O Carnaval 2025 está chegando, e usuários de bancos digitais devem fazer ajustes para proteger seus dados e aproveitar a folia sem preocupações. Recursos como a autenticação de dois fatores, além do bloqueio e ocultação de aplicativos, garantem proteção contra vazamentos de informações econômicas sensíveis. Além disso, o Nubank e PicPay, por exemplo, restringem o valor de transferências realizadas em redes Wi-Fi desconhecidas. A seguir, confira oito medidas de segurança que devem ser realizadas durante o período de festas.
Carnaval 2025: 7 ajustes de segurança para fazer nos aplicativos bancários — Foto: Arte/TechTudo É possível ocultar aplicativos da tela inicial do iPhone. A medida, além de esconder os programas em uma pasta segura, permite que usuários acessem os softwares somente via Face ID, código ou Touch ID. Para ativar a função, basta localizar o app que deseja ocultar na página inicial do celular, depois manter o ícone pressionado até abrir o menu de opções rápidas. Feito isso, toque em "Exigir Face ID" (ou Touch ID) e, em seguida, clique em “Ocultar e Exigir Face ID”. Por fim, autentique-se e selecione "ocultar app".
Primeiros passos para ocultar um app no iPhone; procedimento garante mais segurança e privacidade — Foto: Reprodução/Mariana Tralback 2. Ativar o Modo Rua do Nubank e o Modo Seguro do PicPay
Nubank e PicPay são alguns dos bancos digitais que oferecem funções para proteger dados de correntistas que usam a conta fora de casa. O Modo Rua do Nubank permite definir um limite de valor para as transações realizadas fora de redes Wi-Fi seguras. Assim, caso o celular seja perdido ou furtado, quem estiver com ele não poderá realizar transferências acima do valor predefinido. Para realizar o ajuste, siga até o menu do aplicativo, selecione o campo “Segurança” e clique em “Modo Rua”.
Já o Modo Seguro do PicPay pode ocultar seu saldo e investimentos e restringir as transferências instantâneas quando o celular estiver fora de locais conhecidos. Para usar, vá ao menu do app, siga até “Central de Segurança” e clique em “Modo Seguro”.
Definição de limite máximo de transações no "Modo Rua" do Nubank — Foto: Reprodução/Clara Fabro 3. Ativar a Pasta Segura da Samsung
A “Pasta Segura”, disponível para celulares da Samsung, cria um espaço criptografado onde é possível armazenar arquivos, fotos, vídeos e aplicativos. Ao ativar, o usuário garante que os dados sensíveis estejam protegidos durante o Carnaval, mesmo que o dispositivo seja manuseado por outras pessoas.
Para ativar a função, siga até as configurações do celular e clique em “Segurança e privacidade” e, por fim, encontre a opção "Pasta Segura" para aceitar os termos de uso. O procedimento exige que o usuário tenha uma conta Samsung. Além disso, a configuração de bloqueio pode ser escolhida entre senha, PIN ou biometria, como impressão digital. Após ativado, basta selecionar aplicativos e arquivos que deseja mover para a pasta.
Implementação de bloqueio na pasta segura do Samsung — Foto: Reprodução/Julio Puiati O “Modo Ladrão” do Android é uma forma eficaz de garantir que o celular permaneça seguro caso seja roubado. A função utiliza sensores de movimento para detectar movimentos bruscos, típicos de furtos onde se é puxado o aparelho a força da mão do usuário. Assim, ao ser acionada, a funcionalidade bloqueia o smartphone automaticamente. Para ativar, clique em "Configurações" e vá até “Segurança. Por fim, busque por “Modo Ladrão” e habilite a opção.
Ativação do recurso 'modo ladrão' do Android — Foto: Reprodução/Google 5. Ativar a autenticação em dois fatores
A autenticação em dois fatores exige a inserção de um código aleatório, para além da senha do usuário, para garantir acesso a uma conta. Desse modo, é possível receber os PINs por e-mail ou apps voltados para esse fim, adicionando uma camada extra de segurança. Para ativar a função, basta ir até as configurações do celular, selecionar Senha e Segurança e habilitar a opção.
Habilitando a autenticação de dois fatores no iPhone (iOS) — Foto: Reprodução/Clara Fabro 6. Definir um timer para aplicativos
É possível também definir um timer para aplicativos bancários. A função bloqueia automaticamente os programas após o tempo pré-estabelecido para uso ser extrapolado. Para habilitar no Android, basta ir às "Configurações", buscar por “Bem-estar Digital e Controle dos Pais” e, por fim, em "Painel de Controle".
No iPhone, siga até "Ajustes" e selecione "Tempo de Uso". Depois, clique em "Limites de Apps" e "Adicionar Limite" para selecionar os aplicativos que deseja limitar. Ao fim do ajuste, clique em "Adicionar".
Acesso ao recurso para definir limites de apps dentro do Tempo de Uso do iPhone — Foto: Reprodução/Gisele Souza 7. Limitar o valor de transferências bancárias
O limite do valor de transferências, como o nome sugere, impede que transferências acima do valor selecionado sejam realizadas. Para ativar essa função, abra o aplicativo do banco e siga até as configurações de segurança ou de transações. Procure a opção de "Limites de Transferência" ou "Limites de Transação".
PicPay permite fazer Pix parcelado; veja como — Foto: Marcela Franco/TechTudo Veja também: Caí no golpe do Pix, e agora?' Veja o que fazer e como recuperar
'Caí no golpe do Pix, e agora?' Veja o que fazer e como recuperar

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
10 meses atrás
98
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/H/t/Lb3aWQSwegIfp6KtoWRg/globo-canal-4-20230720-1959-frame-132937.jpeg)


/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_08fbf48bc0524877943fe86e43087e7a/internal_photos/bs/2025/M/B/SscAPtRrGNnkdkxoIY4w/000.jpg)

:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro