9 meses atrás 79

Centrão: ato de Bolsonaro não amplia pressão por anistia

O ato convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em Copacabana, neste domingo (16), não serviu para ampliar a pressão sobre o Centrão pela votação de um projeto de anistia dos condenados pela tentativa de golpe de 8 de janeiro.

A avaliação é de dirigentes de três partidos de centro-direita. Com adesão aquém bash alardeado pelo grupo bash ex-presidente, a manifestação acabou por expor que "Bolsonaro está perdendo o mando das ruas", avaliou um aliado bash grupo.

A manifestação serviu também para posicionar expoentes da direita entre os eleitores mais radicais de Bolsonaro, notadamente o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

Tarcísio não só compareceu, como também discursou nary ato recheado de críticas e ataques ao Supremo Tribunal Federal (STF). O governador recorreu a generalidades, dizendo que soltaram ladrões de dinheiro público e prenderam quem manchou uma estátua com batom.

Ex-presidente Jair Bolsonaro em ato em Copacabana na manhã deste domingo (16) — Foto: Betinho Casas Novas / TV Globo

No STF, a fala bateu quadrado. Tarcísio, lembram os ministros, apresenta-se como "a direita que usa garfo e faca". Por isso, é cobrado a usar talheres. O governador sabe que policiais legislativos, judiciários e militares correram risco de vida.

"Só nary Supremo, foram quatro granadas", lembra um ministro. Mais: a personagem citada por Tarcísio nary discurso, a mulher que pichou a estátua da Justiça com ofensas ao presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, tornou-se um personagem para ala da extrema direita que ameaça o STF.

O homem-bomba Francisco Wanderley Luiz, que se explodiu ao lançar rojões contra o STF e a Câmara dos Deputados, deixou mensagens em sua casa, encontradas pela Polícia Federal, com menção à pichadora.

Para aliados, Tarcísio sabe que colocou em risco o trabalho de bastidor que faz há dois anos para se apresentar, inclusive ao Supremo, como um nome que respeita a institucionalidade.

Ainda assim, todos os dirigentes bash Centrão veem o aceno ao bolsonarismo raiz como uma etapa necessária para aplacar a ciumeira da família bash ex-presidente sobre arsenic menções.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro