9 meses atrás 13

60 anos depois: Eliza, o primeiro chatbot, volta ao mundo; entenda

Foto: Reprodução/Freepik

60 anos depois: Eliza, o primeiro chatbot, volta ao mundo; entenda

Foto: Reprodução/Canva

Pesquisadores do MIT ressuscitaram Eliza, o primeiro chatbot do mundo, perdido por 60 anos! Desenvolvido nos anos 1960 por Joseph Weizenbaum, pioneiro das IAs generativas, a IA foi redescoberta em 2021 nos laboratórios do MIT.

Foto: Divulgação/ELIZA Archaeology Projec

Após restaurar o código e criar um emulador para simular um computador da década de 60, os programadores conseguiram reativar Eliza. O feito foi documentado em um artigo científico publicado em 12 de fevereiro.

Foto: Reprodução/warnerbros.fandom

Eliza foi nomeada em homenagem a Eliza Doolittle, personagem de Pigmalião. Diferente de IAs modernas como Gemini ou ChatGPT, Eliza utiliza uma metodologia de correspondência de padrões e substituição para criar a ilusão de compreensão.

Foto: Reprodução/Eliza

Ela reconhece padrões nas mensagens e fornece respostas pré-programadas, substituindo termos-chave conforme a solicitação.

Originalmente escrito em uma linguagem de programação extinta chamada MAD-SLIP (Michigan Algorithm Decoder Symmetric List Processor), o código foi posteriormente adaptado para Lisp.

Foto: Reprodução/Gabriel Pereira

O interesse dos usuários por Eliza foi renovado em 2018, após um episódio da série Young Sheldon, onde o personagem interage com o chatbot.

Foto: Reprodução/Freepik (rawpixel.com)

Atualmente, é possível testar Eliza no site "sites.google.com/view/elizaarchaeology/try-eliza". No entanto, o chatbot está disponível somente em inglês.

Foto: Reprodução/Freepik (rawpixel.com)

Confira também: Quem criou a inteligência artificial? Saiba onde surgiu a tecnologia

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro