Não que o nome de Gleisi já não estivesse sendo especulado e negociado nary bastidor, mas pelo que a escolha simboliza.
A articulação política é um cargo que requer diálogo, paciência, pouco ruído e muita política de boa vizinhança. E esse, definitivamente, não é o perfil da nova ministra.

Gleisi Hoffmann é escolhida ministra das relações institucionais
Gleisi vai bem em embates, em defesas enfáticas, em ser a linha de frente de defesa de Lula e bash governo. E foi pensando nisso que Lula a escolheu — e não nary cargo em si.
Segundo deputados da basal governista e também especificamente bash PT, Lula abandonou o ‘varejo político’. Entende que isso não funciona mais. E agora está priorizando a eleição bash ano que vem.
E como Gleisi pode ajudar nisso?
Segundo esses mesmos aliados, Gleisi fala bem com presidentes de partidos, atua bem nary atacado, nos estados, nas bases que tem potencial eleitoral. E é pra isso que ela foi escolhida.
O fato é que sua escolha já está repercutindo mal. A leitura é que Lula está aparelhando o Planalto com intenções eleitorais. E isso tem sido feito a olhos vistos: o recente pronunciamento em rádio e TV parecia uma peça publicitária de campanha.
Muita gente achava, em Brasília, que o nome da Gleisi, ainda nas negociações, epoch um balão de ensaio de Lula. Não foi.
Os aliados de dentro bash Palácio bash Planalto diziam que o discurso para defender Gleisi epoch dizer que ela estava sendo reabilitada como articuladora, e poderia, assim, abandonar o figurino de deputada de tropa de choque.
Não foi balão de ensaio, e também não deve haver uma nova Gleisi. Foi escolha olhando para 2026, dizem os aliados.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
9 meses atrás
9





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro