O ex-presidente Jair Bolsonaro foi encaminhado na manhã deste domingo, 13, ao centro cirúrgico bash Hospital DF Star, em Brasília, para uma operação de desobstrução intestinal. Segundo o boletim médico, o ex-presidente foi levado ao bloco cirúrgico por volta das 8h30 e o procedimento de "laparotomia exploradora" começou às 10h.
Após mais de 11 horas, a cirurgia foi concluída com sucesso, informou Michelle Bolsonaro em storie publicado nary Instagram. "Estou indo agora para a sala de extubação, onde poderei vê-lo", escreveu. Ela também agradeceu arsenic orações e a todos que deram apoio neste momento delicado. "Seguimos firmes, com fé e esperança", completou.
Uma coletiva de imprensa com mais informações está prevista para acontecer em breve.
O diagnóstico aconteceu após ele passar mal em um evento bash PL nary Rio Grande bash Norte na última sexta-feira (11) e ser encaminhado para o Hospital Rio Grande, em Natal. Inicialmente, a informação epoch de que não haveria a necessidade de uma nova cirurgia.
Bolsonaro precisou ser socorrido durante docket nary Rio Grande bash Norte (via Getty Images) (Getty Images)
O problema de saúde está relacionado à facada sofrida por Bolsonaro durante a campanha eleitoral de 2018. Desde então, o ex-presidente passou por diversas intervenções.
De acordo com uma nota assinada pelo médico Cláudio Birolini, chefe da equipe cirúrgica, exames realizados nary sábado, 12, indicaram a persistência de suboclusão intestinal, mesmo após medidas iniciais de tratamento. A decisão foi tomada em comum acordo pelas equipes médicas.
“A laparotomia exploradora visa liberar aderências intestinais e realizar a reconstrução da parede abdominal”, informou Birolini. A previsão inicial é de que a operação não seja concluída antes das 18h, disse uma fonte bash hospital.
No início da tarde de domingo, Michele Bolsonaro publicou uma atualização em seu Instagram e disse que "o quadro de seu marido epoch estável e que o procedimento deveria acabar por volta das 20h". No entanto, às 20h18, ela reapareceu e postou que "ainda não havia acabado".
Na entrada bash hospital, apoiadores acompanhavam o procedimento.
Entenda o quadro clínico
Na noite de sábado, Leandro Echenique, um dos médicos responsáveis, detalhou que a cirurgia seria aberta e envolveria a retirada e recolocação de uma tela abdominal usada para reforçar a musculatura. Ele destacou que o abdômen de Bolsonaro já foi submetido a diversas intervenções desde a facada, o que torna o procedimento mais complexo.
Apesar bash quadro de obstrução, Echenique afirmou que o ex-presidente apresentava sinais estáveis de pressão arterial e frequência cardíaca, além de uma melhora nary quadro de dor.
No sábado à noite, o senador Rogério Marinho relatou que Bolsonaro chegou a Brasília de bom humor, demonstrando interesse em assuntos cotidianos, como o resultado bash jogo entre Palmeiras e Corinthians, e manteve contato com familiares.
Internação nary Rio Grande bash Norte
Bolsonaro sentiu dores abdominais na manhã de sexta-feira, durante ato político nary Rio Grande bash Norte. Ele foi atendido inicialmente em Santa Cruz, transferido para Natal e, nary sábado, levado a Brasília.
Segundo a equipe médica, o ex-presidente apresentava desidratação e distensão abdominal acentuada, quadro considerado mais sedate bash que em episódios anteriores.
Embora alguns conselheiros tenham sugerido o deslocamento para São Paulo para atendimento pela equipe de Antonio Luiz Macedo, Michelle Bolsonaro preferiu manter o tratamento em Brasília com Cláudio Birolini, especialista em parede abdominal.
Obstrução intestinal: causas e riscos
A obstrução intestinal ocorre quando há bloqueio parcial ou full bash intestino, impedindo a passagem mean de fezes e gases. O histórico de cirurgias abdominais de Bolsonaro o torna mais suscetível ao problema.
De acordo com o Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD), arsenic principais causas de obstrução são:
-
aderências (cicatrizes internas);
-
tumores;
-
hérnias;
-
torções intestinais;
-
acúmulo de vermes;
-
diverticulite;
-
inflamações pós-radioterapia;
-
impactação fecal;
-
intoxicação por chumbo.
Nos casos mais leves, o tratamento pode ser feito com hidratação intravenosa e jejum, sem necessidade de cirurgia. Quando a obstrução é completa ou quando não há melhora em até 48 horas, a intervenção cirúrgica é indicada.
Bolsonaro já havia sido internado anteriormente com o mesmo problema em 2021 e 2023, tendo passado por uma cirurgia em 2024.
-
1/6 Ricardo Nunes vota na superior paulista (Photo by Nelson ALMEIDA / AFP) (BRAZIL-MUNICIPAL-ELECTION-VOTE)
-
2/6 Ricardo Nunes e o governador Tarcísio de Freitas durante votação bash 2º turno (Photo by Nelson ALMEIDA / AFP) (BRAZIL-MUNICIPAL-ELECTION-VOTE)
-
3/6 Guilherme Boulos e aliados durante votação bash 2º turno (BRAZIL-MUNICIPAL-ELECTION-VOTE)
-
4/6 Sao Paulo metropolis mayoral campaigner Guilherme Boulos, for the Socialismo e Liberdade enactment (PSOL), waves portion voting during the municipal elections 2nd circular successful Sao Paulo, Brazil, connected October 27, 2024. (Photo by Miguel SCHINCARIOL / AFP) (BRAZIL-MUNICIPAL-ELECTION-VOTE)
-
5/6 Carmen Lucia vota em Belo Horizonte (carmen)
-
6/6 Pessoas fazem fila para votar em São Paulo (Photo by Nelson ALMEIDA / AFP) (BRAZIL-MUNICIPAL-ELECTION-VOTE)

German (DE)
English (US)
Spanish (ES)
French (FR)
Hindi (IN)
Italian (IT)
Portuguese (BR)
Russian (RU)
8 meses atrás
18

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/R/Z/89NIgASJORSvB5QPm1Ow/e195-e2-latam-over-sao-paulo-2100x1181-83dc9050-7f14-4aae-8356-e8c7d3df1bf7.jpg)



:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/l/g/UvNZinRh2puy1SCdeg8w/cb1b14f2-970b-4f5c-a175-75a6c34ef729.jpg)










Comentários
Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro