2 horas atrás 3

Brasil formaliza cooperação com EUA contra organizações criminosas

Segundo o governo brasileiro, armamentos, como peças de fuzis, já foram parar nas mãos de organizações criminosas brasileiras após o embarque em contêineres nos EUA.

As operações financeiras de pagamento envolveram cerca de 40 fundos de investimentos brasileiros e outros 17 sediados nos EUA.

Inicialmente, a cooperação deve investigar nos EUA os 17 fundos, ainda mantidos sob sigilo.

Histórico

Esse pacto entre EUA e Brasil foi firmado após a interdição da refinaria de Manguinhos, do empresário Ricardo Magro. Ele foi acertado no início de dezembro, após um telefonema de Lula ao presidente dos EUA, Donald Trump.

Os detalhes foram combinados em uma conversa entre Haddad e o embaixador norte-americano interino no Brasil, Gabriel Escobar.

Continua após a publicidade

Magro mora em Miami (EUA) e é apontado pelo governo brasileiro como o maior devedor contumaz do país, o que ele nega.

O empresário diz que contesta diversas cobranças e autuações impostas pelos fiscos estaduais e federais, o que resulta em pendências da ordem de R$ 26 bilhões.

A Refit é alvo de operações da Receita Federal, Polícia Federal, Ministério Público de São Paulo e ANP (Agência Nacional de Petróleo) por uma suposta ligação da refinaria com a distribuidora Copape. Segundo o Ministério Público estadual e a Receita, ela seria um braço operacional do PCC.

De acordo com as investigações, a Refit importava gasolina pronta como se fosse insumo (nafta) e sua base, em Manguinhos, não fazia refino, como determina a legislação, e, sim, formulação (mistura de componentes).

Com essa suposta manobra, a companhia pagava menos impostos, tornando seu produto mais barato nas bombas.

Magro nega essas irregularidades e aponta falhas no processo conduzido pelas autoridades, com o intuito de incriminá-lo.

Continua após a publicidade

O empresário refuta sua ligação com o PCC ou qualquer outra organização criminosa.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro