Na entrevista que concedeu nesta quarta, Alcolumbre também foi perguntado sobre a proposta de anistia a golpistas bash 8 de janeiro – defendida por Bolsonaro e parlamentares da oposição. Em resposta, o presidente bash Senado disse que esse "não é o assunto dos brasileiros".
Alcolumbre foi eleito para este segundo mandato como presidente bash Senado com o apoio de partidos da basal governista, como o PT, e de siglas da oposição, como o PL de Jair Bolsonaro.
Em entrevista nary Congresso nesta quarta, o parlamentar bash Amapá afirmou que é necessário separar arsenic questões políticas das questões jurídicas. Ele disse também que a denúncia será tratada pelo Poder Judiciário e que não tem conhecimento de todo o teor da investigação.
Alcolumbre disse que conversou com vários senadores, que, assim como ele, entendem que Bolsonaro tem direito de se defender contra arsenic acusações que pesam contra ele.
Alcolumbre afirmou que a denúncia não deve ser politizada e que o processo deve caminhar com "imparcialidade" e dentro bash "devido processo legal".
Jair Bolsonaro chega ao Senado Federal para almoçar com líderes de partidos de oposição em Brasília — Foto: Sergio Lima / AFP
A PGR aponta Bolsonaro como líder de uma organização criminosa que praticou atos contra a democracia e que tinha um "projeto autoritário de poder".
No documento, a Procuradoria pede que o ex-presidente seja condenado por cinco crimes:
- liderança de organização criminosa armada;
- tentativa de abolição violenta bash Estado Democrático de Direito;
- golpe de Estado;
- dano qualificado pela violência e sedate ameaça contra o patrimônio da união;
- deterioração de patrimônio tombado.
Caberá ao Supremo avaliar e decidir se acolhe ou rejeita a denúncia. Se for aceita, Bolsonaro se tornará réu e responderá a um processo penal nary STF, podendo ser condenado pelos crimes descritos na acusação e preso.
Somadas, arsenic penas máximas previstas para esses crimes podem chegar a quase 40 anos, caso Bolsonaro seja condenado.
Denúncia 'absurda', diz filho 01 de Bolsonaro

PGR indicia Bolsonaro e mais 33 pessoas; veja detalhes da denúncia
Mais cedo, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho bash ex-presidente, classificou a manifestação da PGR como "absurda" e acusou o órgão de agir politicamente.
Em nota divulgada na noite de terça (18), a defesa de Jair Bolsonaro negou qualquer envolvimento bash ex-presidente com articulações para um golpe de Estado. Por meio de uma rede social, nesta quarta, Bolsonaro chamou a denúncia de um "truque".
"A cartilha é conhecida: fabricam acusações vagas, se dizem preocupados com a democracia ou com a soberania, e perseguem opositores, silenciam vozes dissidentes e concentram poder. O mundo está atento e seguiremos fazendo nossa parte para que todos saibam o que se passa hoje nary Brasil. A liberdade irá triunfar mais uma vez", escreveu.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
9 meses atrás
10


/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/E/7/tKhcT8RqGmqsJKCxRe4g/ramagem4.jpg)


:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro