2 horas atrás 3

Bolsonaro diz a aliados que Carlos e Caroline de Toni vão concorrer ao Senado em SC

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) avisou a aliados que sua chapa para o Senado em Santa Catarina será composta pelo filho Carlos Bolsonaro (PL), ex-vereador no Rio, e pela deputada federal Caroline de Toni (PL), em uma mudança ao que havia sido definido anteriormente pelo partido.

De Toni era o nome preferido da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) para concorrer ao Senado no estado, onde o governador Jorginho Mello (PL) vai disputar a reeleição. A preferência de Michelle pela deputada pesou na decisão de Bolsonaro, dizem aliados.

O líder da oposição na Câmara, deputado federal Cabo Gilberto Silva (PL-PB), que visitou Bolsonaro na Papudinha neste mês, afirma que o ex-presidente comunicou a ele a escolha dos dois nomes, o que foi confirmado por outros interlocutores do ex-presidente.

Segundo o líder, Bolsonaro bateu o martelo sobre o assunto. A decisão encerra uma dúvida no PL, mas deve marcar oficialmente um racha na direita catarinense. Ao defender uma chapa pura na corrida pelo Senado, o ex-presidente vai de encontro ao governador Jorginho, que prefere apoiar a reeleição do senador Esperidião Amin (PP).

Apesar de Amin ser um aliado fiel do bolsonarismo no estado, a opção de Bolsonaro se baseou em pesquisas que mostram a deputada melhor posicionada do que o senador.

Como mostrou a Folha no início de fevereiro, a direção do PL havia definido que os dois nomes ao Senado em Santa Catarina seriam Carlos e Amin, o que foi comunicado a De Toni, que chegou a anunciar a sua saída do partido. A deputada havia acertado se filiar ao Novo para concorrer ao Senado, o que arriscaria uma divisão de votos no bolsonarismo.

Integrantes do PL dizem acreditar que o presidente da legenda, Valdemar Costa Neto, vai manter a escolha de Bolsonaro. No partido, há um acordo de que o ex-presidente vai escolher os nomes para disputar o Senado, enquanto Valdemar será responsável pelos candidatos aos governos estaduais e à Câmara dos Deputados.

Além de dificultar a vida de Jorginho Mello, que pretendia usar a segunda vaga ao Senado para ampliar seu leque de alianças na disputa pela reeleição, a decisão deve afastar o PP de Flávio Bolsonaro (PL-RJ). O pré-candidato à Presidência queria atrair o partido para sua chapa, mas enfrenta dificuldades diante da resistência de uma ala do PP, principalmente do Nordeste, a se associar ao bolsonarismo.

Como mostrou a Folha, o presidente nacional do PP também passou a resistir à ideia de apoio formal a Flávio. Ex-ministro de Bolsonaro, ele chegou a se encontrar com o presidente Lula (PT) em busca de um acordo que viabilize sua reeleição como senador no Piauí.

Bolsonaristas, porém, minimizam o desgaste com o PP de Amin por deixá-lo de fora da chapa em Santa Catarina. Para aliados de Flávio, a federação formada pelo PP e pela União Brasil ainda deve apoiá-lo na disputa do Planalto de qualquer maneira.

A definição da chapa bolsonarista em Santa Catarina rachou o campo da direita e expôs a divergência entre Carlos e Michelle. O impasse já gerou troca de farpas públicas entre correligionários.

A confusão foi causada pela chegada de Carlos no cenário político de Santa Catarina. Antes vereador pela capital fluminense, ele mudou seu domicílio eleitoral para o estado sulista, diante de um congestionamento de candidaturas de direita no Rio de Janeiro.

Aliados de Esperidião Amin afirmam que ele vai disputar o Senado independentemente do acerto entre os partidos, mas que sua preferência é integrar a chapa do PL, o que também seria estratégico para o partido de Valdemar.

Em 2022, Jorginho concorreu isolado ao Executivo, mas ao longo dos três anos de mandato ampliou sua base de apoio e passou a desenhar uma chapa para 2026 ao menos com PP e MDB, siglas que hoje integram o primeiro escalão da administração estadual.

O governador tem como adversário no campo bolsonarista o prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), que lançou pré-candidatura ao governo.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro