1 mês atrás 5

CEO da TAG sobre modelo de negócio: Não posso me inspirar no case do Nubank

Ter dinheiro para investir ou começar um negócio costuma ser uma barreira para um empreendedor. Para o CEO da TAG Livros, o maior clube de leitura do país, ter muito recurso em caixa também pode ser uma cilada, defende o CEO da TAG Livros.

Eu vejo muito claramente o perigo que é ter muita grana em caixa. Contratar mais gente é uma decisão fácil, não precisa buscar eficiência, não tem métrica de faturamento por funcionário ao longo do ano, de metas para melhorar as despesas. Era tudo assim: Tem que crescer, crescer, crescer, crescer, crescer.Gustavo Lembert

Em 2020, a TAG Livros captou R$ 7 milhões em sua primeira rodada de investimentos, mirando um crescimento acelerado. O clube de livros, que existe há 10 anos, viveu de perto o impacto do excesso de capital e da cultura do crescimento a qualquer custo, conta o CEO. Lembert explica que a pressão para expandir rapidamente, impulsionada pela cultura de startup da época, levou a decisões arriscadas de negócio e ao descuido com eficiência.

Não é para tirar a nossa responsabilidade, mas somos reflexo da geração de empreendedores que a gente acompanhava, que a gente nasceu [...] porque era um momento em que queimar dinheiro para crescer era cool. Gustavo Lembert

A empresa investiu em infraestrutura e chegou a ter 100 funcionários. Atualmente, a equipe tem 50 pessoas. A TAG cresceu em 2021, mas enfrentou dois choques: A mudança de privacidade do iOS 14 e o fim da pandemia.

A nova política da Apple impactou a forma como as redes sociais vendiam anúncios captando cookies (dados sobre o comportamento digital dos usuários), o que mudou a capacidade das ferramentas de entregarem publicidade digital de acordo com o perfil do público-alvo. Ou seja, a estratégia de marketing digital da TAG deixou de funcionar. O investimento que deveria durar dois anos acabou em um, forçando a empresa a antecipar recebíveis e buscar crédito. "A gente estava começando a se endividar pela primeira vez na vida", explica Lembert .

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro