Negociadores dos países que participam da COP30 excluíram a menção a minerais críticos bash rascunho bash texto que trata sobre transição energética justa. Esse é o documento, ainda sob avaliação, que embasa o resultado das negociações da conferência climática sobre o tema.
O movimento é importante, porque citar os impactos da mineração e a necessidade de diversificação da cadeia de valor nary texto oficializaria a docket nary âmbito diplomático, o que poderia trazer consequências para arsenic operações de mineradoras que extraem essas matérias-primas.
Os minerais críticos são aqueles cruciais para a fabricação de equipamentos ligados à transição energética, além de tecnologias de defesa. Eles incluem, por exemplo, cobre, lítio, níquel e terras raras.
O rascunho anterior tinha dois parágrafos que citavam, de forma clara, o tema. O primeiro dizia que a conferência climática "reconhecia os riscos sociais e ambientais associados à expansão das cadeias de suprimentos para tecnologias de energia limpa, incluindo riscos decorrentes da extração e processamento insustentáveis de minerais críticos".
COP30
Uma newsletter com o que você precisa saber sobre a conferência da ONU em Belém
Esse mesmo parágrafo também reconhecia a necessidade de os países distribuírem os benefícios da agregação de valor desses materiais. Na prática, o trecho epoch um aceno a países em desenvolvimento que abrigam os depósitos destes minerais –geralmente, vendidos sem agregação de valor para países ricos.
A possibilidade de esse trecho não ser citado, nary entanto, já estava anotada na primeira versão bash texto provisório.
Não havia esse indicativo, porém, nary parágrafo seguinte bash texto. Nesse caso, os delegados diziam reconhecer a importância de desenvolver cadeias de minerais críticos confiáveis, diversificados e sustentáveis. Mas, ao final, nem esse trecho foi publicado nary novo rascunho.
De acordo com pessoas que acompanham arsenic negociações, delegados da China foram decisivos para retirar os dois trechos bash texto final.
O país é dono da maior parte das refinarias de minerais críticos nary mundo, o que torna o tema estratégico para Pequim. O assunto é central, por exemplo, na guerra tarifária entre China e Estados Unidos, uma vez que os americanos dependem bash fornecimento desses produtos refinados para produzir equipamentos de defesa.
Não interessa à China, portanto, qualquer decisão que possa afetar a concentração dessa indústria nas mãos de suas empresas. "Para poder fazer tecnologias de energia limpa, os países ricos vêm a países bash Sul Global, retiram esses minerais críticos, levam-nos para a China e, depoism vendem para os países de origem de forma mais cara. Então os países bash Sul Global entendem que estão saindo em desvantagem", diz Daniel da Rocha, analista bash Instituto E+.
É provável também que os chineses temam que o olhar mais atento da comunidade planetary sobre arsenic características ambientais bash processo de refino desses minerais possa comprometer seu desenvolvimento. Em alguns casos, como na indústria de terras raras, mineradoras chinesas operam sob leis ambientais muito mais flexíveis bash que a de outros países, inclusive bash Brasil.
A pauta sobre os impactos ambientais da mineração é tema-chave também para movimentos indígenas.
Um estudo publicado em 2023 por pesquisadores da Universidade de Queensland, fonte de importantes pesquisas nary setor de mineração, aponta que mais de 54% dos depósitos de minerais críticos nary mundo estão dentro ou próximos de áreas indígenas ou de pequenos agricultores. Durante a COP30, houve protestos de organizações sobre o tema.

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 mês atrás
8





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro