O ChatGPT Search, mecanismo de busca com inteligência artificial (IA), já está disponível para todos os usuários e permite realizar pesquisas de forma prática e personalizada. Baseada no modelo GPT-4 e no motor de busca integrado ao Bing, a ferramenta pode ser acessada tanto na página do ChatGPT quanto como extensão para navegadores como Chrome , Microsoft Edge, Brave Browser e Opera.
As pesquisas na ferramenta funcionam de forma semelhante aos mecanismos de busca tradicionais, como o Google, mas com o diferencial de interpretar perguntas e demandas em linguagem natural, simulando uma conversa. Além de facilitar a busca por informações em diferentes formatos, como vídeos, áudios e imagens, o sistema também permite encontrar fontes confiáveis e explorar os temas pesquisados de maneira interativa. A seguir, veja cinco dicas do que fazer para aproveitar os recursos do ChatGPT Search.
Search GPT: saiba como explorar os recursos de pesquisa do mecanismo de buscas da IA — Foto: Reprodução/NurPhoto/Getty Images
Com o ChatGPT Search, é possível fazer perguntas de forma parecida com uma conversa — Foto: Reprodução/Júlia Silveira Uma das grandes vantagens de pesquisar com o ChatGPT Search é a possibilidade de fazer perguntas como se fosse um diálogo. Não é necessário usar palavras-chave desconexas ou comandos técnicos. Ou seja, ao invés de digitar “maiores estádios Brasil”, o usuário pode perguntar, por exemplo, “quais são os cinco maiores estádios do Brasil, em ordem de tamanho?”. Além de respostas mais detalhadas, o recurso permite solicitar informações em formatos específicos, como listas ou tabelas.
Também é possível continuar a conversa adicionando novos elementos ou ajustando sua consulta inicial. Essa flexibilidade torna o processo de busca mais prático, organizado e personalizado. Vale lembrar que, assim como acontece ao utilizar o ChatGPT, quanto mais específica for a pergunta, mais precisa será a resposta.
Busca do ChatGPT entende o contexto de perguntas feitas em uma mesma pesquisa — Foto: Reprodução/Júlia Silveira Diferentemente dos mecanismos de busca tradicionais, o ChatGPT Search consegue entender o contexto das perguntas, permitindo que a pesquisa seja realizada de forma contínua ao longo de uma conversa. Por exemplo, ao perguntar sobre os edifícios mais altos da Europa, o usuário pode complementar com “e na América do Norte?” e a IA entenderá automaticamente que o assunto ainda é sobre os edifícios mais altos, mas agora em outro continente.
Caso surja uma nova questão relacionada, como “e as maravilhas naturais?”, o modelo também compreende o contexto e ajusta a resposta, sem que seja necessário reiniciar a busca. Esta abordagem interativa permite explorar o tema em maior profundidade e até mesmo redefinir os rumos da pesquisa durante a conversa.
É possível encontrar resultados em diversas mídias no ChatGPT Search — Foto: Reprodução/Júlia Silveira O ChatGPT Search oferece a possibilidade de exibir imagens e vídeos diretamente nos resultados de busca, permitindo que o usuário solicite visualizações relacionadas ao tema pesquisado, comparações ou exemplos ilustrados. No entanto, é importante estar atento a possíveis inconsistências ou “alucinações” nas imagens apresentadas, como combinações de elementos inexistentes. Para contornar essas limitações, o ChatGPT Search integra ferramentas adicionais, como o gerador de imagens DALL-E, que pode ser utilizado para criar conteúdos visuais personalizados quando os resultados automáticos não atenderem às expectativas.
Fontes de pesquisa são exibidas nas respostas e em uma barra lateral com mais detalhes — Foto: Reprodução/Júlia Silveira O ChatGPT Search não apenas fornece respostas descritivas às consultas, mas também exibe links de citação em linha, que indicam a origem das informações, e uma barra lateral com todas as fontes utilizadas. Esta visualização organizada facilita a verificação e a legitimidade dos dados apresentados, funcionando de forma semelhante ao que encontramos em mecanismos de busca tradicionais, como o Google.
Além de exibir as fontes diretamente na resposta, o ChatGPT Search permite interagir com essas citações. Por exemplo, ao clicar nos links fornecidos, o usuário é direcionado às páginas originais para conferir o contexto completo. Usar as citações também ajuda a refinar pesquisas e explorar fontes ou temas relacionados com base nos resultados iniciais.
Com a busca do ChatGPT, é possível refinar a pesquisa com comandos simples — Foto: Reprodução/Júlia Silveira Outro recurso útil do ChatGPT é a possibilidade de especificar as fontes e os parâmetros para os resultados, como intervalos de tempo, por exemplo. A ferramenta permite realizar pesquisas em sites específicos. Em vez de usar comandos como “site:techtudo.com.br” no Google, por exemplo, basta digitar ou dizer algo como “encontre matérias sobre inteligência artificial no site TechTudo, publicadas em dezembro de 2024”. O modelo entenderá o contexto e fará a pesquisa no site indicado, tornando o processo mais ágil e prático.
O ChatGPT refinará a busca automaticamente, sem a necessidade de ajustar configurações ou usar ferramentas externas. Isto torna a pesquisa mais precisa e personalizável e poupa o tempo que seria necessário para verificar detalhes, como as datas de publicação.
Veja também: DeepSeek: conheça modelo de IA da China que pode superar o ChatGPT
DeepSeek: conheça modelo de IA da China que pode superar o ChatGPT

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
10 meses atrás
44
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/i/J/Psr9GgR0KP4NaBiqxobA/img-0271-1-.jpg)

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/k/n/c9AaGBRHufgLE3lCMnJg/michaela-benthaus.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro