Colaboração para o UOL, em Campinas (SP)

O dia 1º de janeiro é feriado nacional, pela celebração de Ano-Novo. Geralmente é um dia em que até supermercados fecham as portas. Por isso, é necessário observar a alteração do funcionamento dos serviços.
Repartições públicas
Muitas cidades decretaram recesso até 2 de janeiro, por isso as repartições públicas não vão abrir. A exceção é para os chamados serviços essenciais, como saúde, transporte, segurança e abastecimento de água e energia elétrica, que seguem com esquemas de plantão.
Bancos
Todas as agências bancárias do país não vão abrir no dia 1º. Carnês e contas com vencimento na data podem ser pagos no dia 2 de janeiro, sem cobrança de juros. Os bancos vão abrir normalmente na sexta (2), afirma a Febraban (Federação Brasileira de Bancos).
No dia 31, as agências também não vão abrir, ainda segundo a Febraban. As áreas de caixas eletrônicos podem continuar abertas ou não, a depender da agência.
O Pix segue funcionando normalmente.
Bolsa de Valores
A Bolsa (B3), em São Paulo, não vai abrir na quinta-feira (1). No dia 31, apenas ocorrerá o processamento de registros de Balcão, sem negociações. No dia 2, tudo volta à normalidade.
INSS
As agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vão ficar fechadas nesta quinta-feira (1). As atividades na quarta-feira seguem até 14h (ou antes, se for o caso). Tudo será retomado normalmente na quinta-feira (2).
O telefone 135 estará disponível para informações durante o feriado. Apenas o atendimento humanizado é que estará indisponível no dia 1º.
Correios
Agências fecham no dia 31 e só reabrem em 5 de janeiro. A informação foi confirmada pelos Correios ao UOL.
Entregas de cartas e correspondências também estarão suspensas neste período. Central com atendente virtual —chamada Carol— vai funcionar durante todo o período.
Lotéricas
Segundo a Caixa Econômica Federal, os donos das lotéricas podem escolher se abrem ou não. Como as apostas para a Mega da Virada podem acontecer até 18h, independentemente do canal, não é raro que algumas casas abram no dia 31. Porém, como não há obrigatoriedade, elas podem fazer horários diferenciados.
Shoppings e comércio de rua
Não há uma regra, mas, em geral, são poucos os comércios que abrem no dia 1º, geralmente supermercados. O comércio de rua deve fechar, assim como grande parte dos shoppings. Mas, será preciso consultar a situação na sua cidade.
Postos de combustíveis
A ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) afirma que os postos de combustíveis são obrigados a funcionar de segunda a sábado das 6h às 20h, inclusive em feriados.
Rodízio de veículos em SP
Na cidade de São Paulo, o rodízio de veículos está suspenso até o dia 9 de janeiro. Portanto, veículos com quaisquer placas podem circular livremente no centro expandido durante o período de fim de ano. A restrição se mantém apenas a caminhões. O rodízio de carros será retomado normalmente na segunda-feira (12)..
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
2 horas atrás
3





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro