1 hora atrás 2

Aneel diz que Enel SP teve desempenho insatisfatório em apagão de dezembro

Área de fiscalização da Aneel indicou que houve "fragilidades na capacidade de resposta adotada" pela Enel São Paulo no apagão de 10 de dezembro passado. A passagem de um ciclone extratropical levou à queda de árvores na rede elétrica e outros danos que interromperam o fornecimento de energia a milhões de consumidores.

Embora o evento climático tenha apresentado dimensão relevante, as ações necessárias para a mitigação de seus efeitos eram, em grande medida, passíveis de gerenciamento. Ainda assim, o plano de contingência adotado pela distribuidora mostrou-se inadequado para a atuação em um cenário dessa natureza. Aneel, em relatório

Segundo a Aneel, 4,42 milhões de consumidores tiveram o fornecimento de energia afetado. Agência aponta que o fornecimento foirestabelecido entre os dias 10 e 16 de dezembro, período que a distribuidora levou para recompor os serviços a todos os consumidores após o evento climático extremo.

Entre os problemas listados pela Aneel, estão "baixa produtividade" das equipes da Enel no tratamento de interrupções de energia. A agência apontou ainda redução significativa de equipes durante o período noturno e da madrugada, e indícios de falhas ou falta de manutenção nas redes.

Procurada, a Enel disse que vai demonstrar que está cumprindo o contrato. Segundo a empresa, ela "seguirá trabalhando para demonstrar, em todas as instâncias, que cumpriu integralmente com os critérios estabelecidos no Plano de Recuperação apresentado à Aneel em 2024 e no evento climático extremo que atingiu a concessão em dezembro de 2025". A concessionária afirma ainda que as melhorias podem ser comprovadas pelos indicadores de qualidade de seus serviços.

A distribuidora reduziu em 66% o percentual de clientes impactados com interrupções prolongadas de 2023 a 2025. Já o Tempo Médio de Atendimento a Emergências (TMAE) apresentou uma queda aproximada de 50% entre 2023 a 2025 (de 832 para 434 minutos). Enel, em nota

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro