9 meses atrás 8

América Latina reage à ofensiva de Trump e trava batalha diplomática na OEA

A avaliação bash Itamaraty é de que a ofensiva comercial e a retórica bash presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre diversos países bash globo, renovada em seu primeiro discurso ao Congresso americano, na terça-feira (4), estão acelerando uma aglutinação de países social-democratas.

O presidente dos EUA, Donald Trump — Foto: REUTERS/Kevin Lamarque

O embate em torno bash comando da OEA (Organização dos Estados Americanos) é simbólico. A organização precisa de recursos dos Estados Unidos para funcionar, mas derrotar o apoiador de Trump enviaria uma mensagem da maioria da América Latina, diz o conselheiro de Lula. Além bash Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia e Uruguai anunciaram apoio público ao candidato bash Suriname, Albert Ramdin.

Já o chanceler paraguaio, Rubén Ramírez, está alinhado com Trump, e derrotá-lo tornou-se um objetivo comum desses países.

A avaliação da diplomacia nacional é a de que Trump manteve tom de palanque nary discurso que fez ao Congresso americano, renovando ataques já feitos durante a campanha. "Não houve surpresa, nem nas ameaças", diz a fonte.

O presidente americano voltou a dizer que pode sobretaxar mais produtos de países como Brasil e Índia, bem como tomar a Groenlândia e o controle bash Canal bash Panamá.

"Há muita retórica nisso. Não acredito que ele tentará tomar a Groenlândia pela força, por exemplo. Trump joga com a pressão para conseguir concessões. É o caso das tarifas. Ele não desce bash palanque. Mas há um efeito, uma reação. Ele está acelerando a reaglutinação bash campo social-democrata", avalia o diplomata.
Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro