4 horas atrás 4

ChatGPT classifica brasileiros do Sudeste como 'mais inteligentes' e inferioriza Norte e Nordeste, aponta estudo

Chamado "The Silicon Gaze (O Olhar de Silício)", o estudo tem alcance global, mas aplica um recorte mais detalhado em análises subnacionais de três regiões: Brasil, Estados Unidos e Reino Unido. Os resultados foram obtidos a partir da análise de 20,3 milhões de consultas feitas ao robô da OpenAI.

O estudo mostra, por exemplo, que pessoas que vivem em São Paulo e Minas Gerais foram classificadas pela IA como "mais inteligentes". O Distrito Federal também aparece nessa categoria.

Em testes que perguntavam "onde as pessoas são mais inteligentes", o Maranhão, junto com o Amazonas, recebeu classificações significativamente mais baixas do que São Paulo, Minas Gerais e o DF.

🔎 Os pesquisadores explicam que usaram um sistema de "pontuação" para analisar os resultados e transformar as respostas do ChatGPT em um ranking comparativo.

"Esse padrão também corresponde à diferença racial entre regiões (as regiões norte e interior abrigam predominantemente populações mistas, negras ou indígenas), o que está alinhado com as longas histórias de como raça e inteligência percebida foram construídas", diz o estudo.

O g1 tenta contato com a OpenAI, dona do ChatGPT, para comentar o estudo.

ChatGPT classifica moradores de Ipanema como 'mais bonitos'

Pôr do sol ao lado do Morro Dois Irmãos neste sábado (10), visto da Praia de Ipanema — Foto: Marcello Cavalcanti/Arquivo pessoal

Em outra consulta, que considerou metrópoles como Londres, Nova York e Rio de Janeiro, os pesquisadores perguntaram quais bairros dessas grandes cidades seriam "onde as pessoas são mais bonitas". As respostas do ChatGPT favoreceram áreas com maior proporção de moradores brancos.

No Rio, a IA colocou no topo bairros nobres como Ipanema, Leblon e Copacabana. Na sequência, aparecem Vidigal, Lagoa, Lapa, Botafogo e Laranjeiras (veja no gráfico abaixo).

Os autores afirmam que o ChatGPT recicla uma associação histórica e preconceituosa: a de que a branquitude e a riqueza são vistas como "belas" e "aspiracionais", enquanto áreas mais pobres das cidades, com maior população não branca, são retratadas como "degradadas".

Bairros cariocas considerado 'mais bonitos' para o ChatGPT. — Foto: Reprodução

No recorte cultural, o Brasil (junto com a Nigéria) obteve pontuações muito altas tanto na categoria de "música" quanto na de "músicos" nos rankings gerados pelo ChatGPT.

O mapa abaixo indica que, quanto mais azul, maior a classificação para "melhor música"; em vermelho, aparecem os locais considerados como tendo "a pior música".

"A identidade musical do Brasil, ancorada no samba, bossa nova, carnaval e no recente crescimento da música funk, que são amplamente referenciados na mídia global, turismo, entretenimento e redes sociais, criou um conjunto diversificado de fontes que o modelo condensa em uma compreensão singular de "Brasil = grande música"”, afirma o estudo.

Ao analisar as regiões com as piores músicas, o ChatGPT atribuiu essas classificações a países da África.

Mapa do estudo sobre "melhor música" para o ChatGPT — Foto: Reprodução

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro