10 meses atrás 19

Buscas por 'vender íris' superam interesse por venda de carros e motos em SP

Há mais internautas interessados em saber como — ou porque — vender a foto da íris em troca de criptomoedas Worldcoins do que em dicas sobre vender carro e vender moto em São Paulo. É o que mostra um levantamento realizado pelo Google com base em dados do Google Trends compartilhado com exclusividade ao TechTudo nesta sexta-feira (24). O relatório aponta que, nos últimos 14 dias, as buscas por “vender íris” dispararam no estado de SP, única região brasileira com pontos de escaneamento da íris para a World ID até o momento. Além do caráter inusitado da situação, essas pesquisas também impulsionam em mais de cinco vezes buscas relacionadas sobre a “íris” de maneira geral, como “o que é?” e “para que serve?”.

O assunto está em alta desde o final do ano passado, quando a organização World, fundada por Sam Altman, CEO da OpenAI, dona do ChatGPT, começou a coletar imagens da íris dos brasileiros para projeto que visa criar uma ferramenta para “validação de humanidade”, batizada de World ID. A ideia é estabelecer um sistema seguro e à prova de falhas para identificar que usuários acessando serviços digitais são, de fato, pessoas, e não deep fakes criados por IA. No entanto, a organização também conta com o projeto de estabelecer uma economia global descentralizada, por meio da criptomoeda Worldcoin, vinculada a carteiras com validação única biométrica que seria "infraudável, intransferível e mais segura que carteiras digitais convencionais". A seguir, veja mais detalhes da pesquisa.

 Reprodução/World Fundation World ID: Câmera Orb escaneia retina de usuários para criar ID biométrica única — Foto: Reprodução/World Fundation

Aumento nas pesquisas sobre “vender íris”

Após identificar a alta repentina nas buscas por “vender a íris”, o Google confirma que o tema é possivelmente o mais quente neste início de ano. As pesquisas sobre o assunto subiram impressionantes 620% desde 7 de janeiro de 2025 no estado de São Paulo, com uma alta brusca de 540% apenas na capital. Na última semana, os indicadores superaram, inclusive, as pesquisas sobre o surto de Norovírus que vem atingindo praticamente todo o litoral paulista neste verão.

No entanto, algo ainda mais curioso é que pesquisas sobre vendas de carros e motos são uma constante nas buscas do Google, justamente por seu caráter de ajudar muitos brasileiros a organizar suas finanças. Segundo levantamento da B3, o setor de revendas está em alta, tendo crescido quase 10% em 2024, e o esperado era que essas buscas liderassem os trends do início de 2025. Contudo, a possibilidade de receber entre R$ 300 e R$ 900 em criptomoedas apenas cadastrando a imagem da íris no projeto da World ID, parece soar muito mais interessante que desfazer de um bem que afeta diretamente a rotina das pessoas.

 Divulgação/Google Trends Google Trends - Buscas por "venda de íris" superam termos normalmente mais quentes no início do ano — Foto: Divulgação/Google Trends

Naturalmente, mais que a promessa de dinheiro fácil no início do ano, o assunto em si desperta uma série de questões e preocupações, já que “vender a íris” é um termo simplório demais e não soa como algo agradável. Por essa razão, o assunto levantou outras trends correlacionadas, e o Google forneceu o top dos últimos 14 dias:

  1. O que é íris?
  2. Onde vender a íris?
  3. Por que vender a íris?
  4. Quanto vale a íris?
  5. Para que vender a íris?
  6. Por que estão comprando íris?
  7. Para que escanear a íris?
  8. Quais são os riscos de vender a íris?
  9. O que acontece se vender a íris?
  10. O que dá para fazer com a íris do olho?

Veja também: 6 concorrentes do ChatGPT que você deveria testar

6 concorrentes do ChatGPT que você deveria testar

6 concorrentes do ChatGPT que você deveria testar

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro