9 horas atrás 7

Após prisão de auxiliar, ministro diz que governo não protege ninguém

Wolney Queiroz nega que secretário-executivo seria seu substituto na pasta. Respondendo a questionamento se, em caso de sair candidato a algum cargo nas eleições de 2026, Adroaldo Portal assumiria o ministério, o ministro disse que nomeação de ministros "é atribuição do presidente Lula". Wolney Queiroz é filiado ao PDT e foi deputado eleito por Pernambuco seis vezes, sendo a última no mandato encerrado em 2023.

Ministro afirmou que governo não tinha informações sobre envolvimento do secretário-executivo nas fraudes em aposentadorias do INSS. "Não tínhamos qualquer informação", disse. Wolney destacou que segue valendo a determinação do presidente Lula de "cuidar dos aposentados e estabelecer a integridade e a governança no ministério".

Controladoria-Geral da União e a Polícia Federal deflagram nova fase da Operação Sem Desconto, que investiga um esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões. A ação é resultado de uma investigação que apura a prática dos crimes de inserção de dados falsos em sistemas oficiais, organização criminosa, estelionato previdenciário e ocultação e dilapidação patrimonial.

Ao todo, foram cumpridos 52 mandados de busca e apreensão, 16 mandados de prisão e outras medidas cautelares. As ações ocorreram no Distrito Federal e nos estados de São Paulo, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Minas Gerais e Maranhão. Os mandados foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, em procedimentos sob a relatoria do ministro André Mendonça.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro