1 hora atrás 2

Banco Central não fechou porta para cortar juros em janeiro, diz economista

Ao longo da ata, ele vai deixando claro, o Banco Central vai deixando claro que essa redução de incertezas internacionais e também uma melhora da política monetária brasileira e o efeito da política monetária de juros mais elevado por um tempo maior. Isso impactou positivamente e eles estão começando a colher os frutos disso. Acho que é uma análise positiva quando a gente lê a ata nesse sentido.
Gabriel Redivo

O analista ressalta ainda que a ata não sinalizou cortes de juros para janeiro, mas reforçou a vigilância e a importância da previsibilidade para manter a confiança do mercado.

O debate do comitê evidenciou novamente a necessidade de uma política fiscal e monetária harmoniosa, ou seja, ele deixou claro que para 2026 eles vão olhar e vêm olhando a política fiscal. A única coisa que o Banco Central não pode fazer, e isso é imprescindível, é ele chegar e falar, vou cortar juros em janeiro e janeiro ele não cortar, porque isso perde confiança do mercado.
Gabriel Redivo

Por fim, Redivo afirma que o BC deixou aberta a possibilidade de corte de juros, mas preferiu manter o tom cauteloso, reforçando a vigilância e a confiança como prioridades.

Ele não fechou a porta, ele deixou claro ali, inclusive nesse parágrafo 14, sobre o ganho de confiança, essa palavra é uma palavra-chave que está vinculada ao Banco Central, ele não fechou a porta para um corte em janeiro, mas ele manteve o tom cauteloso. Ele reforça que um cenário em que se manteve o juros brasileiro mais prolongado, na visão do Banco Central, isso foi acertado e ele enfatiza que seguirá vigilante e que passos futuros da política monetária poderão ser ajustados como usual e que eles não hesitarão em retomar o ciclo de ajuste. Óbvio que ele não vai dar já um indicativo, não deu nenhum indicativo, mas ele já tá sinalizando que ele pode, sim, fazer algum movimento.
Gabriel Redivo

O Mercado Aberto vai ao ar de segunda a sexta-feira no UOL às 8h, com apresentação de Amanda Klein, antecipando os principais movimentos do mercado financeiro.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro