2 semanas atrás 4

Clientes do Will Bank sofrem com dinheiro retido: 'Deixei minha recisão'

BC decretou liquidação extrajudicial da Will Bank
BC decretou liquidação extrajudicial da Will Bank Imagem: Reprodução

Clientes do Will Bank, que foi liquidado ontem pelo Banco Central, reclamam por não conseguirem acessar contas, resgatar saldo ou realizar pagamentos no aplicativo. A financeira é o braço digital ligado ao Banco Master.

O que aconteceu

Nayara Estevão foi demitida do emprego e depositou no Will Bank mais de R$ 3 mil referentes à rescisão contratual no início da semana. O valor, no entanto, ficou congelado. A vendedora varejista é cliente da instituição há quatro anos, atraída inicialmente pela oferta de cartão de crédito sem anuidade.

Segundo ela, os problemas não são recentes. "Mesmo tendo limite disponível, já tive compras recusadas várias vezes em estabelecimentos", afirmou.

No momento, a falta desse valor me afetará muito. Seria o valor de comprar material escolar do meu filho e pagar algumas contas básicas, já que estou desempregada.Nayara Estevão, vendedora varejista

Artesã Juliana Fernandes afirma que ainda recebe transferências na conta, mas não consegue sacar o dinheiro. Cliente desde a criação do banco, ela diz que foi surpreendida ao abrir o aplicativo e se deparar com a mensagem sobre a liquidação.

Eu estou recebendo inúmeras ligações de golpistas tentando entrar em contato e se passando pelo Will Bank.Juliana Fernandes, artesã

Nas redes sociais, outros clientes comentaram sobre a liquidação do banco.

Continua após a publicidade

Como ficam as contas?

Clientes com faturas em aberto ou dívidas devem continuar efetuando os pagamentos normalmente, para evitar juros ou inadimplência. Carlos Alberto Casseb, advogado especialista em falência e recuperação judicial de empresas, diz que a liquidação não altera a cobrança normal de pagamentos. No app do banco, ainda é possível receber depósitos e quitar dívidas em aberto.

Diferente de pagamentos do cliente ao banco, que deve obedecer prazos normais, devolução de valores presos em conta pode demorar. Casseb ressalta que, em uma liquidação extrajudicial, valores em conta ficam bloqueados até decisão do BC ou da Justiça. Até que isso ocorra, não há como retirar valores pelo aplicativo.

Como receber a devolução

Quem tinha até R$ 250 mil no Will Bank tem direito de receber o valor de volta através do FGC (Fundo Garantidor de Créditos). Valores maiores só podem ser recebidos caso a Justiça assim decida por meio do processo de liquidação extrajudicial.

FGC ainda não liberou solicitações de devolução; baixe o app do fundo e aguarde a abertura do campo. O fundo aguarda recebimento da lista de credores pelo Banco Central para iniciar o processo.

Continua após a publicidade

Quando liberado, entre no app para iniciar a solicitação, insira dados bancários, biometria e documentos. Assine o termo de sub-rogação no e o dinheiro será transferido à conta cadastrada quando liberado.

Em casos de espólios ou contas de menores de idade, é preciso entrar em contato via email. Envie e-mail para atendimento.credores@fgc.org.br contendo documentos específicos, incluindo CPF, certidão de nascimento ou formal de partilha. Após análise, você será orientado a completar o pedido no app.

Para pessoas jurídicas, acesse o Portal Investidor do FGC, faça cadastro da empresa e dos representantes. Após o FGC receber os dados da lista de credores, finalize o pedido para que o pagamento seja feito por transferência para conta da empresa (mesmo CNPJ).

Para garantias especiais (DPGE), é preciso preencher um formulário específico no site. Envie documentos, assine o termo e receba o pagamento na conta indicada.

Evite golpes: o FGC não cobra taxas, não intermedia por terceiros e não pede depósitos antecipados. O pagamento é feito apenas via app ou site. Dúvidas sobre o pagamento podem ser enviadas ao email atendimento.credores@fgc.org.br. Dúvidas sobre os valores devem ser enviadas a credores@bancomaster.com.br. O Will Bank também não entrará ou receberá contato de nenhum cliente.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro