9 meses atrás 54

Alerta laranja de onda de calor: 5 aparelhos que vão te salvar no Carnaval

Diversos estados do Brasil estão sob alerta laranja de onda de calor entre este sábado (1) e a quarta-feira de cinzas (5). O aviso, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e classificado com severidade grave, afeta Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Segundo o órgão, há riscos à saúde da população desses estados durante o Carnaval 2025, uma vez que as temperaturas podem atingir 5 ºC acima da média por dias consecutivos. Para amenizar o calorão e evitar possíveis problemas de saúde, é possível contar com vários aparelhos, desde o tradicional ar-condicionado até opções mais acessíveis, como climatizadores.

Cada um desses dispositivos funciona de forma distinta e oferece benefícios específicos e limitações que precisam ser consideradas antes da compra. Seja para refrescar um cômodo inteiro ou apenas aliviar a sensação térmica em um espaço menor, há alternativas para diferentes necessidades e orçamentos. Nas linhas a seguir, o TechTudo lista cinco aparelhos que podem ajudar a enfrentar a onda de calor durante o Carnaval 2025.

 Arte/TechTudo Homem em frente a ar-condicionado portátil em meio à onda de calor — Foto: Arte/TechTudo

APARELHOS PARA TE AJUDAR A ENFRENTAR A ONDA DE CALOR

1. Ar-condicionado – potência máxima para calor extremo

Quando o assunto é refrescar o ambiente de forma eficiente, o ar-condicionado continua sendo a melhor escolha. Com diferentes modelos – de parede, janela ou split –, ele reduz rapidamente a temperatura, garantindo um ambiente agradável mesmo nos dias mais quentes.

Antes de comprar, é importante observar a capacidade do aparelho, medida em BTUs. Quanto maior o número, maior o poder de refrigeração. Além disso, vale considerar o consumo de energia, que pode ser alto. Para quem busca economia, os modelos inverter são mais eficientes, pois ajustam a potência de acordo com a necessidade.

Outro ponto a se atentar é a umidade do ar: como o ar-condicionado pode deixá-lo mais seco, combinar o uso com um umidificador pode ser uma boa estratégia para manter o equilíbrio térmico e respiratório.

 Reprodução/D-air Mulher dormindo sob ar-condicionado — Foto: Reprodução/D-air

2. Ar-condicionado portátil – mobilidade e praticidade

Se instalar um ar-condicionado fixo não é uma opção, a versão portátil pode ser uma alternativa interessante. Ele funciona de forma semelhante ao modelo tradicional, mas pode ser deslocado de um cômodo para outro. O único requisito é posicionar o tubo de exaustão em uma janela para liberar o ar quente.

A principal vantagem desse aparelho é a praticidade, mas é importante lembrar que ele costuma ser menos potente que os modelos fixos. Além disso, pode consumir bastante energia e produzir mais ruído durante o funcionamento.

 Reprodução/Olimpia Ar-condicionado portátil pode ser usado em locais onde a instalação de um ar-condicionado tradicional não é viável — Foto: Reprodução/Olimpia

3. Climatizador – um toque de frescor sem pesar na conta de luz

Para quem busca uma solução intermediária entre o ventilador e o ar-condicionado, o climatizador pode ser uma boa aposta. Ele resfria o ambiente por meio da evaporação da água, ajudando a manter o ar mais úmido e agradável.

Diferente do ar-condicionado, o climatizador não altera drasticamente a temperatura, mas proporciona uma brisa mais refrescante, principalmente em regiões secas. No entanto, se o local já tiver umidade alta, seu efeito pode ser reduzido.

 Divulgação/Olimpia Climatizador combina ventilação e umidificação para refrescar o ambiente — Foto: Divulgação/Olimpia

4. Umidificador – alívio para o ar seco

Se o problema não é apenas o calor, mas também o ressecamento do ar, um umidificador pode ser uma excelente solução. Ele libera partículas de água, tornando o ambiente mais confortável para a respiração.

Vale lembrar que o umidificador não reduz a temperatura, mas pode complementar o uso de outros aparelhos, como ventiladores e ar-condicionado, para tornar o clima mais agradável. É importante usá-lo com moderação, pois umidade excessiva pode favorecer mofo e fungos.

 Divulgação/Xiaomi Umidificador — Foto: Divulgação/Xiaomi

Entretanto, o umidificador não resfria o ambiente de forma direta, e serve apenas como um complemento para quem já utiliza ventiladores ou ar-condicionado. O uso excessivo do aparelho também pode gerar acúmulo de umidade em excesso, o que pode favorecer o surgimento de mofo e proliferação de fungos.

O mini ar-condicionado é uma alternativa compacta e econômica para quem busca alívio imediato do calor. Apesar do nome, ele não funciona como os modelos convencionais, que usam gás refrigerante; em vez disso, ele utiliza um sistema de evaporação de água.

Ideal para ser usado sobre mesas ou em espaços pequenos, ele pode ser útil para refrescar o ar ao redor, mas não tem potência suficiente para resfriar um cômodo inteiro. Algumas versões permitem adicionar gelo ao reservatório para potencializar o efeito.

 Divulgação/DHGate Mini ar-condicionado portátil pode ser uma opção mais barata para o verão; veja como comprar com desconto — Foto: Divulgação/DHGate

Com informações de Inmet e TechTudo (1, 2, 3, 4, 5)

🎥 O que gasta mais energia: ventilador ou ar-condicionado?

 ventilador ou ar-condicionado?

O que gasta mais energia: ventilador ou ar-condicionado?

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro