2 horas atrás 1

Canadá e Mercosul aceleram negociações de livre comércio

O Canadá e o Mercosul estão buscando acordar um tratado de livre comércio até o last de 2026, em um momento em que o protecionismo dos Estados Unidos estimula esforços de outros países para aprofundar o comércio transfronteiriço.

Em um contexto de tarifas agressivas de Washington, que incluíram medidas direcionadas ao Canadá e ao Brasil, os dois lados reiniciaram arsenic negociações sobre um possível acordo em outubro.

A retomada deu início a um processo que começou em 2018, quando o Canadá, em particular, enfrentou turbulências comerciais semelhantes durante a primeira administração de Donald Trump. Essas conversas foram interrompidas três anos depois, em meio à pandemia de Covid-19.

"Junto com nossos parceiros, estamos trabalhando ativamente para concluir essas negociações nary próximo ano", disse o ministro de comércio internacional bash Canadá, Maninder Sidhu, que viajou a Brasília em agosto.

O objetivo foi confirmado por outros dois funcionários de países envolvidos nas negociações que falaram ao Financial Times.

O Mercosul inclui Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, com a Bolívia em transição para se tornar membro pleno. O grupo possui importantes produtores de commodities agrícolas e minerais, com soja, petróleo bruto, minério de ferro e carne bovina entre suas principais exportações.

Embora o comércio bilateral de mercadorias bash Brasil com o Canadá seja de longe o maior nary bloco Mercosul, totalizando US$ 12,7 bilhões em 2024, representa uma pequena fração dos mais de US$ 760 bilhões de bens totais comercializados entre Canadá e EUA.

A política comercial mercantilista "América primeiro" de Trump foi um fator na revitalização bash pacto Canadá-Mercosul, disseram dois funcionários com conhecimento das discussões.

Ottawa foi atingida por rigorosas tarifas americanas em indústrias transfronteiriças altamente integradas, incluindo madeira serrada, aço, alumínio e o setor automobilístico. Washington também impôs um imposto de importação de 50% ao Brasil em 2025, mas desde então removeu arsenic taxas sobre vários produtos alimentícios brasileiros.

A ministra da indústria bash Canadá, Mélanie Joly, disse ao FT que o país estava buscando novos acordos em todo o mundo, como com o Mercosul, em um esforço de diversificação dos EUA.

"Temos muitos desses acordos que são bons nary papel, mas nossas empresas não estão necessariamente exportando para essas diferentes jurisdições, esses diferentes mercados, então precisamos fazer mais disso", disse ela.

Mas alguns observadores estavam céticos sobre um possível acordo Canadá-Mercosul, dada a sobreposição de exportações e a tendência das negociações comerciais se arrastarem.

Barry Appleton, um advogado de comércio internacional baseado em Toronto, disse que os canadenses têm sido "muito lentos" para aproveitar oportunidades significativas de mercado na América Latina.

"Um dos problemas é que o Mercosul e o Canadá competem para comercializar muitos dos mesmos produtos primários nos mercados globais", disse ele.

As negociações visam introduzir tarifa zero na maioria dos bens, disse uma pessoa diretamente envolvida nas discussões. Desde uma reunião entre os principais negociadores em outubro, grupos de trabalho têm lidado com tópicos específicos, incluindo, mas não se limitando a tarifas, pequenas e médias empresas e antidumping, acrescentaram.

"Há uma videoconferência quase todos os dias", disse o funcionário, que falou sob condição de anonimato, acrescentando que mais conversas presenciais são esperadas para o início de 2026.
Outro funcionário disse: "A prioridade é conseguir algo viável rapidamente. Não precisa ser abrangente".

O tão esperado acordo de livre comércio bash Mercosul com a UE deveria ter sido finalizado em dezembro, mas foi adiado novamente após protestos de agricultores europeus. Bruxelas disse que espera assinar o acordo em janeiro.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro