2 horas atrás 2

A Grande Inundação: entenda final explicado do filme Netflix

O final do filme A Grande Inundação vem causando dúvidas entre os assinantes da Netflix. O thriller sul-coreano é novidade no catálogo, superando Vivo ou Morto: Um Mistério Knives Out (2025) com filme mais assistido da plataforma neste final de ano. Dirigido por Kim Byung-woo (The Terror Live), o longa de desastre mistura ficção científica em uma trama sobre uma inundação que pode acabar com a humanidade, além de um desenrolar surpreendente.

Pensando nisso, o TechTudo preparou um guia com sinopse, elenco e tudo sobre o final explica da obra, que traz Kim Da-mi (Nosso Eterno Verão) e Park Hae-soo (Round 6) nos papéis principais. Confira, a seguir. A matéria a seguir tem spoilers sobre a conclusão do filme.

 Divulgação/Netflix A Grande Inundação: entenda o final do novo filme da Netflix — Foto: Divulgação/Netflix
  • An-na descobre que passou décadas repetindo variações do mesmo teste em um loop e só recupera a memória completa ao encontrar o filho Ja-in escondido no topo do prédio.
  • Capturada pelo Darwin Center, ela quebra a simulação ao se jogar na água para salvar Ja-in, e a última cena mostra os dois juntos em um foguete rumo a uma Terra inundada.
  • O filme deixa em aberto se An-na é humana ou um clone sintético, já que ela passou 60 anos na simulação, não envelheceu e pode ainda estar presa em outro nível do experimento.
  • A inundação existiu de fato após um asteroide atingir a Antártida, mas boa parte do que se vê depois é uma simulação criada para testar emoções em seres artificiais.
  • O loop temporal foi criado para que uma versão sintética de An-na aprendesse a salvar Ja-in, um filho artificial, validando o experimento de repovoamento da humanidade.

Sinopse de A Grande Inundação

Quando um asteroide atinge a Antártica e provoca uma inundação catastrófica de proporções globais, a humanidade passa a correr risco de extinção. A pesquisadora e mãe solteira Gu An-na desafia todas as probabilidades ao subir um prédio de 30 andares em Seul, na Coreia do Sul, para salvar seu filho, Ja-in, e, sem saber, também o futuro da vida na Terra. Para isso, precisa enfrentar o pânico, saqueadores, dilemas morais e uma conspiração oculta por trás de seu trabalho.

 Divulgação/Netflix A Grande Inundação conta a historia de uma mãe tentando salvar o filho durante um dilúvio — Foto: Divulgação/Netflix

Elenco de A Grande Inundação

O filme é estrelado por Kim Da-mi (Nosso Eterno Verão) como Gu An-na e Park Hae-soo (Round 6) como Son Hee-jo, membro da equipe de segurança do Darwin Center. Também estão no elenco Kwon Eun-seong como o jovem Shin Ja-in (Typhoon Family) e Jeon Hye-jin (Missão Cruzada) em papel coadjuvante como Im Hyeon-mo. A direção é de Kim Byung-woo, conhecido por thrillers intensos como Chamada Explosiva (2021) e The Terror Live (2013).

 Divulgação/Netflix O elenco de A Grande Inundação conta com Park Hae-soo, de Round 6 — Foto: Divulgação/Netflix

O que acontece no final de A Grande Inundação?

No desfecho, An-na atravessa cenários cada vez mais extremos até descobrir que repetiu variações do mesmo teste por décadas. Com a ajuda de Son Hee-jo, ela chega ao topo do complexo de apartamentos, onde seu filho, Ja-in, está escondido em um armário. Isso fazia parte do plano desde o início, mas An-na só consegue lembrar no último cenário do looping.

An-na é capturada por homens armados do Darwin Center, uma organização de pesquisa espacial, enquanto Ja-in pula na água. Para salvar a criança, ela “quebra” a simulação e mergulha atrás do filho. A última cena mostra mãe e filho juntos em um foguete, retornando para uma Terra inundada.

 Divulgação/Netflix No final de Grande Inundação, An-na consegue resgatar o filho e concluir o experimento — Foto: Divulgação/Netflix

An-na é humana no final do filme?

O longa planta pistas contraditórias. Sabemos que An-na esteve na simulação por 60 anos, mas não fica claro se a mulher do final é a mesma pesquisadora do início ou um clone criado nos experimentos. O roteiro deixa essa questão em aberto, convidando o espectador a decidir, mas é provável que ela seja uma humana sintética no final.

Vale lembrar que o foguete da primeira versão da pesquisadora é atingido por detritos no espaço. Além disso, quando ela acorda em outra nave, mas de volta à Terra, parece não ter envelhecido nada. Há, inclusive, a possibilidade de An-na estar presa em mais uma simulação sem saber.

 Reprodução/IMDb A Grande Inundação tem final aberto — Foto: Reprodução/IMDb

A inundação existiu, mas apenas até certo ponto. As cenas iniciais mostram o dilúvio que realmente ocorreu dentro do universo do filme, consequência da queda de um asteroide na Antártida que derreteu as geleiras e elevou o nível do mar de forma irreversível. Depois, é revelado que grande parte da experiência foi uma simulação criada para desenvolver emoções em seres sintéticos.

Em resumo, a inundação é real até o momento em que An-na chega ao telhado do prédio pela primeira vez, Hee-jo é assassinado e Ja-in capturado. A partir daí, os espectadores acompanham uma sequência de realidades simuladas.

 Divulgação/Netflix A Inundação é real, mas também fruto de uma realidade simulada — Foto: Divulgação/Netflix

O que significa o loop temporal?

O loop temporal foi criado por An-na após escapar da Terra durante a inundação, sendo obrigada a deixar o filho para trás. Ja-in, na verdade, é uma criança artificial desenvolvida em laboratório para testar o Motor de Emoções, um equipamento capaz de inserir sentimentos humanos em clones destinados especificamente a repovoar o planeta.

O Darwin Center também precisa criar uma mãe sintética. Então An-na pede que usem suas memórias na criação de uma cobaia, testando como seriam as respostas emocionais em situações extremas. O teste seria um sucesso quando sua versão simulada conseguisse salvar Ja-in, mas reiniciado sempre que ela falhasse ou morresse;

No final, An-na finalmente encontra Ja-in no topo do prédio após milhares de ciclos. Mãe e filho aparecem dentro de uma das várias naves espaciais rumo à Terra inundada, mas com pequenos pontos de terra firme, sugerindo que o experimento para reestabelecer a humanidade foi um sucesso.

 Divulgação/Netflix Em A Grande Inundação, o looping foi criado por An-na para testar o Motor de Emoções — Foto: Divulgação/Netflix

Vale a pena assistir a A Grande Inundação?

A recepção é mista. No Rotten Tomatoes, o filme tem aprovação de 50% da crítica especializada e apenas 36% do público. No IMDb, a nota média é 5,4, com reações que variam entre entusiasmo pelo aspecto técnico e críticas negativas à transição apressada entre os gêneros desastre e ficção científica, além de apontamentos sobre o final pouco desenvolvido.

O autor desta matéria gostou do filme, mas reconhece que muitos detalhes podem confundir na primeira assistida. Em resumo, é uma obra diferente que levanta discussões e pode ser vista mais de uma vez para captar nuances, sobretudo devido ao seu final aberto.

 Divulgação/Netflix A Grande Inundação tem criticas mistas nos sites agregadores de reviews — Foto: Divulgação/Netflix

Filmes parecidos com A Grande Inundação

Se você gostou de A Grande Inundação, procure outros thrillers sul-coreanos e filmes de desastre com camadas de ficção científica e dilemas morais, como The Terror Live (2013), do mesmo diretor. Também disponível na Netflix, outra opção é O Impossível (2012), longa com Tom Holland baseado em eventos reais sobre o tsunami que atingiu o sudoeste da Ásia em 2004. Outras produções que giram em torno de dilúvios são Tempestade: Planeta em Fúria (2017) e A Onda (2015).

 Reprodução/IMDb O Impossível narra história de família que sobreviveu ao tsunami devastador de 2004 — Foto: Reprodução/IMDb

Veja o trailer de A Grande Inundação

📽️NETFLIX compra a WARNER! O que muda com a fusão?

NETFLIX compra a WARNER! O que muda com a fusão?

NETFLIX compra a WARNER! O que muda com a fusão?

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro