Como você explicaria a IA para crianças? Estagiário Pergunta!!

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro