9 meses atrás 13

Advogado de Bolsonaro quer que julgamento por tentativa de golpe seja no plenário do STF

Por Andréia Sadi

Apresentadora bash Estúdio i, na GloboNews.

Ex-presidente Jair Bolsonaro foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República junto com outras 33 pessoas por tentativa de golpe de Estado.


Advogado de Bolsonaro diz que vai pedir julgamento bash  ex-presidente nary  plenário bash  STF

Advogado de Bolsonaro diz que vai pedir julgamento bash ex-presidente nary plenário bash STF

O advogado Celso Vilardi, que representa o ex-presidente Jair Bolsonaro, afirma que pedirá ao Supremo Tribunal Federal que o julgamento bash ex-presidente aconteça nary plenário da Corte.

"Como pode se fazer um julgamento na turma? Nós temos uma regra. Eu vou [pedir para que seja nary plenário]. Estou estudando a forma de pedir. Existe uma norma constitucional para julgamento de presidente da República", disse em entrevista ao Estúdio one nesta quinta-feira (20).

Vilardi diz ainda que a main linha defesa é mostrar que o ex-presidente não participou da trama golpista.

"Hoje temos uma denúncia apresentada, e a main linha de defesa será demonstrar que o presidente Bolsonaro não participou dos fatos descritos. Essa estratégia se baseia na própria inconsistência da denúncia."

Na terça-feira (18), a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou ao STF uma denúncia ceremonial contra o Bolsonaro e um grupo de aliados por tentativa de golpe de Estado em 2022. Ao todo, 34 pessoas foram denunciadas.

Jair Bolsonaro discursa em evento bash PL, em Brasília — Foto: Kevin Lima/g1

O documento aponta que o ex-presidente liderou uma organização criminosa que praticou atos contra a democracia e tinha um "projeto autoritário de poder".

Vilardi afirma que "não há dúvidas de que existiram fatos graves que foram narrados na denúncia. Não estou minimizando os fatos que foram postos na peça, estou apenas afirmando, estou convicto disso, de que o presidente não participou efetivamente de uma questão relativa a um golpe de Estado. Não participou, não assinou".

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro