A bateria é um dos componentes mais importantes de um celular, uma vez que impacta diretamente a experiência de uso e a praticidade no dia a dia. Com o avanço da tecnologia e o aumento da demanda por aparelhos que suportem um uso mais intenso, as fabricantes têm investido em smartphones com baterias de maior capacidade. Entre os modelos mais populares, destacam-se os que trazem componentes de 5.000 mAh ou mais, número que garante mais tempo longe da tomada e maior autonomia para tarefas como chamadas, redes sociais, jogos e streaming.
Se você busca um celular que dure o dia inteiro sem precisar de recargas constantes, um modelo com bateria de 5.000 mAh pode ser a escolha ideal. Além de oferecer mais liberdade no uso diário, essa capacidade reduz a necessidade de ciclos frequentes de carregamento, o que pode prolongar a vida útil do aparelho. Pensando nisso, o TechTudo lista, nas linhas a seguir, cinco motivos para investir em um smartphone com essa característica.
Xiaomi 14T carregando — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo 1. Como é medida a capacidade da bateria?
A capacidade da bateria de um celular é medida pela unidade de miliampère-hora (mAh), que determina a quantidade de energia que a bateria pode armazenar. Quanto maior o número de mAh, maior é a quantidade de energia disponível para alimentar os componentes do aparelho. Isso se traduz diretamente em maior autonomia energética e tempo longe das tomadas. Já em relação à composição, a maior parte dos smartphones usa bateria de íons de lítio.
No entanto, é importante destacar que a autonomia real de um celular não depende apenas da capacidade da bateria, mas também de outros fatores, como a eficiência do processador, otimizações de software, tamanho e tipo da tela, além dos hábitos de uso do proprietário. Hoje a maioria dos smartphones têm baterias cujos valores vão de 4.000 a 6.000 mAh.
Bateria de lítio — Foto: Reprodução/Pexels (Tyler Lastovich) No caso do processador, por exemplo, a eficiência energética é observada em sua litografia, que indica a distância entre os transistores no chip e é medida em nanômetros (nm). Ou seja, quanto menor for a distância, mais próximos estarão os transistores.
Para fins de comparação, a bateria de um smartphone de entrada, como o Samsung Galaxy A15, conta com a mesma capacidade do que o mais poderoso da gigante sul-coreana, o Galaxy S25 Ultra. Porém, o processador do flagship da Samsung, Snapdragon 8 Elite (Qualcomm), de 3 nanômetros (nm), é muito mais eficiente. Isso significa que o topo de linha terá mais autonomia de bateria do que o aparelho de entrada, que conta com um Helio G99, da Mediatek, de 6 nm.
Motivos para comprar um celular com 5.000 mAh
1. Autonomia para o dia inteiro
Uma das maiores vantagens de escolher um celular com 5.000 mAh ou mais é a autonomia prolongada. Em geral, smartphones com baterias dessa capacidade permitem usar o celular durante todo o dia sem a necessidade de recarga. Isso é especialmente útil para quem tem um dia cheio, com diversas atividades como aplicativos, jogos, chamadas, navegação, uso de redes sociais, navegação GPS, entre outros.
Galaxy A55 tem bateria de 5.000 mAh — Foto: Divulgação/Samsung Modelos como o Samsung Galaxy A55 e o Motorola Moto G85 são exemplos de aparelhos que vêm com essa capacidade de bateria e oferecem autonomia suficiente para cobrir o uso diário. A Samsung promete reprodução de áudio por até 79 horas, ou vídeos por até 28 horas com o Galaxy A55, enquanto o Moto G85 consegue entregar uma autonomia de até 34 horas, segundo a Motorola.
Além disso, a tecnologia de gerenciamento de energia em smartphones modernos ajuda a otimizar o consumo da bateria, ajustando o brilho da tela, a frequência de atualização da tela e desligando funções que não estão sendo usadas. Isso contribui para que a carga dure ainda mais tempo, mesmo em atividades intensas.
2. Menos ansiedade com a bateria
Quem nunca se viu em uma situação onde a bateria está quase no fim e não há uma tomada por perto? Celulares com 5.000 mAh ou mais oferecem uma sensação de liberdade em relação ao uso da bateria, pois garantem uma maior quantidade de energia para as tarefas do dia a dia. Isso pode ser especialmente vantajoso para pessoas que ficam fora de casa por longos períodos e não têm um power bank ou acesso fácil a uma tomada.
Baterias maiores ajudam com a ansiedade de pouca bateria — Foto: Unsplash/Sten Ritterfeld Além disso, os modelos com bateria maior também são uma excelente opção para quem gosta de viajar longas distâncias, seja de carro, ônibus ou avião. Nessas viagens, é comum ficar muito tempo sem ter a possibilidade de carregar o celular, e uma bateria com 5.000 mAh ou mais oferece a segurança de que você poderá usar o smartphone para navegação, músicas, filmes e outras funções, sem medo de que a carga acabe no meio do caminho. Essa praticidade reduz a ansiedade relacionada à bateria, já que você pode utilizar seu celular com mais liberdade durante o dia todo.
3. Ótimo para jogos e streaming
O consumo de energia em atividades como jogos e streaming de vídeos é significativamente maior do que em tarefas mais simples, como navegar na Internet ou ler mensagens. Jogos pesados como PUBG Mobile, Genshin Impact e Call of Duty exigem bastante do processamento e, por consequência, mais energia da bateria.
Uma maior capacidade de bateria é a garantia de mais horas jogando no seu celular — Foto: Unsplash/I'mZion Da mesma forma, assistir a vídeos em plataformas como YouTube, Netflix e Twitch também aumenta o consumo de energia, especialmente em telas com altas taxas de atualização, como as dos modelos mais modernos. Nesse cenário, uma bateria de 5.000 mAh ou mais garante que você possa jogar ou assistir a vídeos durante horas a fio sem se preocupar com a bateria.
Portanto, smartphones com essa capacidade ou mais, como é o caso do Poco X6 Pro ou do Motorola Moto G75, são boas escolhas para quem quer garantir uma boa autonomia para jogar por períodos de mais de duas horas, sem se preocupar em colocar o celular na tomada.
4. Menos ciclos de carga, maior vida útil
Outra vantagem de um celular com bateria de 5.000 mAh é exigir menos recargas ao longo do dia, o que diminui o número de ciclos de carga. Cada ciclo é contabilizado quando a bateria vai de 0% a 100%. Quanto mais ciclos a bateria consome, mais sua capacidade total pode ser reduzida com o tempo. Em alguns modelos, como nos iPhones, é possível checar a eficiência nas próprias configurações. Já no Android, existem outros mecanismos de verificar a saúde da bateria.
Com uma bateria maior, como as de 5.000 mAh, você pode utilizar o celular durante o dia inteiro e carregá-lo à noite, o que resulta em menos ciclos de carga. Isso pode prolongar significativamente a vida útil da bateria, pois ela terá menos desgaste devido ao uso frequente.
Status da bateria no Galaxy — Foto: Thássius Veloso/TechTudo 5. Desempenho otimizado para redes 5G
A conectividade 5G exige mais energia do que a 4G devido à maior velocidade de conexão e ao maior consumo de dados. A rede 5G oferece downloads rápidos, chamadas de vídeo de alta qualidade e maior capacidade de streaming. No entanto, todos esses recursos exigem um consumo maior de bateria.
É aí que a bateria de 5.000 mAh entra em cena. Modelos como o recente Redmi Note 14, de 5.500 mAh, oferecem capacidades que conseguem sustentar o uso da rede 5G por mais tempo. Uma bateria maior ajuda a garantir que você possa aproveitar o 5G sem a constante preocupação de que a bateria vai acabar rapidamente.
Celulares com 5G demandam mais consumo energético — Foto: Rubens Achilles/TechTudo Vale a pena investir em um celular com bateria de 5.000 mAh?
A resposta é sim, especialmente se você busca maior autonomia, menos recargas e um desempenho que atenda a atividades exigentes, como jogos, streaming e navegação 5G. Com uma bateria de maior capacidade, o celular acompanha sua rotina sem a necessidade de carregamentos frequentes, seja no trabalho, em momentos de lazer ou em viagens. Além disso, existem opções para diferentes faixas de preço, desde modelos acessíveis até topos de linha.
🎥 Veja também como saber se o celular foi clonado ou hackeado!
Como saber se meu celular foi clonado ou hackeado? Veja guia

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
10 meses atrás
185
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/H/t/Lb3aWQSwegIfp6KtoWRg/globo-canal-4-20230720-1959-frame-132937.jpeg)


/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/M/B/SscAPtRrGNnkdkxoIY4w/000.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro