2 semanas atrás 2

Chanceler alemão defende vigência provisória do acordo UE-Mercosul

A proposta foi aprovada por uma margem apertada: 334 votos a favor e 324 contra. Com essa decisão, o acordo não pode entrar em vigor imediatamente e pode ficar parado por vários meses enquanto a Justiça avalia sua legalidade.

Mesmo com o envio ao Tribunal, a Comissão Europeia ainda tem a opção de aplicar o acordo de forma provisória. Isso significa que, se quiser, o órgão pode colocar partes do tratado em prática antes da decisão final da Justiça. Segundo parlamentares contrários ao acordo, o processo judicial pode atrasar a implementação por até dois anos e, na prática, comprometer a viabilidade do tratado, caso sejam apontadas irregularidades legais.

O que é o acordo UE-Mercosul. O acordo de livre comércio envolve a União Europeia e os países do Mercosul — Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. Assinado no último sábado, ele é considerado o maior pacto comercial já fechado pela UE, mas ainda precisa passar por etapas de aprovação para entrar plenamente em vigor.

Há forte resistência do setor agrícola. Os opositores do acordo, liderados pela França — maior produtora agrícola da UE —, afirmam que o tratado ampliará de forma significativa as importações de carne bovina, açúcar e aves a preços mais baixos. Segundo eles, isso colocaria em risco os agricultores europeus, que já vêm promovendo protestos recorrentes contra o pacto.

Defensores veem acordo com Mercosul como antídoto às tarifas de Trump. Os defensores do tratado, entre eles Alemanha e Espanha, apontam a ruptura do comércio global provocada pelas políticas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Para esses países, o acordo é estratégico para compensar perdas comerciais decorrentes das tarifas norte-americanas, reduzir a dependência da China e garantir acesso a minerais essenciais. Eles também alertam que os países do Mercosul demonstram crescente impaciência com a UE após anos de negociações.

*Com informações da Reuters e AFP

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro