A TV Globo vai utilizar câmeras operando em uma rede 5G própria para transmitir os desfiles do Carnaval 2025 no Rio de Janeiro. Ao todo, sete equipamentos usarão a tecnologia, espalhados em diversos pontos ao longo da Marquês de Sapucaí. Diferente de edições anteriores, em que a emissora dependia de redes privadas, a novidade deve garantir mais estabilidade, qualidade de imagem e mobilidade na cobertura ao vivo. O anúncio do uso da tecnologia foi feito durante coletiva de imprensa na quinta-feira (20), no Rio Scenarium, no Centro do Rio.
Raquel Lopes, gerente de tecnologia da Globo, informou que três câmeras estarão alocadas na reportagem, além de uma localizada no recuo da bateria. Já no meio da avenida, entre os setores seis e dez, serão mais três, responsáveis por mostrar os detalhes das alas. Todas essas câmeras sem fio estarão operando na rede 5G. Nas próximas linhas, confira mais detalhes sobre a cobertura do Carnaval 2025.
Carnaval 2025: Globo usará 5G próprio para transmitir desfiles no Rio — Foto: William Guido/TechTudo Rede 5G própria e benefícios para a transmissão
Raquel Lopes explicou ao TechTudo que a Globo adquiriu uma faixa de frequência própria com a Anatel, garantindo sinal exclusivo para a emissora. Além dos benefícios para quem vai assistir à transmissão de casa, a tecnologia permitiu diversos outros ganhos técnicos e operacionais para a emissora, como diminuição do cabeamento na avenida e tempo de montagem da estrutura, que reduziu de 23 para três dias antes dos desfiles.
"Nós conseguimos receber esse sinal mais limpo e então, no final, temos um visual melhor para o telespectador. E, fora isso, traz mais mobilidade na avenida. A gente não fica preso aos cabos, conseguindo se mover melhor", explicou Lopes.
O diretor de tecnologia para conteúdo, Marcelo Bossoni, explica ainda que a tecnologia 5G também cria novas possibilidades artísticas. “A implementação da tecnologia 5G será um grande marco para as transmissões de grandes eventos como o Carnaval, que ganham em agilidade e mobilidade, criando novas possibilidades artísticas a partir dessa inovação. Os operadores de câmera terão liberdade para explorar novos pontos do sambódromo, antes inacessíveis pela limitação física”, detalha o profissional.
Os sinais 5G e da captação dos cabeados serão integrados por uma Unidade Remota de Produção, que levará o conteúdo até o centro de controle da Globo por fibra ótica. Haverá também uma Unidade Móvel equipada com antena 5G que gera a rede própria, somente identificável pelos aparelhos da emissora. Isso garantirá mais velocidade, segurança e controle na conexão dos equipamentos de transmissão.
Inovação na cobertura do carnaval
A Globo já investe há anos em tecnologias para aprimorar a cobertura do carnaval. Em edições anteriores, a emissora apostou em câmeras de alta definição, slow motion e imagens aéreas. Com o 5G próprio, a tendência é uma cobertura ao vivo com qualidade mais avançada e promessa de imersão para o telespectador.
Como assistir aos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro?
A transmissão ao vivo dos desfiles do Grupo Especial será exibida no Globoplay, na TV Globo e no Gshow. As escolas de samba do Rio de Janeiro desfilam na Sapucaí nos dias 2, 3 e 4 de março (domingo, segunda e terça-feira), sempre a partir das 22h (horário de Brasília). A última escola de cada noite deve entrar na avenida por volta das 2h da madrugada.
*O jornalista participou do evento a convite da Globo
Veja também: Como personalizar o WhatsApp?
Como personalizar o WhatsApp?

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
9 meses atrás
15

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/H/t/Lb3aWQSwegIfp6KtoWRg/globo-canal-4-20230720-1959-frame-132937.jpeg)



:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro