3 horas atrás 3

6 erros mais comuns ao comprar um jogo novo — e como evitá-los

Comprar um novo jogo de videogame pode parecer uma tarefa simples, mas muitos jogadores acabam cometendo erros que podem ser evitados no momento de finalizar a aquisição. Seja para PlayStation, Xbox, Nintendo ou até mesmo PC, é importante tomar alguns cuidados ao realizar uma compra, como, por exemplo, avaliar os valores, reparar se os descontos fazem realmente sentido e analisar o que vale mais a pena entra a mídia física e a digital. Pensando nisso, o TechTudo preparou uma lista contendo seis erros que todo gamer deve evitar cometer ao comprar um jogo novo.

Nas linhas a seguir, você irá entender como obter um game da melhor maneira possível e terá domínio de suas compras para deixar de gastar dinheiro à toa e investir corretamente na sua biblioteca de jogos.

 Reprodução/Sun Cun, Weibo Comprar novos jogos em diversas plataformas é um desafio e erros podem aparecer pelo caminho — Foto: Reprodução/Sun Cun, Weibo

6 erros para evitar cometer ao comprar um jogo novo:

  1. Cuidado com os descontos
  2. Verifique os requisitos do jogo antes de comprar no PC
  3. Menos é mais
  4. Pesquise sobre o que o jogo se trata
  5. Repetir a compra em consoles diferentes
  6. Mídia física x digital

1. Cuidado com os descontos

Os descontos são ótimos atrativos para jogadores que visam comprar um novo jogo. Afinal, com uma oferta de preço mais acessível, muitos imaginam que vale a pena o investimento, porém, acabam comprando o game por impulsão e não procuram saber mais a respeito do título, se a oferta com desconto vale realmente a pena para determinado jogo e assim por diante.

Além disso, outro sinal de alerta é dado durante datas comemorativas, como no natal, Black Friday, dia do gamer e outras épocas. Isso porque diversas lojas costumam vender inúmeros jogos com uma boa oferta e os jogadores vão empilhando títulos e mais títulos na lista de desejo ou no carrinho de compras. Ao final, o valor total da compra pode acabar sendo prejudicial, e os descontos não se tornam um bom negócio de modo geral.

 Reprodução/Steam Promoção de Fim de Ano no Steam tem grandes descontos em jogos com menores preços históricos já vistos — Foto: Reprodução/Steam

2. Verifique os requisitos do jogo antes de comprar no PC

Este pode não ser um grande problema para jogadores de console. Contudo, para quem gosta de jogar em computadores ou notebooks, é extremamente importante verificar os requisitos mínimos e recomendados que seu PC precisa ter para conseguir rodar os games sem dificuldade. Ao fazer isto, você irá evitar frustrações por comprar um título que não consegue fluir sem engasgos e travamentos que atrapalham a jogatina.

De modo geral, as plataformas digitais indicam quais são os requisitos mínimos necessários para ter uma boa experiência com cada jogo. Caso você não saiba se sua máquina está apta para determinado game, uma alternativa interessante é utilizar sites como o Technical City, conhecidos por entregar especificações mais aprofundadas de desempenho para gamers de PC .

 Reprodução/Gisele Veríssimo É importante verificar se os requisitos de seu PC são compatíveis com o jogo de seu interesse — Foto: Reprodução/Gisele Veríssimo

O velho ditado “Menos é mais” se encaixa muito bem para aqueles jogadores que estão sempre comprando novos jogos, mas não dispõem de tempo para jogá-los. Assim, você não aproveita a experiência completa que o game pode te proporcionar, já que diversos títulos estão parados em sua biblioteca digital ou mesmo em sua estante de casa, somente acumulando poeira.

Nesse caso, se você é um jogador com pouco tempo disponível para passar em frente ao videogame, vale a pena pensar duas vezes antes de comprar jogos que não terá condições de jogar por um longo período e focar naqueles que ainda precisam ser zerados.

 Divulgação/Alex Mamed Se você não for um colecionador ou apreciador de jogos, cuidado com o acúmulo de games que não irá utilizar — Foto: Divulgação/Alex Mamed

4. Pesquise sobre o que o jogo se trata

Outro erro bastante comum entre os gamers é comprar um jogo sem saber sobre o que ele se trata. Veja se o título tem capacidade para multiplayer local ou online, qual o gênero do game, em alguns casos, qual a classificação etária, além de resenhas e análises sobre enredo, gameplay e outros contextos que vão fazer você entender melhor acerca do jogo que quer comprar.

Em sites como o TechTudo, os leitores podem ter uma boa base para conhecer inúmeros jogos. Isso certamente irá auxiliar na hora de escolher qual comprar e evitar decepções, já que estamos falando de um título ao qual o player não está habituado ou a mecânica de jogo não agrade o jogador. Estar atento nestes detalhes certamente irão diminuir as expectativas e fazer com que você evite decepções ao jogar o game.

 Arte/TechTudo O TechTudo é responsável por garantir resenhas e análises de qualidade dos mais variados tipos de jogos — Foto: Arte/TechTudo

5. Repetir a compra em consoles diferentes

Alguns títulos clássicos acabam sendo transportados para as novas gerações de videogames após um grande período desde o seu lançamento original. No caso de remakes ou remasterizações, diversos jogos que fizeram sucesso no PlayStation 2 (PS2) ou no Xbox 360 são transportados para o PlayStation 5 (PS5) ou o Xbox Series X.

Se você for um fã do game e quer relembrar a emoção de jogar títulos antigos, com gráficos melhorados, ou se já não possui uma cópia do jogo em determinado console, certamente este não é um erro. No entanto, é importante considerar se esse não será o caso, e se comprar outra cópia para mais uma plataforma será um desperdício.

 Reprodução/Xbox Wire Serviços digitais, como o Xbox Game Pass permitem os jogadores terem a oportunidade de jogar games de diversas plataformas do console da Microsoft — Foto: Reprodução/Xbox Wire

6. Mídia física x digital

Cada vez mais, as lojas estão se desprendendo das mídias físicas e deixando de lado esse tipo de venda no mercado de games. Apesar de ser triste para colecionadores e pessoas que gostam de palpar seus próprios jogos, esse é um fato que parece estar cada vez mais em alta. Afinal, com serviços de streaming, salvamentos em nuvem e praticidade no âmbito geral, os jogos digitais estão ganhando mais espaço constantemente.

Em muitos casos, as desenvolvedoras optam em realizar seus lançamentos primeiro em mídia digital e, depois, a depender da relevância do título, ele pode chegar em mídia física. É importante analisar o que vale mais a pena em cada caso específico, isso porque os jogos digitais podem receber problemas futuros com servidores e causar estresse. Por outro lado, geralmente as mídias físicas são mais caras e, nem sempre vão realmente ganhar uma edição do seu game, ou seja, você pode acabar esperando muito tempo a troco de nada.

 Reprodução/Nyo Tech Games As mídias físicas estão cada vez mais em baixa nas lojas de games — Foto: Reprodução/Nyo Tech Games

Veja também: Conversamos com o ELENCO da nova temporada de FALLOUT!

Conversamos com o ELENCO da nova temporada de FALLOUT!

Conversamos com o ELENCO da nova temporada de FALLOUT!

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro