1 ano atrás 46

Biden propõe banir veículos chineses dos EUA via software e hardware

O governo Biden afirma ter levantado sérias preocupações sobre a coleta de dados por empresas chinesas sobre motoristas e infraestrutura dos EUA por meio de veículos conectados, bem como sobre a possível manipulação estrangeira de veículos conectados à Internet e sistemas de navegação. A Casa Branca ordenou uma investigação em fevereiro.

As proibições impedirão o teste de carros autônomos nas ruas dos EUA por montadoras chinesas e se estendem ao software e hardware de veículos produzidos por outros concorrentes estrangeiros dos EUA, incluindo a Rússia.

"Quando adversários estrangeiros criam software para um veículo, isso significa que ele pode ser usado para vigilância, pode ser controlado remotamente, o que ameaça a privacidade e a segurança dos americanos", disse a secretária de Comércio, Gina Raimondo.

"Em uma situação extrema, um adversário estrangeiro poderia desligar ou assumir o controle de todos os seus veículos em operação nos Estados Unidos, todos ao mesmo tempo, causando acidentes e bloqueando estradas."

O plano é uma escalada significativa nas restrições contínuas dos Estados Unidos a veículos, softwares e componentes produzidos na China. No início deste mês, o governo Biden impôs aumentos acentuados nas tarifas sobre as importações chinesas, incluindo um imposto de 100% sobre veículos elétricos, bem como novos aumentos de sobretaxas envolvendo baterias de carros eletrificados e minerais importantes.

Há relativamente poucos carros ou comerciais leves fabricados da China nos Estados Unidos. Mas Raimondo disse que o departamento está agindo "antes que fornecedores, montadoras e componentes de automóveis ligados à China ou à Rússia se tornem comuns e difundidos no setor automotivo dos EUA... Não vamos esperar até que nossas estradas estejam cheias de carros e o risco seja extremamente significativo para agirmos."

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro