1 hora atrás 2

Após queda de 50%, o bitcoin, finalmente, vai morrer? Veja as perspectivas

A essência do bitcoin continua a mesma: um "sistema de dinheiro eletrônico de pessoa para pessoa", conforme escrito no paper que introduziu a ideia da criptomoeda ao mundo, publicado em 2008.

Basicamente, a proposta era criar um sistema de transações seguro e descentralizado que não precisasse passar pelo Estado nem pelos bancos. Isso foi criado, está aí e funcionando. Nenhum outro ativo, além das criptomoedas, faz isso de forma tão rápida e barata.

Hoje, diversos países sofrem para buscar alternativas ao dólar. Nesse contexto, o ouro e a prata dispararam. A meu ver, é natural que o bitcoin seja aventado como uma alternativa a esses metais, pois tem a vantagem de não ser físico. A custódia e verificação de autenticidade são muito mais baratas no bitcoin do que nos metais.

Para que o bitcoin se torne mais relevante, basta que as pessoas e organizações ao redor do mundo passem a enxergá-lo como reserva de valor. Se isso ocorrerá, não é possível cravar. Mas, se ocorrer, a tendência é de que dê retornos imensos a quem havia comprado antes. Desse modo, a relação risco-retorno parece atraente para o meu gosto, e isso é muito pessoal.

Alguma dúvida?

Tem alguma dúvida sobre investimentos? Siga-me no Instagram e envie uma mensagem por lá. Sua pergunta poderá ser respondida nesta coluna.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro