9 meses atrás 197

Com calor e milho caro, ovo tem o preço mais alto em 22 meses no Brasil

As galinhas são animais de sangue quente, com temperatura corporal constante. Quando ficam expostas ao calor, essas aves compensam o estresse térmico usando energia extra para regular a temperatura do corpo. A consequência é a queda de 5% a 10% na produção de ovos, estima Tabatha Lacerda, diretora administrativa do Instituto Ovos Brasil e coordenadora técnica da Associação Brasileira de Proteína Animal. Cada galinha bota, em média, um ovo por dia.

Para aliviar esse estresse, alguns produtores climatizam suas granjas. Os galpões baixam a temperatura para aproximadamente 10ºC, elevando a produção de ovos.

Cura para gripe aviária pode depender de ovos de galinha; entenda
Cura para gripe aviária pode depender de ovos de galinha; entenda Imagem: Reprodução

O milho também ficou mais caro. A alimentação das galinhas é à base de soja, que fornece proteína, e milho, o carboidrato responsável por dar energia às aves. O preço da saca de 60 kg vem aumentando desde setembro do ano passado, quando rompeu a marca de R$ 60 e não parou de subir. Este mês custava R$ 79 —32% de aumento. "A elevação dos custos tornou inevitável o repasse para o consumidor final, o que onera o produtor", afirma o Instituto Ovos Brasil .

A volta às aulas também eleva o preço do ovo. "A demanda por ovos tem aumentado gradualmente, impulsionada pelo retorno das aulas, já que o ovo é uma proteína amplamente consumida nas merendas escolares, e pela recuperação do consumo pela população em geral", diz Claudia Scarpelin, pesquisadora da área de ovos da Cepea. "Esse desequilíbrio entre oferta e demanda por ovos tem resultado na elevação dos preços."

Até a Quaresma encarece o produto. "Os preços devem continuar elevados até a Quaresma (5 de março a 17 de abril), período em que, tradicionalmente, o consumo de ovos aumenta", diz Scarpelin sobre a redução do consumo de carne vermelha no período que antecede a Páscoa.

Leia o artigo inteiro

Do Twitter

Comentários

Aproveite ao máximo as notícias fazendo login
Entrar Registro