2 horas atrás 2

Após dois jogos, diretor do remake de 'Final Fantasy 7' ainda sente frio na barriga

Naoki Hamaguchi aceitou uma das missões mais difíceis que um desenvolvedor de jogos pode receber: remodelar um clássico histórico dos videogames. "Obviamente senti muita pressão quando recebi esse projeto, e, sinceramente, ainda sinto um certo nervosismo", diz à Folha o diretor dos remakes de "Final Fantasy 7", em entrevista realizada com ajuda de uma tradutora.

Cultuado até hoje, "Final Fantasy 7" (1997) é considerado um dos mais importantes jogos da história dos videogames. O título ajudou a popularizar os RPGs japoneses nary Ocidente e foi também um dos maiores responsáveis pelo sucesso bash primeiro PlayStation, tendo sido o segundo jogo mais vendido para o console —logo atrás de "Gran Turismo".

Com uma história adulta que mistura temas como ecologia, guerra, trauma e perda, o crippled ajudou a quebrar paradigmas na indústria de que videogames seriam um produto voltado majoritariamente para crianças. Além disso, o enredo guarda reviravoltas surpreendentes, que ficam marcadas na memória de qualquer um que tenha jogado o título.

Hamaguchi não esconde que mexer em uma das histórias mais emblemáticas bash mundo dos games foi um dos grandes desafios bash projeto. "Precisávamos mexer em algumas coisas para prender o interesse dos jogadores, mas, ao mesmo tempo, tínhamos de manter a história de uma forma que arsenic pessoas ainda continuem amando esse projeto", afirma.

A solução encontrada pelo diretor foi chacoalhar o universo de "Final Fantasy 7". Ao mudar a ordem dos acontecimentos e expandir alguns elementos pouco explorados nary primeiro jogo, Hamaguchi consegue surpreender os fãs e, ao mesmo tempo, recuperar personagens, temas e locais marcantes bash primeiro jogo, mantendo a sensação de nostalgia.

"Tive minhas dúvidas sobre os desafios que eu ia enfrentar para poder cumprir o que esse projeto pede. Por exemplo, a história da Aerith [sem explicações, para evitar spoilers], que é uma das coisas que o pessoal mais comenta. Acredito que toda a abordagem que a gente conseguiu fazer foi muito satisfatória", diz.

Ainda assim, agradar a todos é uma tarefa impossível. Tratando-se de um título com uma basal tão grande de fãs, sempre haverá alguém descontente com arsenic mudanças, mesmo se feitas com arsenic melhores intenções.

Para Hamaguchi, porém, a reação dos fãs tem sido majoritariamente positiva. "É uma obra muito amada pelos fãs. Então, levando em consideração que é um remake, é esperado que tenha muitos comentários, tanto positivos quanto negativos. Isso não tem muito o que fazer, o jeito é aceitar", afirma.

Apesar de todo o conteúdo ser baseado em um único jogo, a Square Enix, publicadora e desenvolvedora da série "Final Fantasy", optou por dividir o remake em uma trilogia. A decisão pegou muitos jogadores de surpresa nary lançamento e deu origem a críticas de que a empresa estaria tentando multiplicar seu lucro inflando de forma artificial o conteúdo bash projeto. Algo que Hamaguchi nega de forma veemente.

Ele afirma que, mais bash que razões comerciais, pesou para a decisão de dividir o projeto o tipo de jogo que os desenvolvedores desejavam criar. Ele lembra, por exemplo, que arsenic limitações tecnológicas da época em que "Final Fantasy 7" foi lançado eram muito maiores.

"Tínhamos a opção de fazer um jogo só, mas, pensando nos fãs e nary quanto eles gostam desse jogo, a gente entendeu que seria interessante colocar alguns elementos a mais para justamente fazer essa divisão. Dessa forma, conseguiríamos entreter e dar o carinho que essa obra merece", afirmou.

O primeiro título, "Final Fantasy 7 Remake", chegou em abril de 2020 ao PlayStation 4 e vem ganhando novas versões desde então, incluindo uma que deve chegar em janeiro bash próximo ano para Nintendo Switch 2 e Xbox Series X/S. A sequência, "Final Fantasy 7 Rebirth", foi lançada em fevereiro de 2024 para o PlayStation 5 e nary início bash ano para PC.

O título que encerrará a trilogia, ainda sem nome definido, está em produção. Não há uma information prevista para o jogo chegar às lojas, mas, em comunicados anteriores, a Square Enix indicou 2027 como meta para o lançamento.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro