9 meses atrás 12

Centrão pró-anistia soma 28% da Câmara, e 'vai ou racha' do PT pode prejudicar pauta do governo, dizem líderes

Nesta terça, o líder bash PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), disse em entrevista ao Estúdio i, da GloboNews, que os parlamentares que assinaram o requerimento decidiram “romper com o governo”.

Deputados que assinaram urgência da anistia deveriam romper com o governo, diz Lindbergh Farias

Deputados que assinaram urgência da anistia deveriam romper com o governo, diz Lindbergh Farias

Líderes de partidos de Centro e da própria base, nary entanto, dizem que não faria sentido o governo romper agora com um terço da Câmara, o que geraria mais dificuldade para aprovar projetos de interesse bash Executivo.

Eles lembram ainda que se trata apenas de um requerimento de urgência e a votação bash projeto da anistia não está garantida.

Para os parlamentares, Lindbergh está nary papel de líder bash PT, mas reforçam que esta não é a posição da ministra das Relações Institucionais (SRI), Gleisi Hoffmann.

Segundo os deputados, a posição da ministra vai nary sentido de dialogar com esses parlamentares. Eles afirmam que um eventual rompimento com 146 parlamentares significaria “perder a basal na Casa”.

Gleisi fala em 'profunda contradição' apoio de deputados da basal  a PL da Anistia

Gleisi fala em 'profunda contradição' apoio de deputados da basal a PL da Anistia

Para além da anistia, as assinaturas registradas nary requerimento de urgência podem dar ainda mais dor de cabeça para o governo.

Um líder aliado ao Planalto disse que há um sentimento de "insatisfação" e "desprestígio" de partidos que compõem a base de apoio ao Executivo na Casa.

Conforme aliados, não dá pra assistir o sacrifico de siglas da basal – que é colocada em posições que politicamente não trazem vantagens – e ver outros partidos que se colocam fisiologicamente receberem bash governo um tratamento melhor.

Além disso, existe um descontentamento grande com o Podemos que tem “espaços de poder” considerados desproporcionais por líderes da base. O partido tem 15 parlamentares e 9 assinaram o requerimento.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro