10 meses atrás 20

CNI: Além dos EUA, tarifas sobre China também podem atingir o Brasil

Segundo fontes ouvidas pelo jornal Folha de S.Paulo, o governo Lula estuda taxar plataformas digitais norte-americanas como medida de retaliação. Caso isso aconteça, serviços digitais de Amazon, Facebook, Instagram, Google e Spotify — uma empresa sueca — seriam afetados.

Na semana passada, os Estados Unidos já haviam taxado a importações chinesas em 10%. Como retaliação, a China aplicou taxas ao gás liquefeito e o carvão, em 15%, enquanto petróleo, máquinas agrícolas e veículos de grande potência, impostos de 10%.

Ao Canal UOL, Telles explicou que o setor brasileiro também está preocupado com o "tarifaço" imposto pelos EUA contra a China e citou a prática de dumping.

Na medida que se aumenta a taxação sobre o produto chinês, essa produção pode ocorrer um desvio de comércio, e ela procurar novos mercados ao redor do mundo para desovar essa produção. E isso pode acontecer nos dois casos: o aço e o alumínio.

E as nossas importações provenientes da China, que já cresceram muito nos últimos anos -- no caso do aço, por exemplo, cresceram mais de três vezes nos últimos 5, 6 anos... Há uma preocupação também com esses produtos que têm como destino os Estados Unidos. Se eles deixarem de entrar nos Estados Unidos, sejam deslocados para outros mercados e aí podem vir ao Brasil, inclusive com algumas práticas de comércio desleais, de dumping, por exemplo, e prejudicar a nossa indústria, não só na exportação, mas também aqui dentro do nosso próprio mercado.
Mário Sérgio Telles, diretor da CNI

A prática de dumping, citada pelo representante da CNI, consiste em exportar produtos a preços menores a um determinado país em relação aos que são praticados no mercado local. Essa prática, caso adotada pela China, pode prejudicar produtos do Brasil.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro