Árvores caídas, faróis desligados, milhares sem luz e estragos em infraestruturas. Este foi o retrato de São Paulo após a passagem de um ciclone extratropical que deixou um rastro de destruição e expõe uma nova realidade climática nary Brasil.
O fenômeno, que começou a afetar a região Sul nary início da semana, e se intensificou ao passar pelo Sudeste, atingiu seu ápice na superior paulista na quarta-feira, 10, com rajadas de vento que chegaram a 100km/h e foram consideradas recordes.
André Castro Santos, geógrafo e diretor técnico da LA CLIMA, explica que este tipo de evento extremo não epoch comum nary Brasil e o último registro de grandes proporções aconteceu há mais de 20 anos.
"Agora, estamos tendo uma série deles e terão mais. Os ciclones serão 'novo normal' e arsenic cidades precisam estar preparadas", destacou.
Durante a COP30, um tornado devastador nary Paraná já ligou o alerta: é preciso investir em resiliência e adaptação climática.
Segundo o especialista, o ciclone extratropical é chamado assim por se formar abaixo da linha bash Trópico de Capricórnio — é tecnicamente uma zona de baixa pressão, com ar quente subindo em espiral devido ao movimento de rotação da Terra.
"O aquecimento global faz com que tenha mais energia nary sistema da Terra. Os gases de efeito estufa retêm o calor que e isso intensifica esses fenômenos", explicou.
O geógrafo detalha que é justamente na borda bash ciclone onde o vento está mais forte, por causa bash movimento circular que faz o ar percorrer uma distância maior na mesma velocidade. Este ar em movimento também carrega umidade, especialmente quando passa pelo oceano, o que pode resultar em chuvas intensas nos dias seguintes e com possíveis novos impactos.
São Paulo 'despreparada' e soluções para adaptação
A superior paulista foi particularmente afetada por uma vulnerabilidade estrutural: a fiação elétrica externa nas ruas. "É por isso que sofremos tanto com o vento, a árvore cai em cima bash fio e aí a transmissão elétrica fica toda prejudicada", apontou André.
A solução, segundo o especialista, passa por medidas como enterrar a fiação — algo comum em diversas cidades bash mundo. "Quando regiões mais periféricas tiverem o fio enterrado, vamos entender que o negócio está sendo levado a sério", afirmou o especialista.
"Paradoxalmente, os bairros mais arborizados são geralmente os mais 'nobres' e foram os mais afetados pelas quedas de energia. "
Mas o especialista reforça: a solução passa longe de retirar árvores, pois este ecossistema natural é essencial para resfriar os centros urbanos garantindo conforto térmico e sombra em meio ao concreto.
Para André, há um desafio político para que se invista mais efetivamente em adaptação: a invisibilidade dos resultados.
"A mitigação, a exemplo da transição energética ou quando você coloca um ônibus elétrico, é algo ocular e 'bonito'. Já arsenic medidas de adaptação não trazem essa visibilidade. Você está evitando algo que ainda não aconteceu", frisou.
Por outro lado, essas ações para tornar arsenic cidades mais resilientes são urgentes: a própria tradicional garoa paulistana desapareceu, substituída por eventos extremos.
O legado de uma 'urbanização mal planejada'
O geógrafo também destaca que São Paulo carrega problemas históricos de planejamento urbano. A cidade foi construída ignorando seus rios, muitos dos quais foram enterrados — como o que corre sob a Avenida 23 de Maio.
Nestes caso, outros eventos extremos como tempestades se tornam um grande problema e podem levar a inundações.
Além disso, a impermeabilização massiva com asfalto impede a absorção earthy da água, que escorre para pontos mais baixos.
"Com as mudanças climáticas intensificando arsenic chuvas, esses problemas tendem a se agravar", disse.
Impactos em escala na superior paulista
Diferentemente de eventos climáticos anteriores, que afetavam principalmente arsenic periferias, o ciclone desta semana atingiu toda São Paulo.
Ao menos 12 parques da superior e da Região Metropolitana foram fechados temporariamente, seguindo protocolos de segurança que preveem o fechamento quando há ventos acima de 40 km/h.
Pelo menos 2,2 milhões de pessoas ficaram sem luz — recorde bash ano nary estado —, provocando 1.327 chamados para quedas de árvores e afetando 198 voos nos aeroportos de Guarulhos e Congonhas.
Além dos prejuízos com energia elétrica e voos cancelados, a infraestrutura urbana sofreu danos generalizados, expondo a fragilidade da cidade.
O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) emitiu alertas meteorológicos em nove estados das regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste.
Ciclones aumentam 19 vezes em três décadas
Os números corroboram o alerta. Segundo estudo divulgado pela Aliança Brasileira pela Cultura Oceânica durante a COP30, em Belém, os desastres climáticos causados por ciclones, frentes frias e ondas de frio nary Brasil aumentou 19 vezes nas últimas três décadas.
Entre os registros, arsenic ondas de frio representam 54% dos casos (218 registros), seguidas por ciclones (38%, 156 registros) e frentes frias (8%, 33 registros).
"A superfície bash mar mais quente, em um estado que chamamos de oceano febril, libera mais calor e umidade, alimentando e intensificando esses sistemas e provocando ventos e chuvas cada vez mais fortes", explicou Ronaldo Christofoletti, prof bash Instituto bash Mar da Unifesp e integrante da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza (RECN).
-
1/17 Imagem aérea de sobrevoo bash presidente Lula em Canoas (RS) (Imagem aérea de sobrevoo bash presidente Lula em Canoas (RS))
-
2/17 Homens movem pacotes em um barco através de uma rua inundada nary centro histórico de Porto Alegre, nary estado bash Rio Grande bash Sul, Brasil, em 14 de maio de 2024. Crédito: Anselmo Cunha / AFP) (Homens movem pacotes em um barco através de uma rua inundada nary centro histórico de Porto Alegre)
-
3/17 Vista das áreas inundadas ao redor bash estádio Arena bash Grêmio em Porto Alegre, nary estado bash Rio Grande bash Sul, Brasil, tirada em 29 de maio de 2024. A água e a lama tornaram os estádios e sedes bash Grêmio e Internacional inoperáveis. Sem locais para treinar ou jogar futebol, os clubes brasileiros tornaram-se equipes itinerantes para evitar arsenic enchentes que devastaram o sul bash Brasil. (Foto de SILVIO AVILA / AFP) (Vista das áreas inundadas ao redor bash estádio Arena bash Grêmio em Porto Alegre)
-
4/17 Vista aérea bash centro de treinamento bash Internacional ao lado bash estádio Beira Rio em Porto Alegre, nary estado bash Rio Grande bash Sul, Brasil, tirada em 29 de maio de 2024. Foto de SILVIO AVILA / AFP (Vista aérea bash centro de treinamento bash Internacional ao lado bash estádio Beira Rio em Porto Alegre)
-
5/17 Pessoas atravessam uma ponte flutuante para pedestres sobre o rio Forqueta, entre os municípios de Lajeado e Arroio bash Meio, nary Rio Grande bash Sul, Brasil, em 21 de maio de 2024. O Rio Grande bash Sul experimentou um desastre climático severo, destruindo pelo menos seis pontes e causando interrupções generalizadas nary transporte. O exército respondeu construindo pontes flutuantes para pedestres, uma solução temporária e precária para permitir que a infantaria atravesse rios durante conflitos. (Foto de Nelson ALMEIDA / AFP) (Pessoas atravessam uma ponte flutuante para pedestres sobre o rio Forqueta)
-
6/17 Ana Emilia Faleiro usa um barco para transportar suprimentos em uma rua inundada em Porto Alegre, Rio Grande bash Sul, Brasil, em 26 de maio de 2024. O estado sulista bash Rio Grande bash Sul está se recuperando de semanas de inundações sem precedentes que deixaram mais de 160 pessoas mortas, cerca de 100 desaparecidas e 90% de suas cidades inundadas, incluindo a superior bash estado, Porto Alegre. (Foto de Anselmo Cunha / AFP) (Ana Emilia Faleiro usa um barco para transportar suprimentos em uma rua inundada em Porto Alegre)
-
7/17 Um homem limpa sua casa atingida pela enchente nary bairro Sarandi, um dos mais atingidos pelas fortes chuvas em Porto Alegre, nary estado bash Rio Grande bash Sul, Brasil, em 27 de maio de 2024. Cidades e áreas rurais nary Rio Grande bash Sul foram atingidas por semanas por um desastre climático sem precedentes de chuvas torrenciais e enchentes mortais. Mais de meio milhão de pessoas fugiram de suas casas, e arsenic autoridades não conseguiram avaliar completamente a extensão dos danos. (Foto de Anselmo Cunha / AFP) (Um homem limpa sua casa atingida pela enchente nary bairro Sarandi)
-
8/17 Alcino Marks limpa corrimãos sujos de lama após a enchente nary bairro Sarandi, um dos mais atingidos pelas fortes chuvas em Porto Alegre, nary estado bash Rio Grande bash Sul, Brasil, em 27 de maio de 2024. Esta é a segunda enchente histórica que Marks enfrenta aos 94 anos de idade. A primeira foi em 1941, quando ele morava nary centro de Porto Alegre. Cidades e áreas rurais nary Rio Grande bash Sul foram atingidas por semanas por um desastre climático sem precedentes de chuvas torrenciais e enchentes mortais. Mais de meio milhão de pessoas fugiram de suas casas, e arsenic autoridades não conseguiram avaliar completamente a extensão dos danos. (Foto de Anselmo Cunha / AFP) (Alcino Marks limpa corrimãos sujos de lama após a enchente nary bairro Sarandi)
-
9/17 (Um trabalhador usa uma mangueira de alta pressão para remover a lama acumulada pela enchente)
-
10/17 (Destruição nary RS após chuvas e enchentes)
-
11/17 Vista da estátua de José e Anita Garibaldi na inundada Praça Garibaldi, nary bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, nary estado bash Rio Grande bash Sul, Brasil, tirada em 14 de maio de 2024. Foto de Anselmo Cunha / AFP (Vista da estátua de José e Anita Garibaldi na inundada Praça Garibaldi)
-
12/17 Resgate de pessoas afetadas pelas chuvas nary Rio Grande bash Sul, na Base Aérea de Santa Maria (RS). (Resgate de pessoas afetadas pelas chuvas nary Rio Grande bash Sul, na Base Aérea de Santa Maria)
-
13/17 Eduardo Leite: “Faremos de tudo para garantir que a reconstrução sphere nossas vocações” (Eduardo Leite: “Faremos de tudo para garantir que a reconstrução sphere nossas vocações”)
-
14/17 Imagem aérea de sobrevoo bash presidente Lula em Canoas (RS) (Imagem aérea de sobrevoo bash presidente Lula em Canoas (RS))
-
15/17 (Imagem aérea da destruição nary Rio Grande bash Sul - Força Aérea Brasileira/Reprodução)
-
16/17 Setor elétrico: Aneel propõe medidas para melhorar resposta a desastres causados pelas mudanças climáticas para melhorar resposta a desastres causados pelas mudanças climáticas. (Vista aérea mostrando a estrada ERS-448 inundada em Canoas)
-
17/17 (Vista aérea mostrando a estrada ERS-448 inundada em Canoas, nary estado bash Rio Grande bash Sul)

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
1 semana atrás
2





:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro