9 meses atrás 73

Canva: 7 recursos novos que todo estudante precisa conhecer

O Canva tem novos recursos para auxiliar estudantes e educadores na criação e apresentação de conteúdos. Entre as funções, estão o desenho dinâmico, apresentação offline, gravação de tela, animações e a numeração de páginas. Segundo Eleazar Ortiz, líder regional do Canva para Educação na América Latina, as novidades pretendem reduzir o tempo gasto na produção desse tipo de design, que em outras ferramentas pode levar horas, enquanto no Canva é de apenas "70 minutos". A seguir, conheça mais sobre as novas ferramentas do programa.

 Reprodução/Canva/cottonbro studio Canva: 7 recursos novos que todo estudante precisa conhecer — Foto: Reprodução/Canva/cottonbro studio

1. Modo de apresentação offline

O modo de apresentação offline é uma funcionalidade que vai permitir aos usuários seguir com aulas em ambientes não conectados a Internet, assim como salvar elementos como efeitos, transições e imagens para serem acessados de forma offline. Disponível para versões de web do Canva, computadores e dispositivo móveis, o recurso é ativado ao selecionar um design, clicar no ícone dos três pontos para abrir o menu e, por fim, selecionar a opção “Ativar apresentação offline”. A partir de então, o design estará livre para ser acessado sem conexão com a rede.

 Divulgação/Canva O modo de apresentação offline poderá ser utilizado por qualquer usuário da plataforma — Foto: Divulgação/Canva

O modo de Gravação Móvel é uma função que deixa o usuário a fazer gravações de si ou da tela do dispositivo. Com o recurso, o professor ou aluno consegue criar e editar vídeos, e também salvar automaticamente o trabalho desenvolvido. Para começar a gravação, basta clicar na aba “Uploads”. Em seguida, selecione “Grave a si mesmo” e dê permissão para o aplicativo fazer o vídeo. Então clique em “Gravar” e depois em “Pronto” quando quiser finalizar o registro.

Para compartilhar a tela do dispositivo, crie um novo design ou clique em um design em andamento. Depois vá para a guia "Uploads" e pressione “Grave a si mesmo”. Em seguida, selecione “compartilhar tela” e escolha a janela que deseja compartilhar. Esse recurso está disponível para computador e dispositivos móveis.

 Reprodução/Gabriel Pereira O recurso de "Gravação Móvel" pode ser utilizado para gravar o usuário ou a tela quando necessário — Foto: Reprodução/Gabriel Pereira

3. Desenhe enquanto apresenta

A função “Desenhe enquanto apresenta” é uma funcionalidade do Canva feita para criar rascunhos e ilustrar formas em um design durante uma apresentação. Desenvolvida para substituir o aplicativo “Desenhar”, que ainda estava na versão Beta, esta ferramenta consegue ser usada na versão Web do Canva e no aplicativo para dispositivos móveis. O recurso está disponível para todos os tipos de documentos, com exceção do Docs.

Para fazer uma ilustração, basta clicar em “Desenho” na aba de ferramentas e escolher o recurso de desenho que deseja usar. “Lápis”, “Caneta” e “Marcador” são os três diferentes modos de desenho que podem ser utilizados. Além disso, é possível também alterar a cor, a espessura e a transparência dos desenhos, e também apagar quando for necessário.

 Reprodução/Gabriel Pereira A ferramenta "Desenhe enquanto apresenta" pode ser útil para usuários que desejam dar ênfase em tópicos de uma apresentação — Foto: Reprodução/Gabriel Pereira

As animações são um recurso útil do Canva para usuários que desejam personalizar ainda mais suas apresentações. Ao selecionar uma página, um texto ou elemento do design e clicar na opção “Animar”, o usuário é capaz de inserir e combinar diferentes animações para criar uma apresentação única e cativante. Com as novas atualizações, foi adicionado o modo “Animação ao clicar”, que permite ao usuário inserir animações nos elementos de forma mais rápida e intuitiva.

Ao ativar a opção, clique sobre o elemento que deseja animar e, em seguida, escolha o tipo de animação que deseja. Com isso, o recurso é adicionado automaticamente e sincroniza com as demais animações presentes no design. Atualmente, essa opção está disponível para a versão web do Canva e para os aplicativos dos dispositivos móveis.

 Reprodução/Gabriel Pereira O recurso "Animação ao clicar" auxilia o usuário à adicionar animações em diferentes elementos de um design — Foto: Reprodução/Gabriel Pereira

5. Números de página automáticos

A numeração automática de páginas é um recurso que facilita a navegação e organização de um design. Quando ativado, ele conta automaticamente o total de páginas do documento e insere a numeração correspondente em um canto da página. Sempre que o documento for atualizado, seja com a adição ou remoção de páginas, a numeração é ajustada de forma automática.

É possível fazer a adição da ferramenta por meio da versão web do Canva ou do aplicativo para celulares. Para ativar este recurso, basta abrir o design, acessar a barra de ferramentas, clicar em “Texto”. Em seguida, selecione “Texto dinâmico” e clique “Números de página”. Na aba “Formato”, também é possível escolher a aparência da numeração. Enquanto isso, em “Mostrar números em”, é possível selecionar onde a numeração ficará localizada.

 Reprodução/Gabriel Pereira O recurso é capaz de enumerar com apenas um clique todas as páginas de um projeto criado no Canva — Foto: Reprodução/Gabriel Pereira

6. Link específico da página

Com os novos recursos do Canva, vai ser possível compartilhar o link de uma página específica de um design. Para facilitar trabalhos em grupo, usuários conseguem copiar o link de uma sessão presente no projeto e enviar aos colegas de trabalho para que eles avaliem ou façam alterações. Dessa forma, esse recurso dispensa a necessidade de rolar todas as páginas do trabalho até encontrar a correta.

 Reprodução/Eduardo Gomes Ferramenta permite acessar uma página específica de uma apresentação por meio de um link — Foto: Reprodução/Eduardo Gomes

7. Incorporação de páginas personalizadas

A incorporação de páginas personalizadas permite anexar uma página inteira em outra parte do projeto, sem a necessidade de tirar prints ou comprometer a qualidade das informações. Para utilizar a ferramenta, basta copiar o link do design que deseja anexar e acessar a página ou projeto onde pretende colocar a informação. Em seguida, clique em “Colar” e selecione as páginas que devem ser anexadas. Esse recurso cria uma miniatura da página ou do conjunto de páginas anexados, o que facilita a navegação e o cruzamento de informações.

 Reprodução/Gabriel Pereira A incorporação de páginas personalizada lhe permite adicionar páginas de um documento em outro documento através de poucos cliques — Foto: Reprodução/Gabriel Pereira

Veja também: 3 apps gratuitos para descobrir sua paleta de cores

3 apps gratuitos para descobrir sua paleta de cores

3 apps gratuitos para descobrir sua paleta de cores

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro