Acidentes com a air fryer acontecem, no geral, pois o aparelho é um novo integrante da cozinha brasileira. Já que, desde que conquistou o coração dos consumidores, muitas pessoas compram o dispositivo sem saber o que pode causar problemas. Por isso, seja a escolha dos utensílios ou até mesmo como fazer a limpeza de forma mais adequada, pequenos cuidados no dia a dia fazem toda a diferença.
Hábitos como não ligar o eletrodoméstico em extensão de tomada, não superlotar seu cesto ou lavar a fritadeira após cada uso são coisas que podem passar despercebidas, mas que fazem toda a diferença para a longevidade do aparelho. Para ajudar você a usar o seu modelo com segurança e prolongar sua vida útil, o TechTudo reuniu 10 dicas práticas e muito úteis. Confira a seguir.
Prática e versátil, a air fryer virou um eletrodoméstico indispensável para quem busca agilidade na cozinha. Confira alguns cuidados — Foto: Reprodução/Freepik 10 cuidados indispensáveis para usar a sua air fryer com segurança. Veja!
A air fryer é um dos eletrodomésticos mais queridos nas cozinhas brasileiras, e é conhecida por sua praticidade e pela promessa de preparar alimentos de forma mais saudável. No entanto, para garantir que o aparelho funcione de maneira eficiente e segura, é importante adotar alguns cuidados no dia a dia. A seguir, confira a lista que preparamos para você:
- Não encha o cesto
- Não coloque verduras e grãos crus
- Não faça receitas com muita água
- Mantenha a air fryer limpa
- Deixe o aparelho em superfície plana
- Não ligue a air fryer em extensões de tomada
- Não mergulhe o aparelho na água
- Não deixe a fritadeira perto de paredes ou outros objetos
- Não cozinhe por períodos estendidos
- Evite óleo e líquidos inflamáveis
Encher o cesto da air fryer além do limite indicado pode prejudicar o preparo dos alimentos e comprometer a circulação do ar quente, o que faz com que os ingredientes cozinhem de maneira desigual. Além disso, superlotar o espaço reservado para o preparo das receitas aumenta o tempo necessário para finalizá-las.
Para garantir um bom desempenho, é recomendado respeitar a capacidade máxima indicada pelo fabricante. Caso você queira fazer uma quantidade maior, é interessante colocar os alimentos em porções menores e fazer o processo em etapas, se necessário, para preservar a eficiência do aparelho e evitar danos em seus componentes.
Exceder o limite do cesto da air fryer pode afetar o preparo dos alimentos e a circulação do ar quente — Foto: Wirecutter/Michael Hession 2. Não coloque verduras e grãos crus
Colocar verduras e grãos crus na air fryer pode causar problemas no preparo e até comprometer o funcionamento do aparelho. Esses alimentos, por sua textura, tendem a ressecar ou não assar uniformemente nas altas temperaturas, e alguns deles podem voar para a resistência do aparelho, devido ao ar que circula dentro dele na hora de assar.No caso dos grãos, como o arroz, é necessário utilizar água para o cozimento, o que torna seu preparo na air fryer inviável. Por isso, opte por usar uma panela elétrica ou uma panela no fogão para cozinhar esse tipo de alimento.
Colocar verduras e grãos crus na air fryer pode prejudicar o preparo e o funcionamento do aparelho — Foto: Reprodução/Freepik 3. Não faça receitas com muita água
Preparar receitas com excesso de água na air fryer não é indicado, pois o aparelho não foi projetado para lidar com líquidos em abundância. Durante o funcionamento, a alta circulação de ar pode fazer com que o líquido respingue, causando sujeira no interior do equipamento ou até danos à resistência. Para receitas que exigem maior quantidade de líquidos, como ensopados ou caldos, é melhor optar por panelas convencionais ou elétricas, projetadas para esse tipo de preparo.
Evite preparar receitas com excesso de água na air fryer, pois o aparelho não é feito para grandes quantidades de líquidos — Foto: Reprodução/Freepik 4. Mantenha a air fryer limpa
Manter a air fryer limpa permite seu bom funcionamento e prolonga sua vida útil, pois restos de alimentos e gordura acumulados podem obstruir as saídas de ar, afetando o desempenho do aparelho, gerando odores indesejados e até riscos de incêndio. A limpeza regular do cesto e da bandeja ajuda a evitar que esses resíduos se acumulem e comprometam o preparo das receitas.
A limpeza deve ser feita com uma esponja macia e detergente neutro. Evite usar materiais abrasivos, que podem danificar a superfície do aparelho, sendo importante verificar as recomendações do fabricante para a manutenção adequada. Após a lavagem, use um pano de microfibra para retirar o excesso de água e deixe secando em local arejado.
Limpe sua air fryer com esponja macia e detergente neutro, evitando materiais abrasivos — Foto: Reprodução/Amazon 5. Deixe o aparelho em local plano e arejado
Para que o aparelho funcione de forma eficiente, é ideal deixá-lo em local arejado, permitindo que seu fluxo de ar não seja interrompido e que ele não superaqueça com os preparos e, consequentemente, também não acabe aquecendo outros objetos ao redor e tendo problemas em seus componentes internos. Também é recomendado deixar a air fryer em uma superfície plana, o que permite uma estabilidade durante o funcionamento e evite outros acidentes, como uma desestabilização que faça com que ele caia.
Deixe a air fryer em uma superfície plana e ventilada para garantir estabilidade durante o uso — Foto: Reprodução/Freepik 6. Não ligue a air fryer em extensões de tomada
Ligar a air fryer em extensões de tomada pode representar um risco à segurança e ao bom funcionamento do aparelho. O uso de extensões não adequadas pode sobrecarregar a rede elétrica, causando quedas de energia ou até curtos-circuitos, já que esses aparelhos consomem uma quantidade considerável de energia, o que pode resultar em aquecimento excessivo de fios e tomadas, aumentando a chance de incêndios.
O ideal é conectar a air fryer diretamente em uma tomada que suporte sua carga elétrica. Verifique sempre as especificações do aparelho e da tomada para garantir que ambas são compatíveis. Essa precaução evita danos ao equipamento e garante um uso seguro, sem sobrecarregar a rede elétrica da sua casa.
7. Não mergulhe o aparelho na água
Mergulhar a air fryer na água pode danificar irreparavelmente os componentes elétricos do aparelho. A parte interna do equipamento, como a resistência e os circuitos, não devem ser expostos a líquidos. Assim, o contato com a água pode causar curtos-circuitos, comprometendo o funcionamento e até gerando riscos de choque elétrico. Para a limpeza, desligue o aparelho da tomada e use apenas uma esponja umedecida ou panos secos. A parte externa, como o cesto e a bandeja, pode ser lavada com água e detergente, mas sempre evite a imersão completa do aparelho.
Somente o cesto da air fryer pode ser lavado com água — Foto: Reprodrução/Flickr 8. Não coloque a air fryer perto de paredes ou outros objetos
Você sabia que o local onde coloca a sua air fryer pode afetar o desempenho e a segurança do aparelho? Colocá-la perto de paredes ou objetos pode prejudicar a circulação do ar quente necessário para o preparo dos alimentos. Isso pode fazer com que o aparelho superaqueça, comprometendo sua durabilidade e eficiência.
Vale destacar que os fabricantes orientam a colocar o aparelho em superfícies resistentes ao calor, como bancadas de quartzo ou granito. Também é importante garantir que a saída de ar da air fryer não seja obstruída. Ainda, evite colocá-la perto de materiais inflamáveis ou que possam sofrer mudanças bruscas de temperatura, como prata, cobre, alumínio e aço.
Cuidado! A Air Fryer também pode apresentar riscos. Saiba como evitar acidentes e usar seu eletrodoméstico de forma segura — Foto: Reprodução/Freepik - imagem gerada por IA 9. Não cozinhe por períodos estendidos
A pressa de preparar várias receitas seguidas pode acabar prejudicando sua air fryer. Isso ocorre porque usar o aparelho por longos períodos sem pausas pode levar ao superaquecimento. Assim, além de impactar a qualidade do alimento, o uso excessivo pode causar danos aos componentes internos. Para evitar problemas, dê intervalos entre as receitas e permita que o aparelho esfrie adequadamente antes de ligá-lo novamente. Esses períodos ajudam a dissipar o calor acumulado nos componentes, o que pode reduzir o risco de superaquecimento e prolongar a vida útil do equipamento.
10. Evite óleo e líquidos inflamáveis
Usar óleo ou líquidos inflamáveis na air fryer pode ser perigoso, e acabar comprometendo a sua segurança durante o uso. Esses líquidos, ao entrar em contato com o sistema de aquecimento, podem causar superaquecimento, incêndios ou até mesmo danificar o equipamento. Como a air fryer foi projetada para preparar alimentos sem óleo, o uso em excesso desse ingrediente se torna desnecessário e arriscado.
Caso ainda necessário usar o óleo, aplique apenas pequenas quantidades de óleo com um pincel ou spray específico. Assim, você mantém o aparelho em bom estado, reduz riscos e preserva a qualidade das receitas.
Vídeo: Onde não colocar a Air Fryer na cozinha? Conheça os lugares proibidos
Onde não colocar a Air Fryer na cozinha? Conheça os lugares proibidos

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
10 meses atrás
42
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/p/f/gfaVLRQD6lUE3m2Kwuew/1ece32964be68fdaa1bdd12c4f41e55f3a68ff6b66860be05af47d4b53449efb.jpg)

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/C/B/NrCVoHRL2LwYwSaNclBw/000.jpg)
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2023/2/1/0v9FzuQWKVE0aT0lDAIg/mega-sena.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro