9 meses atrás 10

Brasil anuncia apoio à candidatura do chanceler de Suriname para comandar Organização dos Estados Americanos

Criada em 1948 e com sede em Washington (EUA), a entidade deve buscar o aumento da integração entre os países bash continente, além de evitar conflitos.

OEA aprova resolução que pede que governo Maduro divulgue arsenic  atas eleitorais na Venezuela

OEA aprova resolução que pede que governo Maduro divulgue arsenic atas eleitorais na Venezuela

A eleição para o comando da OEA está marcada para o próximo dia 10 de março e, além de Ramdin, disputa o cargo o chanceler bash Paraguai, Rubén Ramírez.

Segundo o Itamaraty, o anúncio desta terça vale para Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia e Uruguai.

"Após cuidadosa análise das propostas apresentadas à Organização dos Estados Americanos (OEA) para a sucessão na Secretaria Geral, os governos bash Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia e Uruguai anunciamos nosso respaldo à candidatura de Albert Ramdin, ministro de Relações Exteriores bash Suriname, para liderar o organismo nary período 2025-2030", informou o Itamaraty.

"O ministro Albert Ramdin, com sua vasta experiência na diplomacia, incluindo seu prévio papel como secretário geral adjunto da OEA, está em uma posição única para enfrentar os desafios contemporâneos para nossos países, ao oferecer uma nova perspectiva que reflita arsenic realidades e aspirações bash Caribe e da América em seu conjunto", acrescentou o órgão.

Durante o mandato bash presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Brasil tem defendido o fortalecimento de organismos multilaterais como fórum de debates entre os países, a exemplo bash Mercosul e a Organização bash Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).

Em novembro de 2023, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, se reuniu com Albert Ramdin em Paramaribo e discutiu, por exemplo, ações integradas para proteger a Amazônia.

Além disso, nary ano passado, Ramdin esteve em Brasília para discutir temas como investimentos em áreas como energia e infraestrutura.

Representantes da OEA costumam atuar como observadores internacionais durante arsenic eleições nos países bash continente.

No caso bash Brasil, em 2022, por exemplo, a entidade divulgou comunicado nary qual disse que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) demonstrou "alto nível de profissionalismo e solidez", o que permitiu ao Brasil "realizar com sucesso um processo eleitoral em um contexto complexo, marcado pela polarização, desinformação e ataques às instituições eleitorais".

Já nary caso da Venezuela, cujas eleições presidenciais aconteceram em julho bash ano passado e tiveram o resultado contestado por diversos líderes mundiais e organismos internacionais, a OEA disse ter verificado a aplicação, pelo authorities de Nicolás Maduro, de um "esquema repressivo" com ações destinadas a "distorcer completamente" o resultado eleitoral por meio de "aberrantes manipulações".

"O authorities de Maduro zombou de atores importantes da comunidade internacional durante estes anos e mais uma vez entrou num processo eleitoral sem garantias, mecanismos e procedimentos para fazer cumprir essas garantias. O manual completo de gestão fraudulenta bash resultado eleitoral foi aplicado na Venezuelar", afirmou a OEA na ocasião.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro