É possível usar alguns truques para economizar tempo ao utilizar o Canva para criar artes diversas. Afinal, o editor online pode ser utilizado para desenvolver designs de vários tipos, como posts para redes sociais, calendários, cartões, convites, currículos, planner, entre outros. Sendo assim, os usuários podem acessar determinadas funcionalidades para otimizar o tempo e usar a plataforma com mais eficiência, criando artes com qualidade. A seguir, veja uma lista com oito dicas que podem te ajudar a economizar tempo ao usar o Canva. Confira.
Lista aponta oito dicas para poupar tempo ao editar designs no Canva; confira — Foto: Divulgação/Canva
Clique na opção "marcar como favorito" e salve os seus itens mais usados no Canva — Foto: Reprodução/Thaisi Carvalho Quando o usuário utiliza uma imagem, elemento gráfico, template ou qualquer outro item com frequência para desenvolver artes no Canva, é possível favoritar o material para encontrá-lo com mais facilidade, sem precisar fazer uma nova busca toda vez que for usar o item. Para fazer isso, basta usar o menu lateral para encontrar o elemento desejado, clicar nele com o botão direito e selecionar o ícone de estrela.
Desta forma, o item será colocado na aba de favoritos. Para acessá-la, o usuário deve clicar no tópico “Projetos”, no menu lateral. Em seguida, basta tocar na pasta “Favoritos”. Assim, os usuários podem fazer um acervo personalizado com os itens favoritos, ajudando a economizar tempo ao criar os templates.
Kit de marca é uma ferramenta útil para lidar com diversos projetos ao mesmo tempo — Foto: Reprodução/Thaisi Carvalho Quem usa o Canva para desenvolver artes para diversos clientes ou projetos pode acessar a ferramenta chamada “Kits de marca”. Com ela, o usuário pode organizar logotipos, fontes, códigos de cores e outros elementos de diferentes marcas no mesmo local. Portanto, é possível encontrar todos os materiais de um jeito prático, rápido e organizado de acordo com cada projeto.
Para acessar este recurso, vá até a página inicial do Canva e clique no tópico “Marca”. Em seguida, selecione a opção “Kits de marca”. Vale ressaltar que esta funcionalidade está disponível somente para os assinantes da plataforma. No entanto, é permitido selecionar a opção “Experimente grátis por 30 dias” para testar o recurso sem pagar nada.
Clique em "Copiar formatação" para economizar tempo na edição — Foto: Reprodução/Thaisi Carvalho Essa dica é útil, sobretudo para quem precisa copiar um estilo de texto e replicá-lo em outras artes. Após formatar o texto do design segundo a sua necessidade e inserir todos os elementos e alterações desejadas — como estilo de fonte, tamanho, espaçamento e efeitos —, basta selecionar o conteúdo, clicar com o botão direito do mouse e escolher a função “Copiar formatação”.
Então, a ferramenta vai economizar o tempo do usuário ao manter o mesmo padrão e estilo em diferentes artes. Afinal, em vez de ajustar novamente todos os elementos para criar um novo texto igual ao anterior, basta utilizar o recurso para replicar a mesma formatação em outros designs em instantes.
Botão ''Duplicar página'' otimiza o tempo do usuário no Canva — Foto: Reprodução/Ana Julia Vaz O recurso “Duplicar páginas” também pode auxiliar quem deseja otimizar tempo ao usar o Canva. Ele é útil especialmente quando o usuário precisa desenvolver uma postagem carrossel para o Instagram ou até mesmo uma apresentação de slides para o trabalho ou para os estudos. Isto porque, ao duplicar as páginas, o usuário consegue manter a mesma estrutura e apenas fazer pequenos ajustes de texto ou elementos gráficos, por exemplo.
Para utilizar a ferramenta, o usuário deve acessar a página de edição do Canva. Na parte superior direita do design, há três ícones — clique no desenho dos dois quadradinhos com o símbolo “+” para duplicar a página mantendo as mesmas características. Depois, basta continuar a edição sem ter a preocupação de formatar tudo mais uma vez.
5. Redimensionamento mágico
É possível redimensionar imagem no Canva Pro, plano pago do editor — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes Mais uma dica para poupar tempo no Canva é usar a ferramenta “Redimensionar”, que adapta, automaticamente, o design para diferentes formatações, como Story do Instagram, post para Facebook ou outras formatações específicas. Com isso, o usuário consegue criar somente uma arte e formatá-la em tamanhos adequados para cada plataforma.
Vale ressaltar, porém, que este recurso está disponível somente para os assinantes do Canva Pro. Todavia, é possível tocar na opção “Experimente grátis por 30 dias” para testar a funcionalidade de graça por este período. Para usar esta função, basta acessar a página de edições do Canva, clicar no botão “Redimensionar”, localizado no menu superior esquerdo da tela, e selecionar os formatos desejados. Assim, a plataforma vai ajustar as dimensões, o layout e as proporções das artes.
6. Ferramenta de arrumação
Espaçamento equilibrado ajuda a organizar elementos no Canva — Foto: Reprodução/Thaisi Carvalho Também é possível alinhar e organizar os elementos de maneira uniforme no design. Vale lembrar que o Canva já tem ferramentas de alinhamento que ajudam a distribuir os itens e manter o template organizado. Contudo, com o recurso “espaçamento equilibrado”, o usuário consegue deixar o layout com um aspecto uniforme de maneira automática.
Como esta ferramenta faz alinhamento horizontal e vertical, ela ajuda a gastar menos tempo em comparação aos ajustes manuais. Para usá-la, selecione os elementos e caixas de texto que deseja organizar. Então, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção “espaçamento equilibrado”. Por fim, é possível escolher o tópico “vertical”, “horizontal” ou “equidistante”.
Atalhos de teclado facilitam o trabalho no Canva — Foto: Divulgação/Freepik Os atalhos de teclado, que facilitam o trabalho em várias plataformas, também podem ser aplicados no Canva para poupar tempo. Há os comandos mais populares, como “Ctrl + Z” para desfazer uma ação e “Ctrl + A” para selecionar tudo ao mesmo tempo.
Entretanto, há outros atalhos que podem ser úteis no Canva, como “Ctrl + G” para agrupar elementos selecionados e “Ctrl + Shift + G” para desagrupá-los. Além disso, o comando “Ctrl + Enter” adiciona uma nova página, enquanto o “Ctrl + Backspace” exclue uma página e o “Ctrl + D” permite duplicar itens selecionados.
ChatGPT ajuda o usuário a criar conteúdos para usar nas artes do Canva — Foto: Ascannio / Shutterstock.com Por fim, os usuários também podem usar o ChatGPT para criar conteúdos e economizar tempo no Canva. Por exemplo, o chatbot pode oferecer várias ideias de posts de redes sociais sobre um tema ou campanha.
Após fazer os ajustes necessários nos resultados que a IA ofereceu, o usuário pode salvar todas as sugestões da inteligência artificial no Google Planilhas e gerar um arquivo CSV. Depois, basta carregá-lo no Canva, pois ele irá preencher o design com todos os conteúdos automaticamente. Para fazer isso, é preciso ser assinante do Canva Pro. Após escolher o design, selecione a opção “Apps” no menu lateral e escolha a opção “Criar em lote”, que permite o upload dos dados.
Veja também: Estagiário pergunta: saiba o que o povo acha sobre o fim dos filtros do Instagram
Estagiário pergunta: saiba o que o povo acha sobre o fim dos filtros do Instagram

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
10 meses atrás
21
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/p/f/gfaVLRQD6lUE3m2Kwuew/1ece32964be68fdaa1bdd12c4f41e55f3a68ff6b66860be05af47d4b53449efb.jpg)

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/C/B/NrCVoHRL2LwYwSaNclBw/000.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2023/2/1/0v9FzuQWKVE0aT0lDAIg/mega-sena.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro