10 meses atrás 98

Carnaval 2025: 7 ajustes de segurança para fazer nos aplicativos bancários

O Carnaval 2025 está chegando, e usuários de bancos digitais devem fazer ajustes para proteger seus dados e aproveitar a folia sem preocupações. Recursos como a autenticação de dois fatores, além do bloqueio e ocultação de aplicativos, garantem proteção contra vazamentos de informações econômicas sensíveis. Além disso, o Nubank e PicPay, por exemplo, restringem o valor de transferências realizadas em redes Wi-Fi desconhecidas. A seguir, confira oito medidas de segurança que devem ser realizadas durante o período de festas.

 Arte/TechTudo Carnaval 2025: 7 ajustes de segurança para fazer nos aplicativos bancários — Foto: Arte/TechTudo

É possível ocultar aplicativos da tela inicial do iPhone. A medida, além de esconder os programas em uma pasta segura, permite que usuários acessem os softwares somente via Face ID, código ou Touch ID. Para ativar a função, basta localizar o app que deseja ocultar na página inicial do celular, depois manter o ícone pressionado até abrir o menu de opções rápidas. Feito isso, toque em "Exigir Face ID" (ou Touch ID) e, em seguida, clique em “Ocultar e Exigir Face ID”. Por fim, autentique-se e selecione "ocultar app".

 Reprodução/Mariana Tralback Primeiros passos para ocultar um app no iPhone; procedimento garante mais segurança e privacidade — Foto: Reprodução/Mariana Tralback

2. Ativar o Modo Rua do Nubank e o Modo Seguro do PicPay

Nubank e PicPay são alguns dos bancos digitais que oferecem funções para proteger dados de correntistas que usam a conta fora de casa. O Modo Rua do Nubank permite definir um limite de valor para as transações realizadas fora de redes Wi-Fi seguras. Assim, caso o celular seja perdido ou furtado, quem estiver com ele não poderá realizar transferências acima do valor predefinido. Para realizar o ajuste, siga até o menu do aplicativo, selecione o campo “Segurança” e clique em “Modo Rua”.

Já o Modo Seguro do PicPay pode ocultar seu saldo e investimentos e restringir as transferências instantâneas quando o celular estiver fora de locais conhecidos. Para usar, vá ao menu do app, siga até “Central de Segurança” e clique em “Modo Seguro”.

 Reprodução/Clara Fabro Definição de limite máximo de transações no "Modo Rua" do Nubank — Foto: Reprodução/Clara Fabro

3. Ativar a Pasta Segura da Samsung

A “Pasta Segura”, disponível para celulares da Samsung, cria um espaço criptografado onde é possível armazenar arquivos, fotos, vídeos e aplicativos. Ao ativar, o usuário garante que os dados sensíveis estejam protegidos durante o Carnaval, mesmo que o dispositivo seja manuseado por outras pessoas.

Para ativar a função, siga até as configurações do celular e clique em “Segurança e privacidade” e, por fim, encontre a opção "Pasta Segura" para aceitar os termos de uso. O procedimento exige que o usuário tenha uma conta Samsung. Além disso, a configuração de bloqueio pode ser escolhida entre senha, PIN ou biometria, como impressão digital. Após ativado, basta selecionar aplicativos e arquivos que deseja mover para a pasta.

 Reprodução/Julio Puiati Implementação de bloqueio na pasta segura do Samsung — Foto: Reprodução/Julio Puiati

O “Modo Ladrão” do Android é uma forma eficaz de garantir que o celular permaneça seguro caso seja roubado. A função utiliza sensores de movimento para detectar movimentos bruscos, típicos de furtos onde se é puxado o aparelho a força da mão do usuário. Assim, ao ser acionada, a funcionalidade bloqueia o smartphone automaticamente. Para ativar, clique em "Configurações" e vá até “Segurança. Por fim, busque por “Modo Ladrão” e habilite a opção.

 Reprodução/Google Ativação do recurso 'modo ladrão' do Android — Foto: Reprodução/Google

5. Ativar a autenticação em dois fatores

A autenticação em dois fatores exige a inserção de um código aleatório, para além da senha do usuário, para garantir acesso a uma conta. Desse modo, é possível receber os PINs por e-mail ou apps voltados para esse fim, adicionando uma camada extra de segurança. Para ativar a função, basta ir até as configurações do celular, selecionar Senha e Segurança e habilitar a opção.

 Reprodução/Clara Fabro Habilitando a autenticação de dois fatores no iPhone (iOS) — Foto: Reprodução/Clara Fabro

6. Definir um timer para aplicativos

É possível também definir um timer para aplicativos bancários. A função bloqueia automaticamente os programas após o tempo pré-estabelecido para uso ser extrapolado. Para habilitar no Android, basta ir às "Configurações", buscar por “Bem-estar Digital e Controle dos Pais” e, por fim, em "Painel de Controle".

No iPhone, siga até "Ajustes" e selecione "Tempo de Uso". Depois, clique em "Limites de Apps" e "Adicionar Limite" para selecionar os aplicativos que deseja limitar. Ao fim do ajuste, clique em "Adicionar".

 Reprodução/Gisele Souza Acesso ao recurso para definir limites de apps dentro do Tempo de Uso do iPhone — Foto: Reprodução/Gisele Souza

7. Limitar o valor de transferências bancárias

O limite do valor de transferências, como o nome sugere, impede que transferências acima do valor selecionado sejam realizadas. Para ativar essa função, abra o aplicativo do banco e siga até as configurações de segurança ou de transações. Procure a opção de "Limites de Transferência" ou "Limites de Transação".

 Marcela Franco/TechTudo PicPay permite fazer Pix parcelado; veja como — Foto: Marcela Franco/TechTudo

Veja também: Caí no golpe do Pix, e agora?' Veja o que fazer e como recuperar

'Caí no golpe do Pix, e agora?' Veja o que fazer e como recuperar

'Caí no golpe do Pix, e agora?' Veja o que fazer e como recuperar

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro