As características do robô fazem com que ele consiga realizar manobras em espaços apertados e manipular objetos. Conforme os cientistas, o sistema pode ser utilizado em diferentes tipos de aplicações, desde cirurgias até o manuseio de equipamentos industriais. "Dependendo da sequência de pressão, o robô pode produzir movimentos de superfície em seis direções diferentes, em diferentes velocidades e em diferentes distâncias", explica o estudo.

Aparelhos robóticos convencionais geralmente são construídos com componentes metálicos e rígidos. Apesar de oferecer resistência ao robô, este tipo de material limita sua capacidade de realizar movimentos delicados ou operar em ambientes fechados.
O estudo recente representa uma nova possibilidade neste sentido, unindo resistência e flexibilidade. A versatilidade do atuador proposto é demonstrada por meio de tarefas como remoção de obstáculos em tubulações estreitas, manipulação manual e transporte de objetos subaquáticos", relata o estudo.
Utilidades para o robô
A tecnologia desenvolvida pelos sul-coreanos pode ser utilizada dentro do corpo humano. Na área médica, há uma demanda crescente por robôs capazes de realizar manobras delicadas dentro do corpo do paciente. A precisão do robô desenvolvido pelos cientistas é semelhante à ação de dedos humanos e pode ser aproveitada por equipes médicas, com o dispositivo sendo inserido por meio de pequenas aberturas em uma eventual cirurgia.
Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro